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7 Ferramentas de análise SEO totalmente grátis

7 Ferramentas de análise SEO totalmente grátis

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Para todos aqueles que estão habituados a trabalhar na Internet, a sigla praticamente já não precisa de ser desdobrada. O que é SEO? A pergunta é complexa, mas tentaremos dar uma resposta breve. A partir daí, seguimos em frente e damos-lhe alguns exemplos de ferramentas indispensáveis (e gratuitas) para fazer análise SEO. Interessado? Então, continue a ler.

Como bem sabe, Search Engine Optimization (em português Otimização do Morto de Busca) é uma prática do Marketing Digital que utiliza um conjunto de técnicas para projetar conteúdos na primeira página do Google e, assim, fazer com que estes sejam mais vistos. Para saber mais sobre essas técnicas, consulte a categoria SEO do nosso blog.

Mas, na prática, o que significa fazer SEO? Em primeiro lugar, temos de começar pelo básico: a análise. Saber o que fazemos bem e o que fazemos errado é o primeiro passo para que comecemos a trilhar um caminho de sucesso na Internet. .

Posto isto, há que dizer que analisar não é uma tarefa fácil. No entanto, existe uma série de ferramentas online que prometem tornar o trabalho mais simples. É provável que até já utilize algumas: se este for o caso, aproveite a oportunidade para explorar aquelas que não conhece e comparar recursos.

Todas as ferramentas são gratuitas, o que significa que não perde nada em dar uma espreitadela.

Análise SEO: 7 ferramentas gratuitas

Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta gratuita da Google que lhe permite analisar o desempenho externo do seu website. Queremos com isto dizer quem, através desta plataforma online, é possível saber vários fatores que seguramente vão influenciar tomadas de decisão estratégicas. Entre os muitos dados a que podemos ter acesso, por exemplo, ao número de visualizações de página no seu site ou a localização de quem nos vê.

Google Webmasters Tools

Se o Google Analytics explica a forma que os outros o veem, é com o Google Webmasters Tools que pode saber qual o desempenho interno do blog. Usando esta ferramenta grátis, poderá analisar o estado de indexação das páginas pelo Google ou descobrir erros de URL que estão a comprometer o desempenho do website.

Planeador de palavras-chave do Google AdWords

O Google AdWords é a plataforma de links patrocinados do Google. Lá encontramos uma ferramenta gratuita que nos permite saber quantas pesquisas são feitas por um determinado termo. O objetivo é que cada um saiba exatamente qual o alcance das palavras em que está a investir, todavia esta ferramenta pode ser utilizada gratuitamente para outros fins. Depois de recolher os termos mais pesquisados, é possível utilizá-los para escrever conteúdos otimizados para o motor de busca ou usar as palavras como meta-tags.

MozBar

A MozBar é uma extensão do Google Chrome que nos deixa saber em meia dúzia de segundos aquilo que só saberíamos se estivéssemos a analisar o código fonte da página. Entre a informação disponível está, por exemplo, a quantidade de links internos e externos, o título, a descrição e as meta tags. O número de partilhas nas redes sociais ou o IP são outros dos dados que aqui podemos encontrar. Fácil, intuitivo e completo.

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SEO Workers Analysis Tool

O SEOWorkers Analysis Tool não é só uma ferramenta para analisar páginas; é também uma excelente maneira de aprender mais sobre SEO e Marketing Digital. Basta inserir o link para que possa ver os resultados obtidos pelo seu site ou pelo site dos outros. Excelente para analisar a concorrência, a ferramenta gratuita identifica todos os erros que você está a cometer e, melhor do que isso, ensina-lhe como os corrigir.

Woorank

Extremamente simples e apelativo, o Woorank é uma ferramenta que permite ter uma visão geral sobre o desempenho do seu website. Só tem colocar o endereço e esperar que a análise fique completa. Mediante os parâmetros definidos, o Woorank vai lhe atribuindo uma determinada classificação. Entre os dados interessantes é possível saber qual é o país de onde vem maior parte do seu tráfego ou saber, por exemplo, qual o seu lugar na posição dos sites mais visitados do mundo.

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