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O seu negócio nas Redes Sociais: Porquê?

O seu negócio nas Redes Sociais: Porquê?

Blog Mário Caetano

Neste artigo apontamos 6 factores positivos e 3 pontos menos bons que podem surgir da aposta directa das empresas em Redes Sociais. Porque razão deve colocar o seu negócio nas Redes Sociais? Se boa parte das pessoas que conhece estão nas redes sociais, porque não há-de estar também? E para quem tem uma empresa, esta questão torna-se ainda mais pertinente.

Atualmente, estas plataformas são um poderoso meio de comunicação e de divulgação de produtos, marcas e serviços e, ao adaptar o melhor modelo de comunicação nas redes sociais certas para o seu negócio, são muitas as mais-valias de que pode usufruir.

Por outro lado, o que pensará o consumidor quando é confrontado em páginas de empresas com uma má gestão, mau relacionamento e utilização ou conteúdos indevidos ou com pouca qualidade?

Fique a conhecer alguns pontos positivos e negativos da presença do seu negócio nas Redes Sociais

Prós:

Interacção direta com os seus clientes ou consumidores – nunca foi tão fácil e económico. Redes sociais como o Facebook permitiram criar páginas empresariais cheias de meios, oportunidades e ferramentas que facilitam a comunicação com o consumidor.

Aumento da notoriedade – potenciar a marca de um negócio nas Redes Sociais é essencial. Com tempo e dedicação é agora possível criar páginas, jogos, aplicações, passatempos, campanhas atrativas e normalmente divertidas que resultam num sucesso junto dos consumidores, que assim se transformam em fans e seguidores, «vendendo» pela empresa.

Otimização nos motores de busca – páginas atraentes, eficazes e com relação de comunicação estreita com os fans e seguidores são referências importantes e permitem que o site da empresa assuma uma posição cada vez mais influente nos motores de busca como o Google. Apesar das páginas das redes sociais não influenciarem diretamente o ranking dos sites, contribuem para o aumento do número de visitas.

Publicidade a baixo custo e direcionada – as redes sociais têm hoje ferramentas e oportunidades de publicidade a baixo custo para os utilizadores profissionais. Centenas de milhões de utilizadores significam muitas centenas de milhões de visualizações. Com um bom plano de publicidade direcionada para os objetivos e público-alvo, é possível obter bons resultados de visitas à página da empresa e consequentemente ao próprio site.

Marketing sem custos – a pedra basilar de qualquer negócio nas Redes Sociais é a interação. Uma comunicação contínua, regular e honesta com os seguidores e a atualização de (bons) conteúdos são pormenores fundamentais e que não se encontram nos meios de publicidade tradicionais.

Nichos – divulgar o seu negócio nas Redes Sociais nas redes sociais é mais fácil definir público-alvo. Através da publicidade paga, tem-se acesso a informação detalhada e valiosa sobre os membros da comunidade. O simples uso dos dados demográficos vale mais do que o valor despendido ao promover publicidade nas redes sociais.

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Contras:

Reclamações – problemas relacionados com reclamações são constantes, principalmente quando se trata de empresas de serviços de TV cabo, banda larga, seguradoras, operadoras de telefones, etc. Uma crítica negativa (injusta) de um cliente pode disseminar-se rapidamente com claro prejuízo para a empresa e sem que esta se possa defender corretamente.

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Perfis falsos – a criação e utilização desleal de perfis falsos nas redes sociais para comentar positivamente os produtos ou serviços, levando outros consumidores a fundamentarem a sua opinião em falsos testemunhos.

Risco de divulgação de informações confidenciais – existe sempre o risco de um colaborador transgredir e passar para a rede informações estratégicas, valiosas, gerando óbvios problemas para as empresas.

Ainda assim, é fácil perceber que é bem mais vantajoso ter a marca presente nas redes sociais do que não ter. A questão prende-se com a força e a qualidade dessa mesma presença digital.  Conhece o curso CopySamurai de Conrado Adolpho? Nesta breve aula sobre copywritingConrado Adolpho dá uma pequena amostra do conteúdo do curso CopySamurai.

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