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5 resoluções de Ano Novo para melhorar o desempenho de um website

5 resoluções de Ano Novo para melhorar o desempenho de um website

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É verdade que já estamos a meio de Fevereiro, mas nunca é tarde para começar a mudar as suas táticas e, sobretudo, a melhorar o desempenho de um website. A entrada num novo ano é sempre uma época emocionante. Representa um novo começo, uma oportunidade de experimentar coisas novas e melhorar. E para os profissionais de marketing digital não é diferente, pelo contrário, serve precisamente como estímulo.

Você pode por exemplo criar um plano de marketing digital ou plano para redes sociais emocionante para 2021 que levará as suas ações para outro nível. Certo? E não tem de se limitar a este ano, pois de facto as recomendações que listamos neste post servem para qualquer ano! 🙂

Confira 5 dicas eficazes para melhorar o desempenho de um website

 

Instale o MonsterInsights no seu site ou blog WordPress

O MonsterInsights é frequentemente considerado um dos melhores serviços de integração do Google Analytics para proprietários de sites em WordPress. Neste momento, este plugin tem mais de 2 milhões de utilizadores que usam esta ferramenta para relatórios analíticos. Como sabemos, o Google Analytics é a única fonte confiável de rastreamento analítico para sites. Mas, há um pequeno problema.

O Google Analytics não é fácil de usar e pode ser muito complicado para iniciantes e proprietários de sites como você, que estão muito focados em gerar ótimos conteúdos (e não muito empenhados em ler estatísticas enfadonhas).

O MonsterInsights foi originalmente desenvolvido por Joost de Valk, o programador por detrás do Yoast SEO. Conforme a Yoast crescia, a empresa decidiu concentrar-se exclusivamente em produtos de SEO, e o anteriormente conhecido como plugin Google Analytics by Yoast encontrou um novo lar em 2016 com Syed Balkhi, sendo rebatizado como MonsterInsights.

Graças a Syed Balkhi, o MonsterInsights agora tem um único objetivo: tornar a análise fácil para iniciantes, sendo comercializado pela mesma equipa que faz os plugins OptinMonster e WPForms.

Se você é um especialista em Google Analytics, não precisa de uma ferramenta de análise para o seu site WordPress. Então, por que você ainda deve usar uma ferramenta como MonsterInsights? O MonsterInsights revela todas as informações que você precisa num piscar de olhos, tornando a análise fácil mesmo se você for um iniciante.

Mais importante, o MonsterInsights também é muito mais fácil de configurar do que o Google Analytics. Um iniciante no WordPress pode não saber como ou onde colocar o código de rastreamento. Mas a configuração com MonsterInsights é muito mais fácil – você não precisa editar nenhum código no seu site.

E assim vai entender facilmente quais os tópicos e formatos que o seu público mais gosta, para que você possa criar mais conteúdo do género, pode ver como as pessoas encontram o seu site, para que você possa concentrar os seus esforços nas táticas de marketing que funcionam, assim como definir e acompanhar as suas metas de conversão para saber como melhorar e otimizar o seu site.

Tudo na mesma ferramenta e dentro do seu dashboard!

 

Instale o WPtouch no seu website para ter óptimos resultados no mobile

Certificar-se de que o seu website funcione bem e tenha uma aparência linda em dispositivos móveis pode ter sido um recurso interessante há 5 ou 10 anos atrás, mas hoje é necessário para todos os sites na web. Por que razão o seu site deve ser 100% compatível com dispositivos móveis?

De acordo com a Marketing Land, os dispositivos móveis respondem por 65% do tempo da mídia digital, com os desktops tornando-se secundários. Hoje, mais da metade de todo o tráfego da Internet é proveniente de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. E o tráfego móvel continua a crescer a cada ano.

Se o seu website não for otimizado para smartphone, você está a perder todo esse tráfego – e isso só vai piorar com o passar do tempo. Como você pode tornar o seu site compatível com dispositivos móveis? Existem algumas opções populares quando se trata de fazer seu site ter uma boa aparência em todos os dispositivos. Eles são: Design responsivo e Site móvel separado.

Cada método tem seus prós e contras. Usar um design responsivo é um método popular para muitos sites porque você só precisa manter um site. No entanto, um design responsivo pode carregar mais lentamente, pois precisa de ajustar o design dependendo do dispositivo detectado.

Ter um site para smartphone totalmente separado cria mais trabalho para o proprietário do site, já que 2 sites precisam de ser mantidos e atualizados. Mas, se os seus utilizadores de desktop e móveis têm objetivos e necessidades muito diferentes, esta pode ser a solução ideal. Além disso, você pode otimizar o seu site para telemóvel para carregar muito mais rapidamente do que a sua versão para desktop.

Mas, se você está à procura uma maneira fácil de tornar o seu site WordPress existente compatível com dispositivos móveis, sem sacrificar o seu design actual existe uma óptima solução: Você pode fazer isso com o plugin WPtouch.

WPtouch é um plugin para WordPress que torna o seu site compatível com dispositivos móveis com apenas alguns cliques. O plugin é recomendado pelo Google e cria instantaneamente uma versão do seu site otimizada para dispositivos móveis que passa no teste do Google Mobile.

A versão gratuita do plugin está disponível para download no repositório do WordPress. A versão pro inclui vários temas e complementos úteis. WPtouch é realmente o melhor dos dois mundos quando se trata de design responsivo em comparação com sites separados para desktop e móveis.

