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Exemplos de boas práticas de e-mail marketing

Exemplos de boas práticas de e-mail marketing

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O código e o design do e-mail são essenciais para que este funcione e proporcione uma boa experiência a quem o lê. Porque o mais pequeno detalhe faz a diferença, ficam aqui alguns exemplos de boas práticas.

Linguagem HTML – Funciona bem em praticamente todos os serviços de e-mail, com a vantagem de se poderem misturar textos com imagens ou personalizar o fundo da mensagem.

Layout simples – Não se deve exagerar no layout do e-mail, pois um simples pormenor errado pode fazer com que o e-mail surja desfigurado na caixa de quem o recebe.

Design – Varia de acordo com o formato e objetivo, mas é comum usar uma tabela no cabeçalho, uma no corpo de e-mail e uma no final. Também é recomendável manter uma largura menor do que 700 pixels e, de preferência, ficar entre os 500 e os 600 pixels.

Cuidado com as imagens – O e-mail não pode ser apenas uma imagem, pois isso impede o usuário de copiar e colar o texto ou pesquisar pelo texto na caixa de correio eletrónico. Além disso, a maioria dos serviços bloqueiam a exibição de imagens de forma automática. O utilizador tem de autorizar para conseguir visualizar a mensagem, o que diminui bastante os resultados do envio.

Outras dicas para e-mail

Painel de visualização – Alguns dos principais softwares de leitura (como o Outlook ou o Thunderbird) usam um painel que possibilita prever o conteúdo das mensagens sem haver necessidade de se abrir o e-mail, o que prejudica a função do e-mail marketing. Tente manter o conteúdo principal dentro dos primeiros 200 pixels de altura.

Versão em texto simples – Os softwares de envio de e-mail marketing permitem que os leitores recebam uma versão em texto simples, sem HTML e sem qualquer imagem, que só é acedido quando não há boa disposição na tela do HTML. Isso acontece em alguns serviços de e-mail e principalmente em telefones móveis, logo, é importante criar uma boa versão do e-mail em texto simples.

Evite outros tipos de ficheiros – Flash, Javascript, filmes, músicas de fundo são tudo coisas que nunca devem fazer parte de uma ação de e-mail marketing, pois a grande maioria dos servidores de e-mail não exibem este tipo de conteúdo, para além dos antivírus, que bloqueiam à partida. Se tiver mesmo que ser, então a solução é inserir um GIF ou imagem comum como link para uma página onde esse conteúdo pode ser acedido.

 

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