Home / Comércio Eletrónico /

Descubra como manter a segurança ao comprar online

Descubra como manter a segurança ao comprar online

    

As compras online cresceram durante a pandemia e em outubro já se previa que o natal seria digital. Estimou-se, inclusivamente, que 700 milhões de encomendas podiam sofrer atrasos na entrega.

Se também decidiu aderir às compras online, deixe que lhe demos algumas dicas para comprar em segurança e ter uma experiência positiva.

5 dicas para manter a segurança durante as compras online

Fonte: https://cdn.pixabay.com/photo/2017/03/07/23/34/wallet-2125548_960_720.jpg

1 – Analise as informações da loja antes de comprar

Antes de qualquer compra é essencial analisar as informações da loja de modo a garantir a sua segurança na compra e a segurança da sua encomenda. Para tal, verifique se a loja tem informações associadas, como os contactos, uma página de termos e condições e a política de privacidade.

Se tiver tempo, envie um e-mail ao serviço de apoio ao cliente e espere uma resposta. Se a resposta chegar, a probabilidade de ser uma loja online confiável é maior.

Aproveite e leia os termos e condições da loja e a política de privacidade. Estes dois conteúdos vão dar-lhe informações pertinentes sobre os seus direitos enquanto consumidor da loja e sobre a própria encomenda – nomeadamente os envios, trocas, devoluções e prazos de entrega.

Se alguma informação não for clara, pode usar a dúvida para enviar o e-mail ao apoio ao cliente.

2 – Mantenha-se de olhos abertos – principalmente para ofertas muito abaixo do preço

Muitas lojas online baixam os seus preços de modo a serem mais atraentes aos olhos dos consumidores. No entanto, se o preço for muito abaixo da média, desconfie.

Em alguns casos, essa diferença de preço é justificada pelo aumento da taxa de entrega do produto. Em outros casos, a própria loja online pode ser uma fraude, resultando numa experiência negativa para si.

Ter um sentido crítico para com os preços é essencial nas compras online.

Fonte: https://www.freepik.com/free-photo/woman-santa-hat-with-phone-hands_3212554.htm#page=6&query=smartphone+christmas&position=36

3 – Pesquise em lojas conhecidas ou com boa reputação

O mercado online está saturado e, portanto, pode encontrar o mesmo produto em lojas diferentes, com uma diferença de preço muito grande. Uma forma de evitar problemas na compra é escolhendo lojas online conhecidas, que tenham boa reputação e que ofereçam uma variedade de comentários positivos nos seus produtos, como é o caso da Holyart.

 

A Holyart é uma loja online dedicada à venda de artigos religiosos e que entrega mais de 80.000 encomendas todos os anos, em total segurança. Para comemorar esta época festiva, a empresa tem uma página inteiramente dedicada a produtos da época, onde pode encontrar árvores de natal a partir de 29,00€.

Com lojas online seguras, sentirá mais confiança na sua compra.

4 – Sempre que possível, faça as compras no seu computador

Evite comprar online em computadores públicos ou de terceiros, pois a segurança pode estar comprometida, levando à retenção dos seus dados, como a password ou o número do cartão.

Além disso, garanta que compra apenas em lojas online que tenham um “s” após o “http”, na barra de endereço web, devido à segurança. Outra forma de descobrir se a sua informação está segura é através do cadeado que aparece no início do endereço.

5 – Use métodos de pagamento seguros

Uma das grandes vantagens de comprar online é a grande variedade de métodos de pagamentos disponíveis. Os mais comuns são o Multibanco, transferência bancária, Paypal, MB Way ou Skrill. Em alguns casos até já é possível fazer o pagamento com criptomoedas.

Alguns métodos de pagamento, nomeadamente o cartão de crédito, garantem descontos ou ofertas aos consumidores. Por vezes é possível receber parte do dinheiro gasto na compra!

Claro que com a grande variedade de métodos de pagamento, vêm mais regras de segurança associadas. Leia todas as regras associadas ao método de pagamento escolhido para que tenha uma boa experiência.

O método de pagamento que consideramos mais seguro é o MB Way devido à facilidade na criação de cartões virtuais com limite de valor. Dessa forma, mesmo que os seus dados sejam roubados, o cartão só poderá ser usado até ao limite previamente estipulado por si.

Encontre mais informações sobre este e outros métodos no conteúdo completo sobre métodos de pagamento seguros.

Comprar online tem diversas vantagens, mas para que a sua experiência seja positiva, deve manter os cuidados mencionados durante a compra.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]