Porquê? Porque o WPtouch cria uma versão móvel simples do seu site automaticamente, sem ter que usar um subdomínio ou URL separado. Ele deixa a versão desktop do seu site completamente intacta, enquanto puxa todos os dados para criar uma versão móvel elegante. A versão móvel do seu site pode ser totalmente personalizada com temas e configurações separados, sem afetar o tema e aspecto do site original.

 

Use a Webinarjam para realizar eventos virtuais

 

Em anos anteriores era suficiente convidar clientes para um workshop físico offline e depois concentrar a sua energia em influenciar as suas primeiras impressões num ambiente que você pudesse controlar.

Agora, convencê-los a dar esse passo requer mais do que um convite caloroso. Devido à pandemia Covid-19 tornou-se necessário melhorar este tipo de experiências, passando por exemplo a fazer Webinars online em substituição dos Workshops tradicionais. Existem muitas ferramentas para essa tarefa, como por exemplo a Webinarjam, que oferece um período gratuito de testes de 14 dias para saber se esta poderá ser a ferramenta ideal para concretizar este passo audacioso.

Famosos no mundo dos cursos online, os webinars têm vindo a ganhar força nos últimos anos. Atualmente, não servem só para dar conferências e há inclusive entrevistas feitas em direto e transmitidas exclusivamente através da Internet. A interação é um fator primordial: através de um sistema de chat ou de comentários, os espectadores vão deixando perguntas a que os autores dos webinars podem responder.

A expressão é de origem inglesa e serve de abreviatura para web-based seminar (seminário assente na rede). Nalguns casos, é necessária inscrição prévia, mas existem situações em que a “entrada” é livre. A facilidade de acesso é uma das principais vantagens, mas não é a única. Graças às suas características, os webinars derrubam distâncias geográficas e trazem vantagens para as pessoas de ambos os lados do ecrã: o conferencista chega a uma plateia maior e a plateia pode assistir e participar sem ter de sair de casa.

A poupança é outro fator a salientar. Se está a dar os primeiros passos como infoprodutor ou se pretende vender um produto online, é muito mais barato aderir a uma plataforma de webinars do que alugar uma sala de conferências ou um auditório. No final, mesmo que não venda nada, não terá custos associados à palestra. No fundo, basta um computador para que consiga chegar a qualquer ponto do mundo.

 

Comece um blog ou melhore o que você já tem

Muitas coisas sobre os blogs mudaram desde os primeiros “weblogs” da década de 1990, que se transformaram no núcleo da estratégia de marketing de conteúdo nos anos 2000. Mas uma coisa não mudou: para um website institucional ter um blog como ferramenta de apoio continua a ser um meio de marketing digital tão vital como sempre.

Nunca é tarde para começar. Aqui está um passo a passo simples:

Pergunte ao seu webmaster o que seria necessário para criar um blog na plataforma do seu site. Pode ser relativamente simples. Muitas plataformas populares, como o WordPress, têm esse recurso integrado.

Crie uma lista de perguntas que os seus habituais clientes fazem antes de decidirem sobre os seus produtos e serviços.

Crie um calendário editorial com tópicos que respondam a essas perguntas e comprometa-se a publicar conteúdo de forma consistente. Inclua uma imagem (fotografia original ou adquira os direitos em plataformas de fotos públicas) em cada post.

Comprometa-se a promover esse conteúdo nos seus canais de redes sociais e listas de e-mail existentes.

O marketing de conteúdo é uma estratégia de longo prazo. Levará algum tempo para ver a maioria dos benefícios (por exemplo, subir no topo das classificações do mecanismo de pesquisa para termos relevantes). Mas certamente existem benefícios de curto prazo, especialmente se você estiver a partilhar links dentro dos artigos para o seu website principal.

Se você já tem um blog, existem muitas maneiras de levá-lo para o próximo nível. Este é um ótimo momento para examinar cuidadosamente a sua estratégia de blog e considerar fazer melhorias.

 

Crie uma estratégia de vídeo ou melhore a que você já tem

O vídeo está em toda parte. Os seus clientes potenciais da Geração Z estão a envolver-se fortemente com o conteúdo de vídeo online. Eles esperam que você faça o mesmo.

Dizer que eles “assistem” a vídeos do YouTube é uma expressão quase desatualizada. Esta geração não está apenas a consumir vídeo. Eles estão acostumados a conectar-se com os criadores de conteúdo. Muitos deles desejam tornar-se também criadores de conteúdo, se é que ainda não são. Esta é uma grande oportunidade para os profissionais de marketing.

O segredo é parar de pensar no vídeo como apenas um meio de apresentação. Hoje, mais do que nunca, é uma ferramenta de comunicação. Se você ainda não está a publicar conteúdo no YouTube, não há momento como o presente. E se estiver, pergunte-se como você pode aproveitar melhor o vídeo para corresponder à sua estratégia digital.

Inspire-se. Veja o que outras empresas estão a fazer no YouTube para ter sucesso.

Empenhe-se e esteja preparado para conectar-se com os utilizadores, não apenas apresentar informações.

Convide os utilizadores para se inscreverem no seu canal e lista de e-mail.

Isto tudo pode ser feito de forma mais fácil e económica do que você pensa. E gerar óptimos resultados!

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