Home / 5º P - Promoção /

Qual a melhor hora do dia para enviar um e-mail?

Qual a melhor hora do dia para enviar um e-mail?

 

A questão é antiga e já levantou vários estudos de marketing digital. Afinal, qual a melhor altura para enviar um e-mail? Embora se possam traçar tendências adequadas a cada empresa, a verdade é que a resposta a esta pergunta não é consensual. Porquê? Porque a resposta não é igual para todos e varia de acordo com os horários pessoais de cada um.

Se possui, por exemplo, uma empresa de cosméticos e envia um e-mail para as suas clientes durante o seu horário de trabalho, verá que há uma maior probabilidade desse mesmo e-mail ser imediatamente apagado. Simplesmente, nessa altura, não havia tempo disponível para prestar atenção ao produto.

Como agravante, há que ter em atenção que a questão não é tão linear quanto isso. Com o ritmo de vida acelerado, é normal que a melhor hora de hoje não seja a melhor hora da semana seguinte, o e-mail pode não ser aberto imediatamente a seguir ao envio e existem centenas de fusos horários diferentes em todo o mundo.

Então, qual a solução para este problema? O truque não é saber quando enviar, é saber quando não enviar. Assim sendo, há alguns fatores a ter em consideração.

“The Money Is In The List

AWeber proves it to thousands of businesses every day.

Learn how email marketing software
can get you more sales, too.

Fazer com que o email se destaque

Utilizar um copy atrativo? Sim, também. Além disso, procure não agendar o envio para períodos de atividade elevada. Se enviar, por exemplo, às 22h, altura em que as pessoas trocam e-mails informais e navegam pela Internet, é normal que haja uma maior dificuldade em captar a tenção. O seu e-mail será apenas mais um no meio de tantos outros e provavelmente nem sequer aparecerá no primeiro lugar.

Adequar ao seu negócio

Se costuma trabalhar com empresas e possui um negócio do tipo B2B – Business to Business – não há qualquer sentido em enviar emails ao fins-de-semana, já que é a altura em que as pessoas procuram desligar-se do trabalho.

Use o senso comum

É muito frequente recebermos uma quantidade enorme de e-mails da mesma empresa. Com o passar do tempo, acabamos por os ignorar, cancelamos a subscrição ou mandamo-los diretamente para a pasta do Spam. O truque para uma comunicação eficaz é manter o contacto com os clientes sem que nos tornemos chatos e exagerados. Equilíbrio é a palavra-chave do sucesso.

 

Para melhorar a comunicação, o Aweber criou autoresponders personalizados, tornando-os mais inteligentes. Veja o vídeo e descubra como utilizar esta ferramenta de e-mail marketing para aumentar a taxa de abertura dos seus e-mails e conseguir melhores resultados.

Desta forma, o Aweber permite selecionar quais os dias da semana e a que horas enviar um determinado e-mail, permitindo-lhe o total controlo das suas ações estratégicas. Salientamos, no entanto, que é necessário um acompanhamento constante das métricas para que possa tornar a sua comunicação mais eficaz e lucrativa.

Try AWeber’s Autoresponders for $1

LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS INTERESSANTES SOBRE E-MAIL MARKETING:

Ainda não tens o Livro 8Ps do Marketing Digital?

Como fazer e-mail marketing de sucesso

Exemplos de boas práticas de e-mail marketing

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
OCTOSUITE

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]