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Habilidades essenciais que um profissional de marketing digital deve saber

Habilidades essenciais que um profissional de marketing digital deve saber

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A indústria digital é muito vasta e pode ser difícil dominar esta área para os recém-chegados ou para aqueles que procuram encontrar e promover corretamente o seu nicho. Então, como pode um profissional de marketing digital distinguir-se da concorrência e subir na escada corporativa?

Não tem de ser tão complicado como parece. Conheça 6 habilidades essenciais para mantê-lo relevante na indústria digital apesar da sua constante mudança.

6 tendências do marketing digital para 2019

A verdade é que a área do marketing digital está constantemente a mudar. Por isso é importante saber quais são as tendências para investir corretamente na sua estratégia. Explicamos-lhe de seguida as 6 principais para este ano que se avizinha.

1 – Vídeo marketing

Os vídeos estão em todo o lado e isso não vai mudar nos próximos tempos.

De acordo com a MarTech, os vídeos têm o potencial de manter a atenção dos clientes em sites em mais 2 minutos do que a média (o que é realmente uma vida no mundo digital).

A par disso, um vídeo bem otimizado pode aumentar as suas hipóteses de estar no topo do ranking do Google.

Além destes factores mais de 80% dos clientes tê maior propensão a comprar um produto depois de vê-lo detalhado num vídeo.

Tenha em mente que estas são apenas estatísticas soltas e que podem variar dependendo de várias questões. Contudo o que deve reter é que uma boa estratégia de vídeo marketing traz mais conversão, mais engagement e melhor posicionamento.

2 – SEO

O Search Engine Optimization (SEO) é a chave para todas as estratégias de marketing digital e, como tal, se quer ter um negócio ou trabalhar corretamente com marketing digital é importante perceber o seu funcionamento.

Ter uma sólida compreensão das melhores práticas e de como otimizar todas as formas de conteúdo que for produzido é crucial para a execução de uma campanha de marketing digital bem-sucedida.

3 – Marketing de Conteúdo

O conteúdo é o núcleo do marketing digital e o marketing de conteúdo vai continuar a ser uma parte crucial do jogo, não importa o que aconteça.

Mas o marketing de conteúdo por si só já é algo extremamente trabalhoso. Resumidamente é preciso ser capaz de entender como criar conteúdo de alta qualidade, SEO-friendly, que se ajuste às necessidades do target…

E para tornar as coisas um pouco mais desafiantes, é importante considerar que o conteúdo pode ter várias formas. Estamos a falar de vídeos, redes sociais, e-mails, conteúdo da web, blogs, e-books, white papers… e a lista continua.

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4 – Análise de dados

Não importa em que estágio de implementação do marketing digital os seus clientes estejam, o Google Analytics provavelmente vai estar no centro da sua estratégia.

Monitorizar e utilizar esta ferramenta é bastante simples, mas a parte complicada passa essencialmente por perceber como recolher, analisar e usar essas informações para aprender mais sobre o comportamento do consumidor e aplicá-lo a novas soluções que aumentam o tráfego e as conversões.

A maioria das empresas (mesmo as pequenas) têm enormes quantidades de dados para rastrear, e os grandes profissionais de marketing digital precisam entender como recolher e usar isso a seu favor.

Um bom conhecimento nesta área irá garantir que sabe quais dados usar para melhorar a estratégia de negócios no futuro.

5 – Entenda o pensamento e o planeamento baseados em design Thinking

Design Thinking é um termo que basicamente se refere a uma maneira de abordar problemas a partir de uma perspetiva centrada no utilizador.

A abordagem essencialmente faz-nos pensar tendo como foco principal o ser humano, permitindo a resolução de problemas complexos em larga escala.

De acordo com a The Interaction Design Foundation, existem 5 fases-chave para este processo: empatia, definição, concepção, protótipo e teste.

A razão pela qual isso funciona tão bem na esfera do marketing digital é que grande parte dela é (ou deveria ser) centrada na experiência do utilizador.

6 – Seja persuasivo

A verdade é que um grande líder de marketing digital não tem apenas boas habilidades para lidar com pessoas.

Na verdade é extremamente benéfico combinar o pensamento analítico com a solução de problemas criativos para ajudar as equipas a criar ideias de comunicação inovadoras para impulsionar as empresas.

E uma grande parte disso passa por ser persuasivo. Consegue convencer alguém a comprar? Que tal convencer os outros líderes da equipa de que a sua ideia é a melhor?

Não se trata de discutir. O mais importante é ter confiança de que sabe o que está a fazer e mostrar isso com detalhes.

Agora já sabe 6 pontos essenciais na sua estratégia de marketing. E, o melhor de tudo é que os mesmos são válidos tanto para um e-commerce, para um dropshipping ou para um site de venda de serviços.

 

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