Home / E-mail Marketing /

5 ferramentas essenciais para quem deseja praticar marketing digital

5 ferramentas essenciais para quem deseja praticar marketing digital

site auditing tools     

Não quero ser dramático, mas os profissionais de marketing digital hoje vivem e morrem pelas estratégias e ferramentas que utilizam diariamente.

Espera-se que os especialistas de marketing modernos estejam num milhão de lugares ao mesmo tempo. Quer estejamos vasculhando dados ou ajustando a nossa presença social, contar com as ferramentas de marketing digital certas significa economizar tempo e manter a nossa sanidade mental.

Por isso mesmo, decidimos reunir uma lista de ferramentas valiosas e essenciais para os profissionais de marketing. Afinal, não existem duas equipas de marketing iguais.

Não importa se você está num grupo de trabalho reduzido ou se está à procura de ferramentas de marketing digital de nível empresarial – esta lista tem apenas aquilo que é essencial.

 

BLOG CORPORATIVO

A estratégia digital de qualquer empresa que deseja ter sucesso na Internet deverá integrar uma comunicação digital que apresente mais do que uma simples tentativa de venda de produtos ou serviços através de um website.

O ideal é a empresa criar um Blog Corporativo que seja um ponto de encontro para pessoas informadas, participativas e envolvidas no seu segmento específico e, se possível, influenciadoras dos comportamentos de outros.

Se uma empresa apoia a sua identidade em determinado sector de negócios, será dentro da cultura desse mesmo sector que terá de actuar como emissor, receptor, interlocutor, promotor e instigador. Para fazer isso com eficácia e controlo, o Blog Corporativo é uma ferramenta fundamental.

Qualquer negócio terá mais sucesso quanto mais envolvimento, emoção, relacionamento e sentimento existir com o público-alvo. E esses valores podem e devem ser transmitidos através de um Blog Corporativo que pratique Marketing de Conteúdo.

A utilização de um Blog Corporativo como fonte de tráfego qualificado tem vantagens múltiplas, pois permite criar e gerir conteúdo regularmente de modo a suprir as lacunas que um website institucional apresenta nas fontes de tráfego existentes: Google + Redes sociais + E-Mail + Referências Externas.

A ideia é criar um Blog com conteúdos otimizados para atrair o tráfego ideal, que proporciona visitas qualificadas para o website tendo em vista a conversão das visitas em compras efectivas. Assim, o Blog Corporativo deve reflectir o espírito, missão e valores da empresa e pode ser integrado dentro do website mesmo possuindo um url diferente.

A nível técnico, o Blog Corporativo é também muito fácil, rápido, flexível e prático de gerir (ao contrário da maioria dos websites institucionais). Se for realizado em WordPress como recomendamos existem ainda muitas outras vantagens técnicas para efeitos de acções no Google e Redes sociais, nomeadamente com a utilização de plugins WordPress.

Em resumo, com um Blog Corporativo pode:

  • Gerar mais Autoridade para a sua empresa
  • Criar Reputação junto do público-alvo através da presença com Marketing de Conteúdo no campo de pesquisa orgânica do Google e nas redes sociais
  • Capturar listas de e-mail qualificadas para Funis de Venda previamente estabelecidos

 

 

E-MAIL MARKETING

O marketing por e-mail é uma prioridade para o seu negócio? Se não é, então deveria ser! A escolha do serviço de e-mail marketing certo pode ter um impacto significativo no sucesso da sua estratégia digital.

O e-mail marketing é uma das estratégias mais económicas para pequenas empresas. De acordo com a Direct Marketing Association, o e-mail marketing gera em média um retorno sobre o investimento (ROI) de 4300% para empresas nos Estados Unidos.

Estes resultados acontecem porque o e-mail marketing é fácil de gerir, oferece controlo total e permite que você estabeleça um contato direto com os seus clientes. Não está convencido da importância do e-mail marketing?

É fundamental entender que muito do seu sucesso com e-mail marketing depende inteiramente do software de e-mail marketing que você escolher, porque estes serviços são responsáveis ​​por garantir que os seus emails sejam realmente entregues.

Se você não for cuidadoso, acabará pagando muito mais dinheiro por menos recursos de marketing e taxas de entrega de e-mail terríveis (o que faz com que você perca ainda mais dinheiro). O que procurar numa boa ferramenta de e-mail marketing? Por que escolher o melhor serviço é importante?

Um bom serviço de marketing por e-mail deve permitir que você crie boletins informativos por e-mail altamente envolventes com uma interface de utilizador fácil (de preferência, editor de arrastar e soltar). Você deve ser capaz de enviar facilmente e-mails em massa que sejam realmente personalizados e direcionados sem muito trabalho. Isto também é conhecido como automação de marketing.

