Home / Casos de sucesso de Estratégia Digital /

Doritos Uncut utiliza Facebook para criar história colaborativa

Doritos Uncut utiliza Facebook para criar história colaborativa

by Tiago Leão

Share this article

    

No mercado alimentar não basta assegurar o sabor e a qualidade dos produtos para que estes tenham sucesso. É necessário criar uma estratégia de marketing digital que aposte num posicionamento inovador e que capte a atenção dos possíveis consumidores. Foi com esta consciência em mente que a marca de snacks Doritos apostou numa campanha, no mínimo, original: a Doritos Uncut. Ora veja o vídeo.

Partindo da premissa “diversão entre amigos” que sustenta a marca no Brasil, a Doritos decidiu promover, na sua página do Facebook, um concurso de criação de histórias colaborativas. Interatividade era a palavra-chave por trás da iniciativa, cujo objetivo final era aumentar em grande número de seguidores da fanpage.

A ideia era simples: bastava um “gosto” para que qualquer dos utilizadores do Facebook pudesse aceder ao aplicativo que lhe permitia, de forma fácil e rápida, dar início a uma história cujo fim ele estava longe de imaginar. Depois de meia dúzia de cliques, esse mesmo utilizador poderia convidar os seus amigos para darem continuidade ao enredo que tinha acabado de criar. Ao todo, cada utilizador poderia escrever um máximo de 140 caracteres e a história estaria apenas completa quando o décimo quinto usuário escrevesse a sua parte.

No fim de cada dia, a história com mais gostos era transformada num storyboard animado que iria integrar a etapa final do concurso. A iniciativa foi lançada na inauguração da página da marca no Facebook e 70 mil novos seguidores. Ao todo foram criadas quase 4500 histórias da responsabilidade de um total de mais de 16 500 utilizadores. Os números comprovam o sucesso do projeto e garantiram um aumento significativo das vendas da Doritos.

Por fim, o autor da storyboard que reunisse a aprovação do maior número de fãs da Doritos e arrecadasse mais gostos teria direito a uma viagem com mais dois amigos até Hollywood. Além disso, veria a sua narrativa transformada numa curta-metragem de animação. O resultado final foi este:

.
LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS INTERESSANTES E CONSTRUA O SEU PRÓPRIO CASO DE SUCESSO:

 

12 Casos de Sucesso de Marketing Digital

6 Cursos sobre Redes Sociais

30 livros sobre Redes Sociais

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *