Home / Comércio Eletrónico /

O que é e qual a importância de ter uma carteira virtual?

O que é e qual a importância de ter uma carteira virtual?

Antes de prosseguir, vamos tentar perceber o que é uma carteira virtual ou e-wallet em inglês. Carteira virtual é nada mais nada menos o que o termo significa. É uma carteira para que se possa guardar algo, e neste caso é dinheiro. No mundo tradicional temos uma carteira para guardar umas notas e moedas enquanto a carteira virtual serve para guardar dinheiro.

Qual a diferença? Simples. Carteira tradicional anda sempre connosco e é aceite em toda a parte e a carteira virtual, embora ande sempre connosco, também poderá não ser aceite ainda em toda a parte. Contudo, com o evoluir dos tempos e das tecnologias, estes meios de pagamento virtuais estão cada vez mais presentes.

Podemos não nos aperceber, mas um cartão de crédito ou multibanco é de certa forma virtual e já está presente nas nossas vidas à vários anos. A principal diferença entre ambas as opções é a rapidez e facilidade. No caso tradicional pagar é imediato ao invés de fazer uma transferência que pode demorar dias a ser concluída. Com uma carteira virtual, basta que ambos os intervenientes detenham uma conta na mesma entidade para que a transferência seja imediata sem limite de fronteiras.

Como posso ter acesso a uma carteira virtual?

Com a evolução mencionada anteriormente, têm surgido imensas carteiras virtuais entre as quais se destaca o PayPal como a mais conhecida e mais segura do mundo. Mesmo não sendo possível uma segurança a 100% no mundo, o PayPal tem uns padrões de segurança muito rígidos.

Todas estas carteiras transaccionam praticamente todas as moedas que existem, onde se destaca o dólar americano e o Euro como as principais. Para obter uma conta nesta carteira ou outra, é meramente necessário um endereço de email e uma password. Com estes dois elementos pode enviar e receber dinheiro imediatamente com determinados limites que lhes são retirados assim que certificar a conta com um documento de identificação e comprovativo de morada.

Como posso depositar e levantar dinheiro?

Para depositar tem 3 formas principais:

E-Book para Bloggers
  • Adicionar um cartão de crédito e dar uma ordem de retirada do cartão para a carteira virtual
  • Transferência bancária com base no IBAN fornecido pela entidade
  • Bitcoin
  • Para levantar pode usar uma destas opções:
  • Troca por moeda real com outro utilizador
  • Pede um levantamento para a conta bancária
  • Compra um cartão de crédito da entidade, quando esta tem uma oferta, e pode usar esse cartão para compras ou levantamentos

Quantas carteiras virtuais existem?

Penso que seja impossível responder a esta pergunta, pelo menos para mim. Teria de fazer um estudo exaustivo para determinar a quantidade exata.

No entanto posso mencionar as mais relevantes e usadas por mim nos negócios online. São as seguintes:

Depois existem as carteiras BItcoin que servem apenas para esse efeito, ou seja, transacionar Bitcoin. Dentro das que eu uso destaco as seguintes:

Agora cabe-lhe a si decidir por onde começar caso precise duma carteira virtual.

 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]