Home / Estratégia Digital /

Habilidades essenciais que um profissional de marketing digital deve saber

Habilidades essenciais que um profissional de marketing digital deve saber

 

A indústria digital é muito vasta e pode ser difícil dominar esta área para os recém-chegados ou para aqueles que procuram encontrar e promover corretamente o seu nicho. Então, como pode um profissional de marketing digital distinguir-se da concorrência e subir na escada corporativa?

Não tem de ser tão complicado como parece. Conheça 6 habilidades essenciais para mantê-lo relevante na indústria digital apesar da sua constante mudança.

6 tendências do marketing digital para 2019

A verdade é que a área do marketing digital está constantemente a mudar. Por isso é importante saber quais são as tendências para investir corretamente na sua estratégia. Explicamos-lhe de seguida as 6 principais para este ano que se avizinha.

1 – Vídeo marketing

Os vídeos estão em todo o lado e isso não vai mudar nos próximos tempos.

De acordo com a MarTech, os vídeos têm o potencial de manter a atenção dos clientes em sites em mais 2 minutos do que a média (o que é realmente uma vida no mundo digital).

A par disso, um vídeo bem otimizado pode aumentar as suas hipóteses de estar no topo do ranking do Google.

Além destes factores mais de 80% dos clientes tê maior propensão a comprar um produto depois de vê-lo detalhado num vídeo.

Tenha em mente que estas são apenas estatísticas soltas e que podem variar dependendo de várias questões. Contudo o que deve reter é que uma boa estratégia de vídeo marketing traz mais conversão, mais engagement e melhor posicionamento.

2 – SEO

O Search Engine Optimization (SEO) é a chave para todas as estratégias de marketing digital e, como tal, se quer ter um negócio ou trabalhar corretamente com marketing digital é importante perceber o seu funcionamento.

Ter uma sólida compreensão das melhores práticas e de como otimizar todas as formas de conteúdo que for produzido é crucial para a execução de uma campanha de marketing digital bem-sucedida.

3 – Marketing de Conteúdo

O conteúdo é o núcleo do marketing digital e o marketing de conteúdo vai continuar a ser uma parte crucial do jogo, não importa o que aconteça.

Mas o marketing de conteúdo por si só já é algo extremamente trabalhoso. Resumidamente é preciso ser capaz de entender como criar conteúdo de alta qualidade, SEO-friendly, que se ajuste às necessidades do target…

E para tornar as coisas um pouco mais desafiantes, é importante considerar que o conteúdo pode ter várias formas. Estamos a falar de vídeos, redes sociais, e-mails, conteúdo da web, blogs, e-books, white papers… e a lista continua.

 

4 – Análise de dados

Não importa em que estágio de implementação do marketing digital os seus clientes estejam, o Google Analytics provavelmente vai estar no centro da sua estratégia.

Monitorizar e utilizar esta ferramenta é bastante simples, mas a parte complicada passa essencialmente por perceber como recolher, analisar e usar essas informações para aprender mais sobre o comportamento do consumidor e aplicá-lo a novas soluções que aumentam o tráfego e as conversões.

A maioria das empresas (mesmo as pequenas) têm enormes quantidades de dados para rastrear, e os grandes profissionais de marketing digital precisam entender como recolher e usar isso a seu favor.

Um bom conhecimento nesta área irá garantir que sabe quais dados usar para melhorar a estratégia de negócios no futuro.

5 – Entenda o pensamento e o planeamento baseados em design Thinking

Design Thinking é um termo que basicamente se refere a uma maneira de abordar problemas a partir de uma perspetiva centrada no utilizador.

A abordagem essencialmente faz-nos pensar tendo como foco principal o ser humano, permitindo a resolução de problemas complexos em larga escala.

De acordo com a The Interaction Design Foundation, existem 5 fases-chave para este processo: empatia, definição, concepção, protótipo e teste.

A razão pela qual isso funciona tão bem na esfera do marketing digital é que grande parte dela é (ou deveria ser) centrada na experiência do utilizador.

6 – Seja persuasivo

A verdade é que um grande líder de marketing digital não tem apenas boas habilidades para lidar com pessoas.

Na verdade é extremamente benéfico combinar o pensamento analítico com a solução de problemas criativos para ajudar as equipas a criar ideias de comunicação inovadoras para impulsionar as empresas.

E uma grande parte disso passa por ser persuasivo. Consegue convencer alguém a comprar? Que tal convencer os outros líderes da equipa de que a sua ideia é a melhor?

Não se trata de discutir. O mais importante é ter confiança de que sabe o que está a fazer e mostrar isso com detalhes.

Agora já sabe 6 pontos essenciais na sua estratégia de marketing. E, o melhor de tudo é que os mesmos são válidos tanto para um e-commerce, para um dropshipping ou para um site de venda de serviços.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Blog Mário Caetano

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]