Home / Redes Sociais /

IFTTT: como simplificar a gestão das redes sociais?

ifttt

IFTTT: como simplificar a gestão das redes sociais?

Share this article

site auditing tools     

Com o ritmo a que os conteúdos se processam na Internet torna-se difícil manter a par de tudo o que se passa. Publicações a sair constantemente no Facebook, e-mails a chegar a toda a hora e momento e seguidores novos no Twitter de minuto a minuto. O responsável pela estratégia de Marketing Digital de uma empresa pode começar a desesperar com tantas tarefas a acontecer em simultâneo.

A questão é que às vezes parte do trabalho executado é uma repetição. Uma publicação que sai no Instagram, por exemplo, tem depois de ser inserida manualmente no Facebook, no Twitter, no Pinterest e até mesmo no Google+. Isto torna-se absolutamente rotineiro e toma-nos algum tempo que poderia ser poupado se o processo fosse automatizado.

O mesmo acontece com as fotografias. É uma daquelas pessoas que faz cópias de todas as fotografias onde aparece? Porque não guardá-las então no Dropbox, de forma automática, sempre que publicar uma delas no Facebook ou quando alguém o marcar numa imagem em qualquer outra rede social? Porque não automatizar vários processos que, por norma, acontecem em cadeia?

É isso mesmo que propõe a plataforma IFTTT. Trata-se de uma abreviatura para a expressão “If This Then That” (Se Isto Então Aquilo) e permite criar “receitas” que, mesmo não sendo mágicas, funcionam como magia. Explicamos todo o processo e potencial deste serviço web nos parágrafos seguintes.

IFTTT: se sou prático, então invisto em IFTTT

O IFTTT permite que os utilizadores criem sequências de tarefas no mais variado tipo de serviços online, desde o Gmail às redes sociais. Desta forma, é possível ter maior controlo sobre os produtos, aplicativos e serviços online que usa diariamente. Estas sequências de tarefas são as chamadas receitas e podem ser usadas tanto por grandes empresas como a nível pessoal. Para que melhor entenda este serviço, explicamos cuidadosamente os dois tipos de receitas que existem na plataforma.

50% of your traffic is mobile - is your WordPress website ready?
 

Começamos pelas receitas DO que foram criadas para simplificar pequenas tarefas. Estas são receitas básicas que podem ser utilizadas em aplicativos para iOS e Android e que permitem fazer tarefas concretas com um simples clique. Se costuma mandar uma mensagem a alguém sempre que sai do trabalho, só para dizer que está a ir para casa, então está habituado ao mesmo processo: ir até à caixa de mensagens, carregar nas teclas, compor uma mensagem e carregar em enviar.

instamate-bannerDESCUBRA AGORA O INSTAMATE: A NOVA FERRAMENTA PERFEITA PARA GANHAR SEGUIDORES NO INSTAGRAM

O PREÇO PROMOCIONAL DURA APENAS NAS PRÓXIMAS HORAS

Mas e se pudesse simplesmente carregar num botão e enviar a mensagem automaticamente? Este é apenas um dos muitos exemplos que existem disponíveis no site do IFTTT, prontos a ser descarregados pelo utilizador. A ele juntam-se outros botões, como “Escrever um tweet”, “Mandar e-mail” ou “Escrever uma nota”. Basta carregar no botão no ambiente de trabalho do seu dispositivo móvel e executar de imediato uma função que, manualmente, implica a execução de outros passos.

Por outro lado, existem as receitas IF. Se as receitas DO podem ser extremamente valiosas a nível pessoal, as IF funcionam especialmente bem a nível empresarial. Ainda assim, isto não implica que os dois tipos de receita não possam ser usadas seja para que fins forem.

Para que melhor perceba como isto funciona, apresentamos a seguinte receita como exemplo: “Se partilhar uma fotografia no Instagram, então partilhar também no Facebook”. Ao ativar este mecanismo, o IFTTT ocupa-se de executar o pedido que lhe foi solicitado. Este é um tipo de operação que funciona em background e que cria pontes entre os diferentes aplicativos que usa online.

POSTS RELACIONADOS

 

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *