Home / Estratégia Digital /

Aprenda agora como criar um blog sem saber programar

Aprenda agora como criar um blog sem saber programar

Mídia Kit Blog Estratégia Digital

Se você gerencia uma empresa, ou atua como freelancer em áreas como design, jornalismo ou publicidade, já deve saber o quanto a presença online é importante.

Hoje em dia o conteúdo na internet é muito difundido entre os mais variados perfis de público. Por isso, a divulgação de conteúdo na web é importante para qualquer tipo de empreendimento.

É até possível iniciar a presença online apenas via redes sociais, porém, diante de um possível crescimento e até para ter mais alcance de público, utilizar também um blog se torna mais eficiente.

Os motivos para a criação de um blog

A partir do momento que você possui um blog, o seu conteúdo tem mais chance de aparecer nas páginas de resultados do Google. Ainda mais quando você utilizar de maneira correta as técnicas de SEO.

Entre as principais razões para você ter um blog é possível citar:

Ampliar o alcance do público

Ao ter um blog, o conteúdo que você apresenta não fica restrito apenas aos seus contatos nas redes sociais. Com isso, mais pessoas poderão conhecer melhor o que você tem a oferecer.

Retorno financeiro

Gerenciar um blog vai possibilitar que você consiga lucrar com as suas postagens. Imagine ganhar dinheiro sendo uma autoridade em um assunto que você domina e gosta.

Para obter o lucro esperado, você necessitará investir na divulgação do seu blog. Quanto mais pessoas estiverem acessando os seus conteúdos, mais oportunidades você terá para gerar retorno financeiro.

Criando um blog sem conhecer técnicas de programação

As chances de obter lucro, de ser referência em um assunto e interagir com várias pessoas realmente são tentadoras. É difícil não querer investir em um blog diante de tais oportunidades.

No entanto, apenas em pensar naquelas sequências de códigos de programação, nas longas horas para ajustar vídeos e imagens, já bate uma vontade de desistir.

Felizmente, diante das ferramentas de hoje, não é necessário ser um exímio programador para gerenciar um blog. Atualmente existem plataformas gratuitas que facilitam ao máximo esse trabalho.

Graças a esses sistemas é possível e personalizar um blog em pouco tempo. Assim como efetuar postagens sem nenhum tipo de dificuldade.

Nesse caso, antes de você se aventurar na criação de um blog, vale a pena conhecer algumas das plataformas mais recomendas para isso. Entre elas estão o WordPress e alguns criadores de sites.

A eficiência do Worpdress para o seu blog

Surgido no ano de 2003, o WordPress conquistou ao longo dos anos a preferência de vários usuários, tanto dos novatos quanto dos mais experientes que já possuem conhecimentos de programação.

Ele é um CMS versátil, pois se adapta tanto para a criação de sites, quanto para gerenciamento de lojas virtuais e, é claro, para a criação de blogs. Os benefícios do WordPress são:

Intuitivo e responsivo 

É fácil se aventurar no WordPress. Ele apresenta recursos amigáveis que torna possível a personalização de um blog em pouco tempo.

Além disso, ele também conta com design responsivo, permitindo que o seu blog possa ser aberto e visualizado em diferentes tipos de dispositivos, sejam eles móveis ou desktop.

Templates

Esse é um ponto importante, pois cada vez mais as pessoas acessam a internet por meio de smartphones e tablets.

Ampla variedade de plugins

Os plugins consistem em programas adicionais que disponibilizam recursos a mais para o WordPress. Nesse caso, existem plugins para e-commerce, plugins para otimizar imagens, outros para configurar comentários. As possibilidades são muitas!

Porém, é importante lembrar que instalar plugins em demasia pode deixar o seu blog lento e prejudicar o seu desempenho. O ideal é optar sempre pelos mais essenciais.

Hospedagem WordPress

A hospedagem de sites é muito importante especialmente quando o seu blog começa a ter tráfego elevado.

Nesse caso, existem empresas de web hosting, como a Hostinger e a Weblink, que oferecem planos vantajosos de hospedagem WordPress.

 

 

Blogs nos criadores de sites

Ainda que não seja o seu propósito inicial, mas é possível também utilizar um criador de site para montar o seu blog. Ele pode ser útil para quem já possui um site e quer complementá-lo com um blog.

Entre as vantagens de utilizar um criador de sites está a facilidade que eles oferecem ao usuário. Eles geralmente são fáceis de operar e permitem uma rápida personalização.

Alguns dos criadores de sites mais indicados são:

Zyro

O Zyro é ideal para os usuários que querem iniciar um projeto simples. Ele apresenta modelos de layout interessantes, conferindo um visual atrativo para o seu blog.

Wix

Ele apresenta um excelente banco de imagens e é bem fácil de ser utilizado. Além de blogs, o Wix também é apto para lojas virtuais.

Conclusão

Diante das facilidades que as ferramentas atuais oferecem, a criação de um blog é acessível para qualquer pessoa. Não é necessário saber programar.

Portanto, não há mais desculpas para não ter um blog, pois as ferramentas estão aí, basta você iniciar o seu blog e investir agora no que você mais gosta de fazer.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]