Home / Jornalismo Digital /

Neil deGrasse Tyson recomenda 7 livros que todos devem ler

neil degrasse tyson

Neil deGrasse Tyson recomenda 7 livros que todos devem ler

 

O astrofísico norte-americano Neil deGrasse Tyson – conhecido pelo seu importante papel na área da astronomia e cosmologia e pelo programa televisivo que apresentou nos EUA – acredita que existem 7 livros de leitura obrigatória para se entender o mundo em que vivemos.

Neste post, apresentamos as sugestões do cientista, acompanhadas de uma breve sinopse do livro e do motivo pela qual o deve ler.

O que Neil deGrasse Tyson recomenda

A Bíblia

Este é o livro sagrado sobre o qual assenta o Cristianismo. Constituído pelo Antigo e Novo Testamento, o livro compila histórias escritas por mais de 40 autores, entre 1500 e 450 a.C. e 45 e 90 d.C, ou seja, cerca de 1600 anos.

Porque devemos ler?

“Para entender que é mais fácil acreditar nos outros do que pensar e crer por si mesmo”

A era da razão – Thomas Paine

Thomas Paine foi um ativista político norte-americano. Autor de vários panfletos no início da Revolução Americana, Paine impulsionou a declaração da independência e, mais tarde, defendeu a formulação dos direitos humanos. As suas ideias encontram-se perpetuadas nos seus registos pessoais agora publicados.

Porque devemos ler?

“Para aprender que o poder do pensamento racional é a fonte primária da liberdade do mundo”

O Príncipe – Maquiavel

Do florentino Nicolau Maquiavel, esta obra é considerada a primeira reflexão moderna sobre a natureza do poder. Na verdade, “O Príncipe” ainda hoje continua a suscitar polémica. Uma obra que revolucionou o pensamento filosófico, político e ético e que, pela sua relevância, se torna imprescindível conhecer.

Porque devemos ler?

“Para entender que quem não tem poder vai fazer de tudo para consegui-lo – e também perceber que quem tem poder vai fazer de tudo para mantê-lo”

A arte da guerra – Sun Tzu

A Arte da Guerra é um livro de culto para qualquer tipo de líder. Com preciosos conselhos sobre táticas de batalha e estratégias de gestão, este livre do Mestre Sun Tzu explica as dinâmicas da guerra e como é que um líder deve manter a autoridade para comandar o seu exército rumo à vitória.

Porque devemos ler?

“Para perceber que o ato de matar outros humanos pode ser elevado ao estatuto de arte”

A origem das espécies – Darwin

O livro “A Origem das Espécies” de Charles Darwin, também conhecido como a “Origem das Espécies por Meio de Selecção Natural”, ou a “Preservação das Variedades Favorecidas na Luta pela Existência” foi publicado em 1859, quando o autor tinha 50 anos de idade. Ao longo de centenas de páginas, Darwin fala da evolução do homem enquanto animal e inserido num ecossistema.

 

Porque devemos ler?

“Para compreender como estamos relacionados com todos os outros seres da Terra”

As viagens de Gulliver – Jonathan Swift

Um cirurgião naval e náufrago, Gulliver, acorda num mundo onde o tamanho minúsculo dos seus habitantes torna as suas discussões e preocupações ridículas. Esta é apenas a primeira viagem que faz. Uma segunda viagem leva-o até ao reino dos gigantes, onde de novo o tamanho lhe dá uma nova perspetiva do comportamento humano e, mais tarde, a um último destino onde tem de lutar contra os Yahoos. Uma sátira corrosiva que abrange todos os aspetos da humanidade.

Porque devemos ler?

“Para notar, entre outras lições cheias de sarcasmo, que, na maior parte do tempo, os humanos são Yahoos”

A riqueza das nações – Adam Smith

“A Riqueza das Nações: Uma Investigação sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações” é um livro da autoria de Adam Smith, por vezes citado como o pai da economia moderna. A obra, publicada pela primeira vez em 1776, influenciou, além de escritores e economistas, governos e organizações.

Porque devemos ler?

“Para entender que o capitalismo é uma economia de ganância, uma força da natureza dentro de si mesma”

Saiba mais sobre as sugestões propostas pelo astrónomo Neil DeGrasse Tyson neste post.

LEIA AGORA MAIS ARTIGOS INTERESSANTES RELACIONADOS COM ESTE POST:

Descubra os livros mais lidos de Marketing Digital

Ainda não tens o Livro 8Ps do Marketing Digital?

25 Cursos de Marketing Digital

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
OCTOSUITE

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]