Home / Redes Sociais /

O que dizem sobre si as curtidas no Facebook?

curtidas

O que dizem sobre si as curtidas no Facebook?

Templates

Um estudo apresentado no início de 2015 provou que a personalidade de cada utilizador do Facebook pode ser definida pelas curtidas que faz naquela que é a maior rede social do mundo. Neste post, aprofundamos o assunto e tentamos perceber como é que esta descoberta pode impactar toda a nossa sociedade.

O anúncio foi feito pela revista PNAS, produzida pela Academia Americana de Ciências: o Facebook conhece-nos melhor do que ninguém, incluindo amigos, família e a nossa própria mãe. Os resultados foram conclusivos e não enganam.

A ideia partiu de um grupo de investigadores da Universidade de Cambridge (Reino Unido) e da Universidade de Stanford (EUA). Para começar, a investigação recolheu os dados de mais de 86 mil voluntários inscritos no Facebook e submeteu-os a um teste de 100 perguntas sobre personalidade.

No teste, cada voluntário respondeu a perguntas que atentavam em tópicos como escrúpulos, extroversão, grau de neurose, entre uma série de outros. Para complementar estes resultados, foram então analisadas as curtidas no Facebook de cada voluntário.

Terminada esta etapa, elaborou-se por fim um programa em computador capaz de prever as características pessoais dos participantes.

Conheça a melhor ferramenta para Facebook e Instagram!

social-autoboots-novo-banner

Curtidas: O Facebook conhece-nos melhor do que a nossa mãe?

Assim que retiraram conclusões, os investigadores compararam-nas com os perfis que amigos e familiares dos voluntários tinham traçado. Aqui, salientamos aquela que poderá ter sido uma falha deste estudo: os inquéritos respondidos por familiares consistiam apenas em 10 perguntas.

De qualquer das formas, entre as várias conclusões retiradas, foi apontado que os indivíduos que tinham colocado curtidas em páginas sobre, por exemplo, Salvador Dalí ou conferências TED, revelavam uma mente mais aberta.

Por outro lado, eram considerados extrovertidos os que tinham curtido páginas de celebridades norte-americanas como Snooki, participante de um reality show.

Mídia Kit Blog Estratégia Digital

Surpreendentemente, os investigadores perceberam ainda que quantas mais curtidas fossem analisadas, mais verosímil seria o perfil criado a partir do computador.

O que quer isto tudo dizer? De forma simples, esta descoberta prova que é possível traçar perfis psicológicos exatos usando apenas um computador.

No futuro, podemos responder facilmente a perguntas como: com quem vou casar? Este candidato está adequado a um cargo na minha empresa? Em quem devo votar? Basta verificar a nossa compatibilidade com a de outros através de testes de personalidade baseados no Facebook.

OUTROS ARTIGOS INTERESSANTES SOBRE FACEBOOK:

Como fazer um currículo original? Conheça os melhores exemplos

A melhor estratégia para que o seu negócio tenha sucesso no Facebook

Como ganhar curtidas no Facebook?

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]