Além disso, o seu serviço de e-mail marketing deve facilitar a gestão da sua lista de contatos, segmentar utilizadores em grupos e acompanhar o desempenho das suas campanhas. Mais importante ainda, um bom provedor de serviços deste sector garante que as suas campanhas de e-mail não acabem na pasta de spam.

Dito isto, recomendo vários serviços de e-mail marketing, como o Aweber ou Mailchimp, que são dois dos mais populares. Mas existe, por exemplo, uma alternativa ao Mailchimp em português que é excelente. Chama-se Sendinblue.

Enquanto o Mailchimp cobra pelo volume de contatos nas suas listas, além do volume de e-mails que você deseja enviar, na Sendinblue isso não acontece.

Se você já envia e-mails em grande quantidade, então mudar do Mailchimp para a Sendiblue irá ajudar a fazer grandes economias. Porquê? Na Sendinblue eles não facturam o seu crescimento de lista, apenas os e-mails que envia. Resumindo: escolher a Sendinblue em vez do Mailchimp ou Aweber significa fazer uma grande economia nas suas campanhas de e-mail em massa.

 

50% of your traffic is mobile - is your WordPress website ready?
 

REDES SOCIAIS PARA NEGÓCIOS

As redes sociais podem e devem ser utilizadas como um canal de comunicação com o seu público-alvo. Porque são boas para estratégias de marketing e campanhas que podem dar origem a resultados reais.

Como você sabe, a comunicação e o marketing sofreram uma transformação e passou a ser multilateral e participativa, permitindo uma maior interacção com os seus clientes e potenciais clientes. O consumidor hoje pode interagir e conhecer os seus produtos/ serviços, promoções, notícias da empresa, lançamento de novos produtos e manter-se informado sobre qualquer novidade da marca a qualquer momento ou hora do dia ou da noite.

Em tempos de crise, apostar nas redes sociais é uma boa forma de fazer campanhas e publicidade com um baixo custo por contacto. É também uma excelente forma de conhecer informações sobre o seu público-alvo, saber quais são as suas necessidades e definir estratégias mais assertivas.

Pode e deve direccionar pessoas através das redes sociais para o seu website/blog/landing pages/páginas de vendas fornecendo informações relevantes ao seu público-alvo. É útil para melhorar o serviço ao cliente, pois permite uma relação mais próxima.

Em resumo, as principais vantagens das redes sociais para negócios são:

Aprender sobre o seu público

Obter maior reconhecimento da Marca

Gerar mais oportunidades de negócio

Expandir o seu público-alvo

Diminuir despesas de marketing

Obter feedback instantâneo

Gerar Compartilhamento = Relacionamento

Chegar à frente dos seus concorrentes

Aumentar o tráfego do site/blog e respectivos rankings no Google

 

GOOGLE ANALYTICS

O Google Analytics é um serviço oferecido pela Google que gera estatísticas detalhadas sobre o tráfego de um website e das suas fontes. É utilizado também frequentemente para medir conversões e vendas, quando os sites têm Objectivos definidos e Loja Online.

O Analytics é a ferramenta de recolha de dados sobre websites mais usada na Internet e permite rastrear visitantes a partir de todas as referências, incluindo motores de pesquisa, redes socais, tráfego direto e tráfego referencial.

Existem 3 tópicos principais dentro da ferramenta Analytics: PÚBLICO-ALVO + AQUISIÇÃO + COMPORTAMENTO. Dominar cada um deles irá assegurar que você compreende o seu trabalho e, sobretudo, como o seu público está a percepcionar o que você faz todos os dias.

 

GOOGLE SEARCH CONSOLE

O Google Search Console é mais uma excelente ferramenta gratuita da Google. Se o Analytics nos dá os resultados do exterior do site, o Search Console dá-nos uma visão de como o Google está a ler o interior. Na verdade, qualquer utilizador com um website deveria utilizar esta ferramenta já que é extremamente útil.

De forma simples: com esta ferramenta o Google diz-nos como ele próprio vê o site. Assim, é possível saber quais os esforços necessários para que a nossa página seja mais facilmente encontrada na Internet. O Google ajuda-nos a conseguir melhor pontuação e indica-nos o que estamos a fazer bem e mal.

As Ferramentas do Google para Search Console são um serviço gratuito oferecido pelo Google, que nos ajuda a monitorizar e a manter a presença do site nos resultados da Pesquisa Google. Não é necessária inscrição nas Ferramentas do Google para Search Console para que o site seja incluído nos resultados de pesquisa do Google. No entanto, a inscrição pode ajudar a entender como é que o Google vê o site e otimiza os resultados de pesquisa.

Com as melhorias que podemos implementar com esta ferramenta é possível atribuir ao website uma melhor pontuação, potenciando a sua performance. Na aplicação da sua estratégia digital deve utilizar o Google Search Console para monitorizar o tráfego do website, otimizar o page ranking e tomar decisões informadas sobre qual deverá ser a aparência do site nos resultados do motor de pesquisa.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]