Como ter sempre mais e boas ideias de conteúdo
Para quem tem de escrever todos os dias ou regularmente conteúdo e assim nutrir o relacionamento com o seu público e manter e aumentar as suas vendas, há sempre o risco daquele dia em que não há nenhuma ideia à vista. A verdade é que escrever e ter boas ideias não depende somente de inspiração, mas de constante pesquisa.
Para esses momentos, existem uma série de recursos disponíveis que podem servir de fonte de inspiração e até mesmo abrir novas perspectivas e ambições sobre o seu produto ou serviço, de forma a continuar a satisfazer cada vez mais e melhor as necessidades do seu público. Afinal de contas o que importa é melhorar a qualidade de vida do consumidor.
Então, os momentos de aparente falta de inspiração podem passar a ser uma oportunidade para abrir horizontes sobre o seu cliente e a relação com o seu produto e investigar e recolher mais informação sobre o mercado onde se integra. Comunicar de forma regular e com qualidade é fundamental em qualquer relacionamento. Leia aqui como criar e aceder à sua fonte de ideias!
Secção de Comentários, um tesouro de ideias
Encontre e navegue os sites do teu ramo e encontre os artigos com maior participação, para perceber quais são os temas mais recentes e vibrantes. Conheça melhor a realidade do seu cliente e descubra mais sobre o que ele precisa: “Que desafios tem na sua vida? Como o seu produto o pode ajudar?”, etc.
A sua página de internet também deve ter uma seção de comentários, para dar oportunidade a comentários, que passam a ser ideias de novos posts. Por exemplo, pode ler um comentário sobre uma dúvida e criar o conteúdo que dá resposta.
Quora e fóruns específicos do seu ramo
Basta ir ao google, escrever o nome da sua indústria, ramo, serviço ou produto + “fórum”. E vislumbre-se com a quantidade de resultados que surgem. Lembre-se de consultar também o mercado internacional. Para tal, repita o processo mas numa língua estrangeira e/ou use a pesquisa avançada do google para obter resultados em páginas de determinados países.
Storytelling conte uma história real e pessoal
A arte de storytelling é verdadeiramente antiga e sempre foi usada para transmitir mensagens e casos reais de sucesso ou insucesso que inspiram o leitor. Use a sua experiência pessoal e dê voz ao seu coração, pois todos gostamos de histórias e o leitor gosta de se relacionar com o que lê. Afinal todos somos humanos e gostamos de nos conectar uns com os outros nos bons e nos maus momentos e aprender a ultrapassar desafios.
Dê voz a personalidades e ao seu consumidor
Ainda na linha do storytelling, investigar as páginas pessoais de personalidades famosas e conectadas com o seu ramo. Visite a página deles no Instagram, Facebook, Linkedin, etc e publique relatos que eles partilham.
Na falta de alguma personalidade associada ao seu produto, estabeleça ligação com o seu consumidor e faça-lhes entrevistas e estude bem as perguntas a fazer para que possa recolher boa informação e abrir possibilidades de excelente ideias de conteúdo, ao mesmo tempo que dá voz ao seu leitor, algo que apreciado por qualquer ser humano.
Inspire-se com outros escritores e copywriters
Saia da sua zona de conforto e amplie os seus horizontes. Quando saímos do que é habitual e lemos outros escritores ou copywriters, abrimos as portas de oportunidade para encontrarmos temas ou perspectivas, que podem verdadeiramente mexer conosco e nos oferecerem novas visões. Inspirar porém não é copiar.
Depois de ler outros autores é altura de investigar dentro de si mesmo. Quando encontra um texto carismático, que lhe abre horizontes, reflicta sobre o efeito que teve em si mesmo. De seguida, partilhe essa experiência e revista esse conteúdo através dos seus olhos e do seu sentir. Como ser único que é, vai ter uma abordagem única embora o tema possa ser o mesmo.
Aposte na velocidade da sua página
Para além de pesquisar e gerar boas ideias, invista em facilitar o acesso ao seu novo artigo de forma rápida e agradável. Lembre-se que investir na velocidade do seu website vai determinar o interesse do seu potencial cliente e destacar-se dos demais. Escolha uma opção de hospedagem eficaz, com serviço de apoio e um plano que se adeque às suas necessidades, como por exemplo o Hostinger. Leia avaliações e opiniões especializadas sobre serviços de hospedagem, encontre as melhores soluções e escolha o seu plano.
Torne o seu site mais ágil e simpático e ofereça uma experiência otimizada ao visitante. A maioria das pessoas espera que um site descarregue em menos de 5 segundos. Se pensar que o propósito da sua pesquisa e do novo texto é que este seja lido, vai querer escolher o melhor serviço de hospedagem.
Nutra a mente com filmes e livros
Nem toda a pesquisa tem de estar diretamente relacionada com o seu cliente ou com o objectivo de produzir algo. Quanto mais se nutrir e se educar constantemente, mais exercita o músculo da criatividade e da expansão.
Obviamente que ler e estudar livros de produção de conteúdo, marketing, coaching pessoal, entre outros temas são parte fundamental de quem deseja saber sempre mais e melhor. Então, uma receita simples e prática para quem não tem tempo, é ler uma ou duas páginas mesmo antes de dormir. Deixe o seu subconsciente ser alimentado mesmo antes de mergulhar no seu sono merecido.
Veja bons filmes e séries com um olhar atento ao guião, diálogos e perspectivas. A ideia aqui não é tanto sobre produzir conteúdos em relação ao que vê, mas alimentar de forma relaxada e prazerosa a sua mente.leitor É importante criar hábitos pessoais que promovam o seu equilíbrio entre dar (conteúdo) e receber (ver, ler, estudar), para que de forma orgânica crie em si mesmo condições naturais para ter mais insights que se podem tornar grandes ideias.
Relaxe, medite e entretenha-se
Mas afinal de onde vêm as ideias? Como já abordámos neste artigo, é importante nutrir a mente e pesquisar e rechear-mo-nos de informação. No entanto, existe também um fator essencial que merece a sua atenção. Com certeza já teve ideias enquanto tomava um duche ou dava uma caminhada, etc, ou seja, quando menos esperava.
Por isso, use também esta “tecnologia” natural e dê-se a si mesmo momentos de pausa, de relaxamento, medite ou entretenha-se com uma atividade que gosta, faça exercício, receba uma massagem ou, se tiver possibilidade, faça uma sesta. Vai dar tempo ao seu subconsciente de moldar e tecer todos os dados que tem recolhido e dar espaço a que a ideia surja por si mesma. Tente e surpreenda-se com os resultados.
O segredo para aceder à sua fonte inesgotável de ideias
A última sugestão e resumindo o artigo é que crie a sua própria fórmula de pesquisa detalhada e diversificada e que faça questão de incluir momentos de relaxamento ou dedicação a outras atividades que gosta. O segredo do sucesso e de acesso à sua fonte de ideias única encontra-se nesse equilíbrio. Teste por si mesmo.
Ninguém é igual a si e aí reside a sua originalidade e o seu poder de criar conteúdo de qualidade e eficaz. Espero que pratique, pratique e pratique as sugestões apresentadas, como ingredientes a adicionar à sua rotina pessoal e certamente vai obter resultados. Permita-se trabalhar arduamente, descansar profundamente e dedicar-se ao que lhe dá gosto, crie uma vida de qualidade e isso reflecte-se em tudo o que faz.
Obrigado. Achei interessante mencionar tempo para descansar e relaxar. Realmente já tive ideias óptimas quando menos esperava e estava a fazer outras coisas. Bom lembrete 🙂