Home / Aplicativos /

Como usar o E-goi para inserir códigos QR nos e-mails

Como usar o E-goi para inserir códigos QR nos e-mails

E-Goi

Com o crescimento do número de utilizadores de tablets e smartphones foi necessário repensar estratégias e melhorar a usabilidade. O objetivo é tornar tudo mais simples e fazer com que um possível cliente aceda ao site onde quer que esteja – na paragem do autocarro, enquanto espera pela vez no consultório ou numa esplanada à beira-mar.

É nesta sequência que lhe falámos-lhe de QR Codes ou, em português, Códigos QR. Nunca ouviu falar de tal coisa? Pois, talvez o nome até possa ser estranho, mas certamente já viu (ou até já usou) bastantes. QR é uma sigla para “Quick Response” (Resposta Rápida) e denomina aqueles quadradinhos pixelizados, em que basta usar uma app de QR Code Reader (como esta), apontar a câmara do smartphone e ir diretamente a um site. Experimente com o código em cima, por exemplo.

O sistema surgiu em 2003, foi desenvolvido desde então, e começou a ser mais usado nos últimos anos. Atualmente pode ser integrado em vários formatos, dos e-mails aos SMS. E é precisamente aos primeiros a que hoje damos destaque. Porquê? A resposta é simples e surge na forma de outra pergunta: afinal, quantas vezes consulta o e-mail no telemóvel? Provavelmente, várias vezes ao dia.

Foi a pensar nestas pessoas que a Easygoi desenvolveu um serviço que permite enviar o que quer que seja através de códigos QR. Para ter uma ideia das possibilidades, imagine que enviava um código QR para todos os usuários de smartphones; com esse código, os clientes poderiam dirigir-se à loja física e usufruir de uma determinada promoção.

Esta é só uma das muitas ideias que pode aplicar na sua estratégia e que seguramente estimulariam uma boa relação com os seus consumidores. Passando agora à prática, vejamos passo a passo como pode utilizar o E-goi para criar e enviar códigos QR via e-mail marketing.

Criar códigos QR através do E-goi

O primeiro passo é aceder ao editor Easygoi e criar uma campanha com um elemento de texto. Lá pode escrever aquilo que entender. O segundo passo é selecionar o botão com a opção código QR. A partir daí abrirá o gerador de códigos QR, que lhe permite escolher que tipo de elemento quer codificar, a cor e as dimensões.

código qr3

Se o código a enviar for igual para todas as pessoas, você dá o seu trabalho terminado por aqui e pode passar os próximos passos à frente. Se, por outro lado, quer oferecer um voucher ou fazer uma promoção individual, ou sejaque não possa ser descontada uma segunda vez, o melhor é continuar a ler.

Para criar um código único para cada cliente tem de criar um elemento que também seja único. Portanto, o melhor será criar um código de cliente – isto é, um código interno que a empresa atribui a cada um dos subscritores. A vantagem está obviamente no facto de não haver outro igual e de ser fácil organizar toda a informação.

Pegando num caso prático, imaginamos que quer enviar o código QR para o o Cliente X, cujo número de registo é 3580923. Então, só tem de escolher a opção de “texto” em “elemento a codificar e depois colocar o numero. No final, clique em “gerar código QR” e já está.

Mídia Kit Blog Estratégia Digital

código qr4

Mas é necessário repetir o processo para todos os clientes? Claro que não. Depois de fazer a primeira vez, só precisa de usar a lista previamente importada com os códigos de cada cliente. A partir daó, é só clicar duas vezes no código QR, selecionar texto e colocar o código de personalização correspondente ao cliente (!extra_field_ + número do cliente). Gerar código e já está.

código qr7

Depois de criar o código QR, há outro passo a dar. Chamamos a ATENÇÃO daqueles que passaram à frente os últimos passos relativos à personalização do cliente, pois também eles terão de de criar um segmento na lista do E-goi. Isto servirá para que só os clientes com smartphone recebam o código QR no e-mail. A partir daí, é só deixar a campanha correr. O resultado final será qualquer coisa como isto:

código qr9

LEIA AGORA OUTROS ASSUNTOS RELACIONADOS NO NOSSO BLOG:

E-goi: e-mail marketing e o “jogo” da reputação das empresas

8 Razões que provam que o e-mail é melhor do que as redes sociais

13 dicas de content marketing para Produtores de Conteúdos

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]