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Top 10 dos melhores blogs de grandes marcas

Top 10 dos melhores blogs de grandes marcas

by Tiago Leão

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Numa altura em que se fala muito de blogs, alguns especialistas acreditam que a tendência é o aparecimento de mais blogs pessoais e a extinção daquele que é conhecido como blog empresarial. Utilizados ainda hoje como ferramentas indispensáveis a nível de Marketing Digital, estes são importantes canais para a partilha de conteúdos relacionados com a empresa mas através de um registo mais informal e direto.

Ainda assim, existem empresas que continuam a primar pelos conteúdos colocados nos seus blogs. Debruçando-se sobre este tema, o especialista de marketing digital Mark Schaefer avaliou os blogs daquelas que são algumas das maiores empresas norte-americanas. Para isso, utilizou por base o Top 500 das melhores empresas norte-americanas, publicado na revista Fortune. Mas, será que as grandes marcas comunicam bem?

Os critérios em que se baseou variam e vão desde a qualidade do conteúdo, ao envolvimento com a audiência através da partilha com as redes sociais. Quais terão sido as conclusões? Pois, já lá vamos. Leia este artigo e contribua para o debate: afinal, será que os blogs empresariais das grandes marcas estão mesmo a morrer?

Confira também a nossa análise ao Template WP Profit Builder, que é perfeito para blogs corporativos, neste post em Como o WP Profit Builder Mudou Para Melhor os Meus Negócios Online

Os blogs das grandes marcas

Coca-Cola Unbottled

A marca Coca-Cola dispõe de um arsenal variado de websites mas o blog “Unbottled” é a prova viva de um blog empresarial de sucesso e excelência. Conteúdo rico, histórias alinhadas com os objetivos da empresa e engajamento responsável por parte da audiência. E, por falar em audiência, destacamos que os visitantes não são apenas clientes: funcionários e parceiros da própria marca fazem também parte da audiência, encontrando no espaço informação que realmente lhes interessa.

A Coca-Cola é, por si só, uma mestre na área do Marketing. Os seus emblemáticos anúncios provaram isso ao longo das últimas décadas. Com o digital, a marca conseguiu manter o nível e colocar-se entre as melhores das melhores.

coca cola unbottled

Walmart

A multinacional norte-americana é a primeira a surgir na lista elaborada pela revista Fortune e tem também um excelente blog para combinar com o título. Os conteúdos variados tocam em todas as áreas, desde os produtos que pode encontrar na loja a dicas para fazer compras, histórias da empresa, campanhas e notícias.

O trunfo principal está nas histórias de interesse humano: mais do que uma empresa que procura ser low-cost, a Walmart procura cuidar das pessoas e comunidades. Esse espírito encontra-se bem representado no blog. Os posts são produzidos por funcionários reais, desde diretores de departamentos a funcionários básicos de loja.

walmart

Allstate

A Allstate é uma empresa de seguros. No seu blog, a aposta em conteúdos é evidente: entre os muitos artigos, encontram-se dicas de segurança para famílias, lares e empresas. O aspeto visual é apelativo e bem organizado. As cores são tranquilas e condizem com o slogan da página: “Everyday peace of mind” (algo como “a paz de espírito de todos os dias”).

Embora seja capaz de refletir perfeitamente a empresa, o blog apresenta um defeito. Quem o diz é Mark Schaefer que salienta a falta de testemunhos pessoais, algo que seria muito relevante para conquistar novos consumidores.

allstate

Whole Foods

Através de um conteúdo atraente e relevante, a empresa Whole Foods demarca-se por ter um dos melhores blogs no cenário das redes sociais. As publicações, além de comerciais, transmitem bem o lema de uma empresa que se assume como aberta, disponível e virada para os seus clientes. Alguns dos posts produzidos surgem mesmo em resposta a certas perguntas dos utilizadores. Assente numa estrutura nada complicada, o blog conta com a participação de uma equipa diversa de escritores.

whole foods

ADP

A ADP (Automatic Data Processing) é uma empresa Business 2 Business que trabalha na área das soluções informáticas para grandes empresas, como Standard and Poor’s ou a Moody’s. O blog é funcional, apelativo e permite a qualquer pessoa uma navegação fácil entre os posts.

A linguagem é técnica, mas simultanemente acessível para todos os que entrarem no site. Outro aspeto positivo é o fato de explorar a coluna lateral, onde são colocados os especialistas da marca (algo que ajuda a construir a credibilidade) e onde se encontra um formulário para que se possa captar o e-mail de todos aqueles que consultarem o blog.

adp

Celanese

A primeira coisa que precisa de saber é que a Celanese é uma empresa de químicos, representante de uma indústria que não está habituada às luzes da ribalta na Internet e redes sociais. Por isso mesmo, é de louvar o esforço e desempenho da empresa por apostar num blog arrojado que mantém uma posição digna na blogosfera.

 

O blog conta com conteúdo equilibrado e consegue tocar no internauta. É fascinante ver um assunto supostamente desprovido de emoções tornar-se no motivo de histórias que conseguem comover. A estratégia usada? Tal como a Walmart, a Celonese confia a produção do blog aos seus funcionários e não a agências especializadas na produção de conteúdos multimédia.

celanese

Caterpillar

Segundo Mark Shaefer, a Catterpillar é um exemplo de como as empresas que possuem um modelo de negócio B2B devem comunicar. A empresa fez uma aposta forte na produção de conteúdos, assim como no fator interatividade. Tal pode ser comprovado pela correta utilização das redes sociais, assim como pela criação de um fórum que incentiva a discussão entre os seus clientes.

caterpillar

Disney

O blog da Disney é provavelmente um dos blogs mais felizes da Internet: Mary Poppins, Winnie The Pooh e quizzes sobre os filmes da Disney fazem deste espaço uma verdadeira Disneyland virtual. Além disso, faz um excelente trabalho ao retratar histórias de visitantes da loja.

Ainda assim, de acordo com Mark Schaefer, existem alguns pontos que não jogam muito a favor da marca. Primeiro, quem é que escreve os posts da Disney? Embora tenham dado destaque aos produtores de conteúdos há alguns anos atrás, ninguém sabe onde estão esses produtores agora. Porquê investir em conteúdo produzido por uma entidade anónima e não por uma pessoa real?

disney blog

General Electric

A General Electric é uma das empresas norte-americanas mais reconhecidas. A multinacional do ramo das energias apostou na criação de uma área de notícias, onde o internauta pode acompanhar a par e passo tudo aquilo que se passa na empresa. O blog é apelativo e funcional, mas há um erro apontar.

Para Mark Shaefer, o blog da General Electric é demasiado corporativo. Porquê? Porque todos os posts publicados são sobre a empresa, em vez de terem como foco os  seus potenciais consumidores. O estilo de linguagem usado é virado para aqueles que acompanham a atualidade do mundo das energias e querem estar sempre um passo à frente.

general electric

Home Depot

O blog da Home Depot – empresa de artigos e decoração para casa – merece um lugar nesta lista por usar o espaço do seu fórum para ensinar pessoas a usar os seus produtos eficientemente. O engajamento é moderado, expressado sobretudo através de comentários e partilhas nas redes sociais. Uma falha apontada, no entanto, é a ausência de hiperligações que unam a página principal e as redes sociais, estratégia essa que podia lançar ainda mais a empresa.

homedepot

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