Home / Comércio Eletrónico /

O que é e qual a importância de ter uma carteira virtual?

carteira virtual

O que é e qual a importância de ter uma carteira virtual?

  

Antes de prosseguir, vamos tentar perceber o que é uma carteira virtual ou e-wallet em inglês. Carteira virtual é nada mais nada menos o que o termo significa. É uma carteira para que se possa guardar algo, e neste caso é dinheiro. No mundo tradicional temos uma carteira para guardar umas notas e moedas enquanto a carteira virtual serve para guardar dinheiro.

Qual a diferença? Simples. Carteira tradicional anda sempre connosco e é aceite em toda a parte e a carteira virtual, embora ande sempre connosco, também poderá não ser aceite ainda em toda a parte. Contudo, com o evoluir dos tempos e das tecnologias, estes meios de pagamento virtuais estão cada vez mais presentes.

Podemos não nos aperceber, mas um cartão de crédito ou multibanco é de certa forma virtual e já está presente nas nossas vidas à vários anos. A principal diferença entre ambas as opções é a rapidez e facilidade. No caso tradicional pagar é imediato ao invés de fazer uma transferência que pode demorar dias a ser concluída. Com uma carteira virtual, basta que ambos os intervenientes detenham uma conta na mesma entidade para que a transferência seja imediata sem limite de fronteiras.

Como posso ter acesso a uma carteira virtual?

Com a evolução mencionada anteriormente, têm surgido imensas carteiras virtuais entre as quais se destaca o PayPal como a mais conhecida e mais segura do mundo. Mesmo não sendo possível uma segurança a 100% no mundo, o PayPal tem uns padrões de segurança muito rígidos.

Todas estas carteiras transaccionam praticamente todas as moedas que existem, onde se destaca o dólar americano e o Euro como as principais. Para obter uma conta nesta carteira ou outra, é meramente necessário um endereço de email e uma password. Com estes dois elementos pode enviar e receber dinheiro imediatamente com determinados limites que lhes são retirados assim que certificar a conta com um documento de identificação e comprovativo de morada.

Como posso depositar e levantar dinheiro?

Para depositar tem 3 formas principais:

  • Adicionar um cartão de crédito e dar uma ordem de retirada do cartão para a carteira virtual
  • Transferência bancária com base no IBAN fornecido pela entidade
  • Bitcoin
  • Para levantar pode usar uma destas opções:
  • Troca por moeda real com outro utilizador
  • Pede um levantamento para a conta bancária
  • Compra um cartão de crédito da entidade, quando esta tem uma oferta, e pode usar esse cartão para compras ou levantamentos

Quantas carteiras virtuais existem?

Penso que seja impossível responder a esta pergunta, pelo menos para mim. Teria de fazer um estudo exaustivo para determinar a quantidade exata.

No entanto posso mencionar as mais relevantes e usadas por mim nos negócios online. São as seguintes:

Depois existem as carteiras BItcoin que servem apenas para esse efeito, ou seja, transacionar Bitcoin. Dentro das que eu uso destaco as seguintes:

Agora cabe-lhe a si decidir por onde começar caso precise duma carteira virtual.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Blog Mário Caetano

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]