Home / Estratégia Digital /

Afinal, qual é o papel do SEO em 2022? Descubra agora?

Afinal, qual é o papel do SEO em 2022? Descubra agora?

Share this article

    

O SEO, ou Search Engine Optimization, tem vindo a ganhar cada vez mais notoriedade no mundo dos negócios. Trata-se de uma estratégia de posicionamento orgânico avançada, que “promove” os sites nos diferentes motores de busca, garantindo, assim, a visibilidade de uma determinada marca, serviços ou produtos online.

Se estiver atento, o trabalho do SEO também entra em ação em sites como o Sportingbet Bonus, fazendo com que este apareça em destaque nas pesquisas.

As tendências mudam de ano para ano e no meio digital é imperativo manter-se atualizado, pois uma distração pode fazer com que fique para trás, obsoleto.

Em 2022, entre as várias tendências de SEO, podemos destacar as imagens para o Google Lens, a pesquisa por voz, o princípio de EAT e a utilização de vídeos. 

Imagens para o Google Lens 

A ideia da ferramenta de pesquisa da Google, de seu nome Google Lens, lançada em 2018, foi facilitar a pesquisa. Neste caso, em vez do utilizador descrever a imagem que vê, pesquisa exatamente aquilo que vê. Isto é, se quer saber o que está a ver à sua frente, tire-lhe uma foto com o Google Lens e terá resultados de imagens semelhantes.

A ferramenta faz uma espécie de reconhecimento da imagem, num sistema que funciona através da inteligência artificial em que o algoritmo tenta entender a intenção de pesquisa com aquela imagem e mostra-lhe resultados semelhantes. 

Pesquisa por voz

Esta é uma forma de pesquisar que está diretamente relacionado com a possibilidade de realizar tarefas em multi-tasking. Por exemplo, conduzir sem afastar as mãos do volante. Aqui, basta acionar o microfone e pedir o que pretende ao assistente virtual, em vez de escrever.

 

Num mundo cada vez mais acelerado, a vantagem da pesquisa por voz é, sobretudo, a rapidez. Estudos indicam que o Ser Humano fala muito mais rápido do que escreve. A Google também tem um assistente virtual próprio para pesquisa por voz, o Google Assistant, que é considerado o melhor em termos de resposta. Se vai pesquisar por voz, privilegie as descrições mais longas. 

Princípio de EAT 

EAT é uma sigla que significa Expertise, Authoritativeness and Trust, ou seja, Expertise, Autoridade e Confiabilidade. Porque é que estes princípios são importantes? Porque são um conjunto de práticas de SEO recomendadas pela Google.

De acordo com o blogue do Google Webmasters “a empresa desenvolve essas diretrizes para ajudar os profissionais a perceberem o que é que a Google vai ver num site, em termos de qualidade”.

Caso os sites não sigam estas normas, o algoritmo da Google não os vai classificar adequadamente. Para cumprir o EAT é recomendável que siga algumas dicas, tais como fazer menções sobre o autor dos artigos, citar evidências científicas e corrigir sempre os erros.  

Utilização de vídeos 

À semelhança das imagens, os vídeos também são fundamentais. Também os vídeos necessitam de se fazer acompanhar por título do texto, descrição, uso de “tags” e “links” na página. Tendo na mira a perspetiva de otimização do SEO, saiba que os vídeos são conteúdos mais imediatos e que passam mais segurança para os utilizadores.

Estudos também revelam que os utilizadores gastam mais tempo em páginas com vídeos. E se estivermos a falar de páginas de vendas online, o tempo de visita é fundamental para concretizar a venda.

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *