Home / Websites /

CMS: para que serve um sistema de gestão de conteúdos?

cms

CMS: para que serve um sistema de gestão de conteúdos?

by Tiago Leão

Share this article

site auditing tools     

Quando falamos de construção de websites, há um ingrediente que não pode ficar de fora. A facilidade com que transformam tarefas complexas em ações simples faz com que os CMS’s se tenham tornado muito populares. Hoje já não são só os blogger que os utilizam e há até inúmeras empresas a apostar nesta forma simples de gerir conteúdos.

Mas, antes de avançarmos, afinal o que é um CMS? O Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (Content Management System – CMS) é um aplicativo que, depois de instalado, lhe fornece a plataforma para que possa gerir e publicar as páginas do seu website, os posts do seu blog ou os produtos da sua loja online.

Qual a vantagem? Como já referimos, a facilidade: para publicar conteúdos tem ao seu dispor um interface intuitivo, equipado com um conjunto de aplicativos que o ajudam a executar tarefas específicas. Não tem de lidar diretamente com códigos complicados: basta inserir os conteúdos e clicar nos botões certos para fazer negritos, hiperligações, inserir imagens, entre outros.

As funcionalidades dos sistemas de CMS vão além da gestão de conteúdos: é aqui que pode alterar a aparência do seu website recorrendo a templates gratuitos ou personalizados que pode comprar a preços acessíveis. Se o template não tiver todas as funções de que necessita, pode sempre recorrer a uma série de plugins, extensões que acrescentam novas capacidades ao seu website.

Qual o melhor CMS?

Inicialmente ligados ao fenómeno da blogosfera, os CMS’s evoluíram e agora servem como estrutura para milhões de websites espalhados por todo o mundo. O segredo por detrás do sucesso está nos resultados profissionais e na diversidade de recursos que podem ser facilmente utilizados por qualquer um.

Para tirar partido de todas as potencialidades do CMS para a sua empresa ou website pessoal, o melhor será apostar em alojamento especializado já otimizado para os Sistemas de Gestão de Conteúdo.

Embora existam vários CMS’s no mercado, destacam-se dois. Na altura de escolher, a dúvida é: WordPress ou Joomla? Para o ajudar a tomar a decisão, apresentamos-lhe abaixo as principais características de cada um.

50% of your traffic is mobile - is your WordPress website ready?
 

WordPress

O WordPress é uma das ferramentas de gestão de conteúdos mais usada em todo o mundo. Se deseja dar uma aparência profissional ao seu website ou blog, pode encontrar no WordPress todos os recursos para que isso aconteça. Especialmente maneável e simples de usar, o WordPress foi criado a partir do sistema b2/cafelog que hoje já não existe.

Nos últimos anos, há cada vez mais internautas a confiar nos serviços deste sistema devido à interface simples, às suas características para a gestão de conteúdos e ao seu tipo de licença de código aberto. A codificação e estrutura do WordPress é lida facilmente pelos motores de busca, sendo por isso a escolha ideal para quem tenciona investir em Marketing Digital.

A solução é também indicada para sites de pequena e media dimensão que pretendam conjugar vários recursos. A diversidade de plugins e templates permite expandir as funcionalidades do site que é capaz de albergar inúmeras potencialidades. Clique aqui para consultar os vários templates disponíveis.

Joomla

O Joomla é um sistema de gestão de conteúdo muito flexível que permite a separação entre design, programação e conteúdo. Desta forma, pode gerir qualquer elemento do website sem afetar diretamente um dos outros websites. Este sistema permite a criação de lojas virtuais, blogs, revistas online, portais de conteúdo, jornais, catálogos de produtos, entre outros.

Essa plataforma é feita na linguagem PHP e gerida diariamente por uma ampla comunidade de Webmasters, o que faz com que a evolução nunca pare. Sem grandes complicações, pode instalar componentes na interface com o intuito de facilitar o seu trabalho, nomeadamente plugins e widgets.

Posto isto, podemos dizer que o Joomla oferece a organização estrutural de código que todos os programadores desejam. Para facilitar o processo de instalação e configuração do CMS, visite o JoomlaShine e encontre vários templates e extensões.

POSTS RELACIONADOS

 

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *