Home / Jornalismo Digital /

China: Censura na Internet tem hino semioficial

China: Censura na Internet tem hino semioficial

Templates

A Mente e o Espírito da Segurança do Ciberespaço“. É este o nome por da música que está a fazer sucesso na Internet. Porquê? Ora porque a canção não é nada mais, nada menos do que o hino semioficial da agência responsável pela censura na Internet da China, um país associado a fortes restrições no mundo digital.

“Com lealdade e devoção, tomamos conta dos domínios dia e noite”: assim que começa a letra, escrita por Wang Pingjiu, o autor do hino de dos Jogos Olímpicos de Pequim , em 2008. Está curioso? Então, clique no play para ouvir o tema na integra, com legendas traduzidas pelo ProPublica.

A música que fala da censura na Internet foi apresentada recentemente, num talent show organizado pela Beijing Internet Association no âmbito das comemorações do novo ano lunar. Durante a cerimonia estiveram várias figuras mediáticas e responsáveis por grandes empresas da Internet.

Uma vez no ciberespaço, o vídeo foi um sucesso entre os internautas chineses e internacionais. Mas o mais surpreendente de tudo é que, depois da cerimónia, as imagens foram apagadas e censuradas pela própria agência chinesa. Confrontada com a polémica, a Beijing Internet Association recusou responder a quaisquer perguntas.

“A Mente e o Espirito da Segurança do Ciberespaço” faz lembrar os tempos gloriosos do império, apelando à força do passado, mas com os olhos postos no futuro: “diz ao mundo que o Sonho Chinês está a elevar a China”. A letra distancia a agência de censura chinesa da imagem associada a uma instituição repressiva, substituindo-a pela ideia de que a sua ação é necessária para salvaguardar o país e a sua cultura.

banner-slider-musicas

De acordo com o editorial agência de notícias chinesa, Xinhua, o hino é uma forma de mudar opiniões. “Os esforços da China para regular o ciberespaço são interpretados como uma restrição à liberdade de expressão”, lê-se. A isto acresce-se a mensagem de que “a China sempre protege a liberdade de expressão na Internet e promove o seu uso, mas com a condição de se obedecer às leis ou princípios plurais”.

De relembrar que a censura na Internet da China é um assunto que tem dado que falar. O país é considerado como um dos maiores inimigos da Internet, dadas as várias restrições e tentativas de controlar a informação.

Mídia Kit Blog Estratégia Digital

Recentemente, o país anunciou o impedimento de escolher determinados nomes na altura de se registar em fóruns ou qualquer página da Internet. Falamos, por exemplo, de nicknames como “Obama” ou “Putin“, que eram muito utilizados para esconder nomes verdadeiros.

LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS NO NOSSO BLOG:

– Quais são os países inimigos da Internet? 

– Como as Redes Sociais provocaram a Primavera Árabe

– Yoani Sánchez, a blogger que desafiou o regime cubano 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]