Home / Marketing digital /

Como ganhar dinheiro na Internet usando blogs?

blogs

Como ganhar dinheiro na Internet usando blogs?

 

Hoje não só é possível ganhar dinheiro na Internet: é possível também viver apenas do lucro gerado por um blog ou website. Por cá, acreditamos que as estratégias de sucesso residem na criação de um blog, ou até mesmo várias, e na aplicação de múltiplas táticas que “atacam” em várias frentes, sempre tendo como alvo a monetização dos resultados.

A blogosfera encerra em si um potencial imensurável. Porquê? Passamos a explicar. Os blogs são espaços na Internet, entre milhões de outras páginas, que permitem a uma pessoa ou grupo de pessoas partilhar as suas ideias e conhecimentos únicos. Com uma estrutura semelhante à de um diário, a interface permite a publicação rápida de novos conteúdos: texto, imagens, vídeos, infografias, entre outros.

Não interessa qual o tema sobre o qual quer escrever: atualidade, política, moda, cozinha ou lifestyle. Em blogs é possível escrever sobre tudo e mais alguma coisa. Uma vez que se trata de uma atividade sem custos, precisa apenas de ligar o computador, aceder à Internet, escolher um sistema de gestão de conteúdos e transpor para o ecrã aquilo que vai na sua cabeça. Quem dita as regras é você mesmo.

Mas os potenciais não se ficam por aqui: os blogs podem funcionar como uma fonte de lucro. Se procura alguma atividade para ganhar uma renda extra todos os meses, continue a ler com atenção este artigo.

Os básicos para ganhar dinheiro com blogs

Vamos começar pelos custos, um número que faz sempre parte das contas de qualquer pessoa. Os custos de investir na criação de um blog são muito baixos quando comparados àquilo que pode ganhar. Inicialmente, é algo que lhe pode custar cerca de 20 euros (para criar um domínio) e pode ir até aos 100 euros (caso opte por comprar um template diferente dos oferecidos pelos sistemas de gestão de conteúdos).

Além disso, esta é uma tarefa que pode fazer em qualquer lugar: no tablet enquanto vê televisão, no smartphone quando viaja no autocarro ou no computador durante as pausas que faz no trabalho.

 

Se ainda não está convencido, tenha em conta a recente popularidade destes novos meios de comunicação. Embora seja muito difícil perceber a dimensão da blogosfera, estudos indicam que existem pelo menos mais de mil milhões de blogs. Deste número, uma fatia de 18% dos bloggers já vive parcial ou inteiramente dos rendimentos de blogs.

Não estamos a dizer que basta criar um blog e fazer meia dúzia de publicações. Afinal, continuidade é palavra-chave do sucesso na blogosfera: assim como em qualquer outro negócio, é importante ter uma boa estrutura e, sobretudo, uma boa estratégia. Este deve ser o ponto de partida para conquistar sucesso. Mais tarde, se seguir o plano à risca, pode ganhar dinheiro suficiente para trabalhar unicamente em casa!

Para começar a ganhar dinheiro com blogs não é necessário ter muito tráfego, mas sim pessoas interessadas no que você tem para oferecer. Não vale de nada ter milhares de visitas diárias se nenhuma dessas pessoas estiver interessada em converter a visita em ação.

Como ganhar então dinheiro na Internet? As dicas que apresentamos focam-se principalmente no conceito de Search Engine Optimization – ou seja, otimizar os conteúdos do blog para que possam ser melhor indexados pelo Google. Isto serve para quê? Basicamente, para que o seu blog apareça entre os primeiros resultados da pesquisa do Google quando alguém digitar uma palavra-chave relacionada com o tema.

Outras técnicas de monetização podem também ser aplicadas, como a inclusão de anúncios Google AdSense e a inscrição em Programas de Afiliados. Comece a lucrar com a Internet e conquiste a liberdade económica que sempre desejou.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Blog Mário Caetano

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]