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5 estratégias que podemos aprender com Game of Thrones

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5 estratégias que podemos aprender com Game of Thrones

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Por vezes, o universo do Marketing Digital é uma verdadeira Guerra dos Tronos, onde ganhamos ou morremos. Não, isto talvez seja um exagero! A série da HBO, baseada nos livros de George R. R. Martin, habituou-nos ao longo de seis temporadas a uma série de twists e jogos de poder que têm sempre em vista o Trono de Ferro, o grandioso assento do soberano dos Sete Reinos.

Mas a verdade é que, por vezes, basta olharmos para o panorama digital para percebermos que existe uma verdadeira luta de poder a acontecer mesmo à nossa frente. Olhemos, por exemplo, para as redes sociais: os milhares de conteúdos que estão constantemente a inundar o feed de notícias do utilizador para conquistarem o seu “Like de Ferro”. Ou até mesmo a caixa de e-mail, que é inundada lentamente com conteúdos todos os dias, mensagens importantes que querem ser lidas… mas que nem sempre o são.

Como fã da saga literária e televisiva, não tardei a perceber que existem certas lições, ainda que pequenas, que Game of Thrones nos dá e que podem ser aplicadas a estratégias de Marketing Digital. Após listar essas mesmas “lições”, consegui chegar a resultados interessantes. Eis o resultado dessa lista.

5 lições de Marketing que a série Game of Thrones nos dá

Seja leal

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Ganhar alguém – seja um novo subscritor de e-mail, um cliente, ou um poderoso aliado – é apenas o começo. Alianças podem mudar num piscar de olhos, o que significa que tem de trabalhar constantemente para manter a lealdade daqueles que estão dispostos a lutar ao seu lado. Relembre a sua audiência do que realmente importa e, com frequência, envie-lhes um sinal de apreço: um desconto especial, um convite especial para um evento ou mesmo um simples “obrigado”. Pequenos gestos como este marcam. Lembre-se que está tudo relacionado com a forma como dá atenção ao seu público e lhe mostra o quão importante é para a sua organização. As audiências ignoradas dispersam-se facilmente, perdendo qual noção de fidelidade para com a sua marca/empresa.

A melhor defesa é um bom ataque

guerra

Valar Mercadoulis (Todos os homens fazem parte do mercado). Ou algo do género. Não importa em que área do mercado se insere o seu negócio: a sua meta é jogar sempre na ofensiva para conseguir conquistar mais clientes. Não se deixe ficar nas linhas de defesa: prepare o seu exército e marche para a batalha. Seja grande, corajoso e ousado. E como pode lutar? Basicamente, tendo uma voz clara, direcionada para o seu público, com uma mensagem concreta e uma história única capaz de se destacar. Reveja a sua história com a sua equipa, torne-a coesa e colmate qualquer falha. Uma vez estruturada a sua mensagem, pode usá-la como um exército e vencer.

Dragões não significam vitória

dragoes

 

Todos temos de admitir que os dragões são de facto criaturas impressionantes e mortíferas. Mas se há coisa que Game of Thrones e Daenerys Targaryen nos ensinaram é que ter dragões nem sempre é tudo. Por muitos trunfos que tenha a seu favor, e por muito fantásticos que sejam, lembre-se que para alcançar o sucesso outros fatores pesam. Não basta ordenar que os dragões façam chover fogo sobre os inimigos porque isso nem sempre chega. Da mesma forma, não pode esperar que o seu produto incrível se venda por si próprio sem uma boa estratégia a sustentá-lo. A nível de Marketing Digital, esta analogia pode ser adaptada de forma muito simples: precisa de oferecer valor, excelente conteúdo e, mais do que realçar as características daquilo que tem para vender, validar essas mesmas funcionalidades.

Mantenha a sua palavra

promessas

O enredo de Game of Thrones gira em torno de promessas: Brienne de Tarth promete proteger as filhas de Catelyn Tully; Daenerys promete libertar todos os escravos de Essos; Arya Stark sussurra os nomes de todos aqueles que traíram a sua família, prometendo a si mesma vingar-se deles. O que significa isto para nós, meros profissionais de comunicação? A resposta é simples. A partir do momento em que fazemos promessas ao público, devemos mantê-las. Como os Lannisters, que são conhecidos pelo lema “Um Lannister paga sempre as suas dívidas”, devemos cumprir a nossa palavra e nunca encostar uma faca ao pescoço do nosso cliente, apanhando-o de surpresa com uma reviravolta.

Adapte-se

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No mundo em que vivemos as coisas mudam de forma muito rápido, especialmente na Internet. Se num momento estamos numa grande festa, isso não significa que logo a seguir não vamos ser esfaqueados até à morte (basta recordarmos a terrível cena do Casamento Vermelho, no final da terceira temporada de Game of Thrones). O panorama do Marketing Digital está sempre a mudar e é necessário estar atento a cada coisa que acontece para nos prevenirmos antes de sermos derrotados. Quer um exemplo? Temos um para dar: lembra-se de quando o Google anunciou que os sites responsive passariam a ser mais valorizados a nível de SEO do que aqueles que não estavam preparados para o Mobile? Esta novidade apanhou muitos sites de surpresa, muitos dos quais tinham já um lugar sólido na Internet… mas que ainda não se tinham adaptado para a crescente tendência mobile.

Esperamos que tenham gostado deste artigo e que daqui para a frente consigam jogar a Guerra dos Tronos Digitais… e assegurar o vosso lugar no Trono de Ferro!

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