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Plano de Comunicação: qual a importância e como fazer?

Plano de Comunicação: qual a importância e como fazer?

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Contar com um plano de comunicação é o primeiro passo para orientar todas as ações da empresa. Hoje em dia, essa prática deve estar de acordo com os valores do negócio e se ajustar aos objetivos a serem conquistados.

Para isso, um planejamento estratégico faz toda diferença. Mas mesmo para criar essa ação na organização, é preciso contar com um planejamento eficiente. Isso porque, ele desenvolve uma compreensão clara sobre a forma como a marca vai alcançar seu público.

Não é por acaso que esse plano é uma das ferramentas mais importantes para garantir comunicação de equipes e promover resultados. Pensando nisso, preparamos este texto para que você conheça esse documento e como colocá-lo em prática de forma eficaz.

Boa leitura!

O que é plano de comunicação e qual a sua importância?

Um plano de comunicação o ajudará a fornecer dados com eficiência às partes interessadas. Ele identifica as mensagens promovidas, a fim de serem direcionadas aos canais ideais.

De forma simples, trata-se de um plano minucioso para entregar qualquer informação estratégica a um certo público.

Isso serve para impulsionar vendas, ampliar a conscientização do público sobre uma mercadoria ou serviço ou até mesmo um lançamento. Assim, tudo isso necessita da criação de um plano de comunicação na empresa.

Há dois modelos de planos de comunicação conforme o público-alvo. Eles podem ser internos ou externos:

  • Interno: é voltado para colaboradores. É um plano de implementação de uma reunião de ações que visa promover a transferência de informação e conhecimento entre funcionários e empresas. Sua função é criar um bom ambiente laboral;
  • Externo: dirigido ao público de interesse. Sua meta é otimizar a imagem da marca. Liga-se ao relacionamento da organização com os diferentes stakeholders. Podem ser acionistas, consumidores, fornecedores ou o público em geral.

 

 

Qual a função de um plano de comunicação?

Um plano de comunicação é essencial para unificar a mensagem de sua marca. Tanto os profissionais envolvidos quanto o público-alvo conhecerão a personalidade, objetivos e valores da empresa, e você evitará confusões de ambos os lados.

Além do mais, um plano de comunicação possibilita planejar os recursos do seu negócio auxilia também na orientação de materiais e pessoas, de maneira estratégica e ordenada.

Ele também é útil para quem deseja ter uma visão geral das estratégias a serem desenvolvidas. Sempre com o foco de repassar a mensagem certa ao público. Uma mensagem que vai determinar como empresa e que vai definir os caminhos do seu negócio.

Como criar um plano de comunicação?

Entender os objetivos e definir ações de plano de comunicação só será possível com um planejamento bem feito. Sendo assim, preparamos um passo a passo para que você aprenda como criar o seu. Confira!

Analise o mercado e o seu negócio

A primeira coisa que você deve fazer é compreender a atual situação do seu negócio e como está o mercado. Então, inicie detalhando o que a sua organização faz e como a comunicação é realizada. O que funciona bem? O que precisa otimizar?

Dessa forma, analise também as situações políticas, econômicas, sociais e tecnológicas, visto que essas são questões que podem provocar impactos no negócio e isso pode ser tanto de modo positivo quanto negativo.

Então, fazer uma análise da matriz conhecida como FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), é fundamental. Isso para entender como está seu nível de competitividade no mercado e em que ponto deve haver foco.

 

Compreenda a realidade da sua empresa

Entender a realidade do seu negócio e seu posicionamento é muito importante para criar um plano de comunicação. Para promover esse estudo, é essencial fazer uma auditoria a fim de saber em que estágio a organização se encontra.

Além disso, será mais fácil entender se há algum plano de comunicação em execução no momento presente. Esse é o momento de averiguar como a sua companhia está no mercado, quais são os seus acertos e erros nos últimos meses, por exemplo.

Para isso, o ideal é:

  • Efetuar pesquisas internas e grupos focais;
  • Incentivar reuniões de brainstorm perante sua equipe de comunicação;
  • Captar dados interessantes de outros departamentos da empresa para analisar como se encontra a comunicação interna. Vai servir também para ponderar sobre a percepção dos seus colaboradores em relação à instituição.

 

 

Analise seu público e sua concorrência

Além de saber como sua empresa está no mercado, também é importante monitorar a concorrência. Isso vai ajudar a descobrir o que eles estão fazendo.

Por isso, verifique o comportamento das organizações que competem pelos mesmos clientes. liste, também, quais são as melhores e piores práticas feitas por elas. Avalie como capacitar-se com cada uma dessas ações.

Não se esqueça de estudar como é o comportamento do seu público: averiguar como os consumidores se comportam e se estão fidelizados. Ressaltamos que é interessante também saber os seus hábitos de compra e se há dúvidas comuns entre eles no dia a dia.

Para isso, é fundamental juntar-se à equipe de vendas e atendimento. Isso vai facilitar que você acompanhe a rotina desses colaboradores para descobrir como seu cliente está se relacionando com sua empresa.

Dê atenção aos objetivos da empresa

Não seria diferente se um atendente de uma loja utilizasse os termos técnicos e a formalidade de um profissional jurídico?

Assim, quem trabalha diretamente com o público necessita de uma comunicação próxima, clara e amigável.

Os consumidores atendidos por um profissional com termos tão formais certamente sairiam confusos. Isso porque expressões desconhecidas poderiam deixá-los insatisfeitos por falta de comunicação clara e objetiva.

Para as empresas, funciona de modo parecido. A comunicação é um dos setores que mais necessita de alinhamento com o negócio. Ela deve ser harmônica com sua identidade e com seu posicionamento.

Além do mais, é essencial estar de acordo principalmente com suas metas. O que sua empresa busca? Mais visibilidade? Você só vai conseguir tudo isso se souber quais resultados espera e, por conseguinte, como chegar até eles.

Conclusão

Enfim, um plano de comunicação faz toda diferença para o processo de desenvolvimento de uma empresa. É um documento estratégico que pode tornar um negócio referência de sucesso no mercado.

Então, envolva sua equipe na sua colaboração e engaje-os na execução do planejamento. O público interno é um dos maiores embaixadores da sua marca.

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