Home / Produção de Conteúdos Multimédia /

Interlude, a ferramenta que o ajuda a fazer vídeos interativos

interlude

Interlude, a ferramenta que o ajuda a fazer vídeos interativos

Share this article

 

Os meios audiovisuais têm evoluído rapidamente e atraído milhões de visualizações. Porém, ao mesmo tempo, aumenta a dificuldade em manter o interesse dos utilizadores nos conteúdos produzidos. O vídeo é um meio de grande envolvimento mas a passividade tornou-se um obstáculo num mundo cada mais interactivo – os vídeos estáticos começam a perder pontos.

Além dos vídeos imersivos de 360 graus e com excelente tecnologia de realidade virtual, a solução poderá passar por permitir que o utilizador escolha o caminho que deseja, modificando a narrativa apresentada de forma não linear. Embora não seja novidade podermos escolher o rumo de uma história, existem plataformas que facilitam todo o processo.

Se os vídeos já tinham um valor gigantesco no mundo da Internet, funcionalidades interativas podem impor toda uma nova revolução audiovisual. No Blog Estratégia Digital este é um ponto que referimos constantemente porque acreditamos que, de facto, a utilização de vídeos numa estratégia de Marketing Digital pode fazer muito para melhorar os resultados de uma empresa.

Interlude: uma plataforma que revoluciona o storytelling

O Interlude é uma ferramenta que permite  visualizar, construir e editar vídeos interactivos (mesmo para aqueles que não dominam as várias linguagens de programação) e para encontrar novas formas de comunicação com os utilizadores. Equipado com todas as ferramentas e um software de edição diferente daquilo que está habituado, promete passar os seus conteúdos audiovisuais para um nível que nunca imaginou ser possível.

Antes que comece a ficar assustado com a ideia de fazer um vídeo interativo, tenha calma. O Interlude reconhece que esta é uma área a crescer e faz de tudo para o ajudar a utilizar a ferramenta e, acima de tudo, explicar como alcançar o sucesso. Prova disso são os muitos vídeos interativos que se encontram na sua página, que estão sempre acompanhados de um tutorial que mostra como foi possível dar forma a um vídeo que pode contar mais do que uma história.

 

O vídeo Three Elevators – que nos permite ver as reacções de três pessoas, em três elevadores diferentes, enquanto sobem para o mesmo andar – é um excelente exemplo do que acabei de dizer.

Com facilidade, pode gerir todos os conteúdos que produziu e criar várias formas de contar a história, permitindo que o espectador carregue em botões para decidir qual o rumo que a história deve serguir. Isto é altamente revolucionário.

O conceito, ainda que esteja a emergir e prometa marcar o mercado nos próximos cinco anos, não é totalmente novo. No nosso blog já tínhamos falado, há uns anos, do sucesso do vídeo interativo da marca de corretores Tippexperience. Este vídeo, que se tornou rapidamente um sucesso, permitia ao utilizador controlar o rumo da história. Ainda que já não funcione hoje, na altura o sucesso e novidade desta estratégia foi suficiente para tornar o conteúdo viral.

E que tal produzir agora um vídeo capaz de se tornar viral? É isso mesmo que pode fazer no Interlude. O processo é interessante e o roteiro deverá ser pensado com regras, sustentado num universo de possibilidades. Poderá inserir o vídeo em qualquer ambiente online e seguir as métricas de visualização, cliques e envolvimento na secção Treehouse da plataforma.

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *