Home / Marketing digital /

O que aparece no feed do Facebook é você que decide

feed do facebook

O que aparece no feed do Facebook é você que decide

Share this article

 

No blog Estratégia Digital já nos debruçamos várias vezes sobre o potencial da rede social Facebook. Entre as muitas aplicações possíveis para empresas e individuais, o Facebook continua a juntar pessoas de todo o mundo, provenientes de diferentes culturas mas que partilham algo em comum: uma necessidade de comunicar e consumir informação.

Muitos utilizadores do Facebook são capazes de passar horas a fio a navegar entre as publicações partilhadas por outros utilizadores e páginas. O espaço onde tais publicações aparecem é o feed, um espaço atualizado a todo o momento e onde são compiladas publicações que você, enquanto utilizador, considere interessantes.

Porém, quem define o que tem interesse ou não para um utilizador? Num dos posts mais recentes que escrevemos sobre o Facebook, atentamos no algoritmo conhecido por EdgeRank, o sistema responsável pela criação do feed do Facebook dos utilizadores.

O algoritmo EdgeRank ordena, numa escala descendente, as publicações de terceiros que têm ou não interesse para os utilizadores. Porém, uma vez que os sistemas informáticos são frequentemente propícios a falhas, o Facebook decidiu que estava na hora de dar aos seus utilizadores a hipótese de controlar aquilo que quer ver no seu feed.

Em comunicado, a empresa de Mark Zuckerberg disse “Estamos continuamente a melhorar e a personalizar a tua experiência no feed de notícias. Sabemos que, em último caso, és a única pessoa que sabe o que te é mais interessante e é por isso que queremos dar-te mais controlo sobre o que vês”.

Feed do Facebook: como dar prioridade ao que realmente interessa

Sem nos demorarmos mais, procedemos à explicação passo a passo daquilo que tem de fazer para ajustar o feed do Facebook ao seu gosto pessoal. A partir de um computador, dirija-se à opção Preferências do Feed de Notícias, disponível a partir do menu no canto superior direito do Facebook.

 

1

competitive research tools  

A partir daqui, abre-se uma janela com várias listas de pessoas e páginas. O processo que se segue é muito simples: escolha quem quer seguir e quem não quer seguir. Terminada esta etapa, pode decidir de seguida se é o algoritmo que decide em que lugar certas publicações aparecem no feed ou se é você.

2

Como podemos ver pela imagem acima, o Facebook apresenta um top das páginas e amigos que, na semana anterior, contaram com um maior número de visualizações. Se não concordar com a seleção pode marcar cada pessoa/página, a partir do botão lateral, com uma das seguintes opções:

3

 

A opção Ver primeiro coloca as publicações da página/utilizador no top do seu feed do Facebook, sempre que fizer um novo login; ao escolher a opção Predefinição está a deixar que seja o algoritmo do Facebook a decidir a posição em que a publicação deve aparecer. E, por fim, a opção Não seguir é isso mesmo que implica: banir do seu feed as publicações de uma determinada página sem, ainda isso, quebrar a “amizade”.

IMG_1179

Este é um processo que também pode acontecer através do seu dispositivo móvel iOS (a funcionalidade ainda não está disponível para Android), pode utilizar o aplicativo do Facebook para marcar amigos e páginas especiais que, dessa forma, passam a aparecer no seu feed sempre que fizer login. Para se demarcarem dos outros posts, estes prioritários ficam assinalados com uma estrela azul.

POSTS RELACIONADOS

 

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *