Home / Registar Domínio /

Qual a melhor solução de alojamento para a sua empresa?

alojamento

Qual a melhor solução de alojamento para a sua empresa?

 

Ultimamente tem verificado que o seu site está muitas vezes em baixo? O indicador pode ser positivo, uma vez que pode querer dizer que a sua página está a ser capaz de angariar um número superior de visitantes.

Por outro lado, esse mesmo número está a sobrecarregar o seu servidor e a fazer com que o site não se encontre ativo durante longos períodos de tempo ou, até mesmo, com que fique demasiado lento.

Se tem dúvidas quando ao desempenho do website da sua empresa, faça o teste e experimente o Page Speed Online da Google para verificar se o servidor que o seu site atualmente utiliza está ou não a prejudicar a performance da sua página.

Já testou? Então, agora lançamos-lhe o seguinte desafio: analise o seu próprio comportamento e pergunte a si próprio o que, normalmente, faz quando procura o site de uma empresa e este não está activo. Muito provavelmente abandonará a página e procurará outra solução junto de uma empresa concorrente. Pois, é exatamente este o comportamento da maioria das pessoas.

Uma baixa no servidor ou o facto de o site ser demasiado lento põe em causa a funcionalidade do mesmo, podendo até levantar desconfiança por parte do cliente, prejudicando a credibilidade da própria empresa.

Numa fase posterior, a má performance do website pode inclusive ter efeitos extremamente negativos no que diz respeito aos lucros da empresa – principalmente se falarmos de uma loja virtual ou de qualquer negócio com uma forte componente online.

Como escolher o alojamento web?

Antes de pensar numa estratégia digital, procure saber se a sua solução de alojamento é a mais indicada. Lembre-se que uma base sólida é o primeiro passo para qualquer caso de sucesso online.

Para o ajudar reunimos abaixo uma pequena explicação das várias soluções de alojamento disponíveis no mercado.

Alojamento Partilhado

O Alojamento Partilhado é o mais comum e também o mais popular da Internet. Por ser o mais barato, é normalmente escolhido pelas pessoas que querem criar o seu primeiro site. Neste tipo de alojamento, terá de partilhar o espaço do servidor com centenas de outros websites, sob os quais não possui qualquer controlo.

 

Embora continuem a ser muito populares, a verdade é que os serviços de alojamento partilhado apresentam bastantes limitações. Além disso, um número elevado de tráfego poderá sobrecarregar o servidor e fazer com o site vá abaixo.

Alojamento VPS

O alojamento com servidores VPS é uma solução intermédia que lhe dá uma autonomia superior, uma vez que permite um maior controlo sob a administração e possibilita que este seja reiniciado de forma independente

VPS é a sigla para Virtual Private Server e, ao contrário da solução anterior, a empresa não necessitará de partilhar os recursos com outros websites. Outra das vantagens é a possibilidade de fazer upgrade dos recursos e aumentar a capacidade do disco rígido ou da memória RAM sempre que for necessário.

Alojamento Dedicado

O Alojamento Dedicado é a solução mais avançada, indicada para empresas de grande dimensão que possuam necessidades especificas, como segurança de dados. Ao optar por esta solução, o utilizador terá direito a um servidor individual que só alojará o seu website.

A maior vantagem dos servidores dedicados está na alta performance, que permite aguentar volumes extremamente elevados de tráfego sem comprometer nem a velocidade, nem o funcionamento do próprio website. Embora sejam comparativamente mais caros do que as soluções anteriores, os servidores dedicados são altamente seguros e dão total autonomia a quem gere o site.

Onde encontrar o alojamento certo?

Existem várias empresas que fornecem serviços de alojamento. Para o ajudar, compilamos uma lista com excelentes opções que pode (e deve) considerar.

Esperamos ter esclarecido as suas dúvidas básicas sobre como construir uma loja online. Caso contrário, não hesite em deixar o seu comentário.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
8ps

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]