Home / Casos de sucesso de Estratégia Digital /

Juntos pelo desconto Visa

Juntos pelo desconto Visa

 

Em 2010 a Visa e a Walmart juntaram-se para uma campanha online inédita no Brasil: requisitaram aos consumidores que pedissem descontos. Confuso? Passo a explicar: em cada semana havia uma promoção que englobava um produto e uma rede social. O produto só atingiria o mega desconto oferecido quando conseguisse chegar ao patamar estabelecido na rede social.

Ainda confuso? Vejamos o primeiro exemplo: O primeiro produto foi o “Guitar Hero 5″ (incluindo a guitarra) para PlayStation 3. O preço normal era de R$389, mas se atingissem 5 mil tweets com a tag #JuntosPeloDescontoVisa, o produto seria vendido por R$189 no site da Walmart. Ou seja, 200 reais de desconto, válidos por 24 horas.

Olhemos agora o segundo exemplo: foi criado um vídeo que promovia a campanha para a semana de blu-rays. Quando fossem atingidas as 35 mil visualizações, o produto ficaria 30% mais barato no site da Walmart, durante 24horas. Ao consumidor restava apenas espalhar o vídeo para atingir a meta.

Além do buzz nos diferentes meio digitais, a intenção foi de tornar tangível um dado que surgiu em pesquisas realizadas com clientes Visa. Face a um potencial de mercado que indicava que 80% das compras feitas no comércio eletrónico são pagas com cartão de crédito, havia que quebrar uma barreira: a falta de possibilidade de negociar para compras de alto valor.

A campanha, que englobou redes sociais, Youtube e os sites das próprias marcas, atingiu um nível de notoriedade inigualável: em 2010, por exemplo, no Twitter, #juntospelodescontovisa foi um dos tópicos mais comentados de sempre. “Pela primeira vez, os consumidores puderam juntar-se na internet e pedir um desconto.

A promoção também trouxe benefícios para o distribuidor online com que fizemos parceria naquele ano, já que gerou visibilidade para a marca, tráfego na loja e venda marginal de outros produtos fora da promoção.”, afirma Clarissa Gaiatto, na altura diretora de Marketing da Visa.

Visa repete a fórmula

Em 2011, resolveram aplicar a mesma fórmula com o Carrefour.com e logo nas duas primeiras semanas conseguiram atingir as metas de 5 mil mensagens no Twitter e 3 mil partilhas em blogs.

Dados analisados e contas feitas, a Visa concluiu que 60% das pessoas estão empenhadas em ajudar familiares e amigos a conseguir o desconto, sem terem necessidade de comprar os produtos em questão. “O comércio eletrónico é um dos segmentos de negócio prioritários para a Visa globalmente e, por isso, estamos a criar ferramentas estratégicas para incrementar as vendas com pagamentos eletrónicos neste canal”, explica Luis Cassio de Oliveira, diretor executivo de Marketing da Visa do Brasil. “Queremos que os consumidores percebam a conveniência e a segurança de pagamentos online, enquanto os distribuidores atingem mais pessoas por meio de parcerias com a Visa”, finaliza o executivo.

 

A eliminação da barreira geográfica faz com que os consumidores possam juntar-se aos milhares para conseguirem o desconto. Um apelo de preço assente numa das características que tornam a internet tão diferente de outros meios – a geografia não determina as relações.

LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS INTERESSANTES E CONSTRUA O SEU PRÓPRIO CASO DE SUCESSO:

12 Casos de Sucesso de Marketing Digital

30 livros sobre Redes Sociais

25 Cursos de Marketing Digital

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Mídia Kit Blog Estratégia Digital

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]