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1º P – Pesquisa (Método 8 Ps do Marketing Digital)

1º P – Pesquisa (Método 8 Ps do Marketing Digital)

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O principal objectivo do 1º P do Método 8 Ps é a pesquisa sobre os hábitos dos consumidores/utilizadores da internet de modo a permitir criar um perfil exacto do público-alvo. Da mesma forma que os alicerces são determinantes para o equilíbrio dos edifícios, também o 1º P se assume como a base de toda a estratégia integrada dos 8Ps do marketing digital. Esta primeira fase consiste no levantamento de dados de pesquisa com o objectivo de compreender o comportamento do consumidor. Se quer vender de forma eficaz, então precisa de conhecer profundamente aquele a quem vai comunicar a sua marca ou vender o seu serviço ou produto: o consumidor.

Um bom trabalho no 1º P possibilita a capacidade de detetar qual o melhor momento para efetuar uma venda ou capturar leads de um determinado segmento. Descobrir e saber utilizar ferramentas gratuitas como o Google Insights ou a Ferramenta de Palavras-Chave do Adwords (Google) poderá fazer a diferença na hora de analisar resultados.

A escolha das palavras-chave mais adequadas ao seu negócio, para que o website da sua empresa seja encontrado nas primeiras posições do Google, obtendo assim um tráfego substancial, é uma das principais metas a seguir.

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Edição Portuguesa

No 1ºP vamos então verificar as pistas que os consumidores deixam na sua actividade online, através de cada post, comentário ou pesquisa. Esta análise detalhada só é possível porque actualmente, devido às mais variadas formas de interacção que a internet possibilita, o consumidor é muito ativo em termos de comunicação dentro do enorme mercado da internet.

O consumidor tem à disposição o hardware (computadores, smartphones, notebooks, a infra-estrutura da rede) e o software (redes sociais como o Facebook, Twitter, Instagram ou YouTube, entre tantas outras).

A colocação do hardware e software ao serviço das pessoas é um fator muito positivo para o mercado como um todo, pois leva as empresas a serem mais transparentes e elimina os maus jogadores através da evidência das suas falhas. A internet, sobretudo as redes sociais, alteraram a dinâmica do mercado de um modo ainda não observado em nenhuma esfera do ambiente comunicacional.

Existe porém um ponto a ter em conta neste novo ambiente online que em vez de expor as falhas de um negócio ajuda-o no ato de traçar as suas estratégias para a abordagem do mercado. Na internet, cada bit deixa um rasto e quanto mais o consumidor interage com a rede, mais pistas existem sobre o que cada pessoa gosta e o que não gosta. O consumidor, na sua navegação, vai dando indicadores por vezes muito precisos sobre as suas intenções ou desejos de compra. Uma empresa que saiba e consiga interpretar esses sinais conseguirá identificar mais facilmente as vontades e as necessidades dos consumidores. Esta sempre foi aliás uma das principais missões do marketing.

Por exemplo, se a busca no Google por uma expressão como ‘imóveis Porto’ sofre um aumento significativo é provável que seja acompanhado por uma busca maior no ambiente offline, sendo também provável que isso altere os preços desses imóveis devido à lei da oferta e da procura.

Essa informação é essencial para um investidor em imóveis, para um corretor ou para uma agência imobiliária traçar as suas estratégias. Se palavras-chave pertencentes ao campo semântico da gripe como ‘gripe’, ‘tosse’, ‘vitamina C’, entre outras, passam a ter um crescente índice de buscas no Google numa determinada cidade é então possível que se esteja a iniciar um surto de gripe nessa cidade. Essa é uma informação crucial para as redes de farmácias e laboratórios farmacêuticos ou departamentos de marketing que assim podem melhorar as suas abordagens de venda ao público.

Edição Brasileira

O ambiente físico segue o ambiente virtual. Após desenvolver buscas no ambiente virtual, o consumidor decide as suas atitudes no mundo físico. A empresa que estiver melhor preparada no campo das pesquisas estará mais perto de ter êxito nas suas vendas.

As palavras-chave de cada negócio são registadas a cada segundo no Google e as informações sobre o número de buscas, tendências de pesquisa de uma determinada palavra ao longo do tempo e vários outros dados estão abertos gratuitamente para qualquer um que saiba como usar a ferramenta correta. O 1º P serve para, entre outras coisas, fazer o levantamento desses dados.

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