Home / Aplicativos /

Conheça agora os melhores aplicativos para escritores

Conheça agora os melhores aplicativos para escritores

  

A matéria-prima do trabalho do escritor são as palavras, disso não há dúvidas. Despejar frases em um espaço em branco aos olhos dos leigos parece uma tarefa simples.

Porém, a escolha das palavras certas para despertar a emoção certa na hora certa é, na verdade, um trabalho de artesão.

Se a matéria-prima da escrita são as palavras, é importante mencionar também as ferramentas que auxiliam o autor nesse trabalho. Há muito tempo foi a pena, depois veio a máquina de escrever. Hoje existe o computador.

O computador de braços dados com a internet ajudou a produzir literatura em escala industrial. Um exemplo disso é a possibilidade da autopublicação em plataformas digitais, como E-books e blogs.

Sim, é verdade, depois que a Amazon mostrou ao mundo o seu Kindle, o mercado editorial nunca mais foi o mesmo. Assim como o MP3 mudou o modo como escutamos música, o livro digital mudou a maneira como lemos histórias.

Já quando a conversa ruma para os blogs, não é um equívoco afirmar que eles são grandes aliados para o escritor. Por meio de um blog bem organizado e de layout responsivo, o escritor tem condições de levar as suas palavras para mais pessoas.

Por isso, quem é escritor e pensa em investir na sua presença digital, é importante ter um blog e, de preferência, com domínio registrado. O registro de domínio traz credibilidade e profissionalismo para o seu espaço na web.

Sendo assim, como um escritor depende muito da sua credibilidade, quanto mais recursos disponíveis para isso, melhor. E nesse sentido, ter um domínio próprio é fundamental para impulsionar a sua imagem como autor. Convenhamos, apenas talento não basta para quem ousa se aventurar no universo das palavras, a tal da credibilidade e do profissionalismo são essenciais e, por isso, um blog com domínio próprio é importante.

Qualquer leitor que acessar o seu site ou blog e ver o cuidado com o layout e com um domínio registrado, irá atestar a seriedade do trabalho.

Descubra aplicativos para escritores contarem histórias

Computadores, blogs e redes sociais são algumas ferramentas que a tecnologia trouxe para os autores com o intuito de facilitar o trabalho de escrita.

Contudo, em um mundo onde cada vez mais aplicativos se proliferam para ajudar as mais variadas profissões, a literatura não ia ficar para trás. Era óbvio que a tecnologia iria sorrir para o ofício da escrita.

Por essa razão, quem é escritor e quer uma mãozinha da tecnologia para aprimorar o seu trabalho, poderá contar com aplicativos diversos. Há aplicativos que auxiliam na divisão de capítulos das histórias, há aqueles que ajudam na criação de personagens, bem como outros que são úteis na tarefa da diagramação. Veja a seguir alguns exemplos.

Scapple

Esse aplicativo foi criado com o objetivo de facilitar as anotações e a ordem das ideias durante o processo de escrever a história.

Por meio do Scapple se torna mais fácil anotar todos os detalhes que o autor considera importante para a sua narrativa.

Além disso, esse aplicativo permite que o autor inclua imagens e documentos para ordenar todos os elementos da sua narrativa em um único ambiente.

Ele é muito útil para armazenar ideias que, mais tarde, poderão ser aproveitadas no texto.

Evernote

Ele é um aplicativo bastante intuitivo e, assim como o Scapple, também é eficiente para o autor efetuar anotações importantes.

No entanto, além da função de anotações, ele também possibilita a realização de pesquisas mais aprofundadas, envolvendo inclusive a anexação de documentos em pdf às notas.

Além dessas funções fundamentais não apenas para escritores ficcionistas, mas também para redatores produtores de conteúdo, ele também permite efetuar a cópia de uma página inteira da web com o Web Clipper.

O Evernote possui também alguns recursos de edição, o que facilita muito no trabalho de organização e edição do texto.

yWriter

Esse é um aplicativo concebido pensando no trabalho de autores de ficção, especialmente quando se trata de histórias mais longas, com vários capítulos e uma miríade de personagens.

Apesar das várias funcionalidades, o yWriter é um aplicativo intuitivo. Uma das suas principais características é permitir que o autor, em seu processo de escrita, divida o livro em capítulos e cenas.

Diante dessa característica, o yWriter auxilia o escritor a organizar as ideias, a determinar perfis variados de personagens, bem como imaginar e estabelecer diferentes cenários.

Há ainda a possibilidade de efetuar anotações, acrescentar imagens e anotar comentários durante o processo de criação do livro. Dessa maneira o autor tem à disposição um bom material mostrando o que pode ser usado ou retirado da sua história.

Sigil

Esse software é indicado para aqueles autores que pretendem publicar um e-book.

Após o desenvolvimento do texto, o Sigil permite efeutar a formatação e as edições necessárias para transformar o seu trabalho em um digital.

Vale lembrar, porém, que ele trabalha apenas com arquivos no formato ePub.

Conclusão

Escrever qualquer material, seja ele ficção ou não, exige uma boa dose de pesquisa e também organização e planejamento. Portanto, para ordenar as ideias e conteúdo, esses aplicativos voltados para escritores podem ser de grande ajuda.

NOTA: Este artigo foi publicado originalmente no Blog Mundo de Livros com o título Quais os melhores aplicativos para escritores?

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Blog Mário Caetano

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]