Home / Base de dados de empresas /

5 dicas de segurança de dados para aplicar hoje

5 dicas de segurança de dados para aplicar hoje

 

Bases de dados com contactos pessoais, registos de facturação e transferências bancárias através da Internet fazem parte da realidade diária da grande maioria das empresas. A gestão de informação privada e a crescente preocupação associada a segurança online têm colocado em destaque o tema segurança de dados.

Imagine como seria, por exemplo, se o disco onde guarda toda a informação importante avariasse,  se o seu computador fosse vítima de um ataque informático ou se houvesse qualquer acidente.

Neste post, apresentamos alguma dicas relacionadas com segurança de dados. Pequenas táticas que pode aplicar pessoalmente para que os seus dados estejam sempre a são e salvo e não perca inesperadamente informação importante para a sua empresa.

5 dicas de segurança de dados para aplicar hoje

Backups constantes

Fazer backups regulares é a melhor forma de garantir que nenhuma informação é perdida. Se acha que é necessário perder demasiado tempo todos os dias com esta tarefa, pois saiba que há serviços que fazem o backup automático enquanto trabalha normalmente no seu computador.

Para fazer um backup aconselhamos a escolha de vários dispositivos. Assim que fizer as cópias de tudo o que acha essencial no seu servidor/computador, distribua as cópias por uma Pen Drive, para um disco externo, para um serviço cloud ou até mesmo para o seu dispositivo móvel. Ao garantir várias cópias, está ao mesmo tempo a certificar-se que, se uma delas falhar ou desaparecer, terá substitutos noutros dispositivos.

 

Atualize o software

Uma das melhores formas de garantir que os seus dispositivos estão protegidos é fazer atualizações constantes do software e estar atento aos upgrades de segurança e de software mais recentes. No mundo da Internet, as mudanças acontecem ao segundo, pelo que é necessário estar sempre atualizado. Ainda assim, aqui voltamos aos backups: antes de qualquer atualização, faça primeiro as suas cópias de segurança. Já foram vários os casos em que a atualização de um software resultou na perda total ou parcial de ficheiros.

Cuidado com a informação da empresa

Naturalmente, no contexto empresarial, será necessário utilizar vários serviços, desde homebanking até ao registo em plataformas governamentais, como a Segurança Social ou a Autoridade Tributária Aduaneira. Sempre que entrar em alguma página, tenha o cuidado de olhar para o URL e opte por ir diretamente ao website do serviço em vez de seguir links enviados via e-mail, cujo conteúdo pode ser potencialmente perigoso.

Ferramenta de dupla autenticação

A ferramenta de dupla autenticação é muito utilizada em sistemas de homebanking e recomendada para quem trabalha com dados de terceiros. Em que consiste esta ferramenta? É fácil de explicar: quando tenta aceder à sua conta pessoal, o sistema envia uma mensagem de texto com uma palavra-passe para o seu telemóvel. Passado algum tempo, essa palavra deixará de estar ativa e, sempre que quiser entrar novamente, um novo código será enviado. Desta forma, a segurança do acesso dos usuários a sistemas e aplicações é garantida.

Certificado SSL

O SSL (Secure Socket Layer) é um protocolo que deve fazer parte de qualquer website. A ferramenta pode ser usada em vários serviços e ajuda a proteger toda a informação do seu site e de todos os que o utilizam. O protocolo é altamente recomendado para todos os websites que lidam com transferências bancárias ou cartões de crédito, por exemplo. Para verificar se o SSL está ativo, basta olhar para o URL da página e verificar se este começa por https.

OCTOSUITE

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]