Home / Marketing digital /

O que é o cPanel e como funciona?

cpanel

O que é o cPanel e como funciona?

 

Para quem tem um alojamento web baseado num servidor Linux, por norma recomenda-se um painel de controle para a gestão do alojamento: o cPanel. Os motivos por detrás desta recomendação não podiam ser mais simples: afinal de contas, o cPanel dispõe de uma interface intuitiva, é composta por várias funcionalidades automatizadas e permite assim gerir facilmente o alojamento do seu website. Dores de cabeça? Não, ninguém precisa delas!

Completamente traduzido para português, o cPanel é utilizado atualmente por milhões de administradores de websites. É por isso mesmo que lhe perguntamos: se procura um alojamento web baseado num servidor Linux, sabe como usar o cPanel?

De forma a responder a esta pergunta – que é feita vezes e vezes sem conta nos motores de pesquisa da Internet – decidimos escrever este post e falar do cPanel e de algumas das suas funcionalidades principais.

cPanel: tudo o que precisa de saber

Para começar, tudo o que precisa de fazer para aceder ao cPanel é de digitar na barra de navegação do seu browser o endereço: http://dominio-do-seu-site/cpanel . Assim que a página abrir, terá de submeter o seu username e senha para entrar na conta.

A partir do momento em que fez o login no Painel de Controle, tem acesso a uma série de recursos fabulosos.

Gestor de E-mails

Configure e controle as suas contas de e-mail através do cPanel: adicione, apague e altere definições nas suas contas; bloqueie e-mails indesejados; estipule redireccionamento de contas de e-mail; e controle listas de e-mail marketing, ativando ou não o bloqueador de SPAM.

 

Espaço Utilizado

Uma das questões mais importantes relacionadas com alojamento web é o espaço ocupado no servidor. Assim, pode verificar facilmente no cPanel qual é o espaço utilizado pelos diretórios e subdiretórios de ficheiros.

Backup

O servidor onde o website está hospedado permite a realização de backups periódicos para que nunca perca os seus dados se o sistema falhar. O cPanel faz um backup que tem em conta o diretório Home, o banco de dados e alguns filtros previamente configurados: todos podem ser descarregados para onde quiser, quando quiser.

Banco de Dados MySQL

Configure você mesmo os seus bancos de dados, atribuindo nomes e permissões de acesso aos utilizadores. O MySQL via cPanel permite que você tenha tudo sobre controle, que defina como acontece o acesso remoto e dá-lhe ainda o poder de alterar os dados dos bancos criados. Está tudo nas suas mãos.

Estatísticas de Acesso

Como é que os visitantes do seu website se estão a comportar? O cPanel reúne uma série de estatísticas para que conheça o desempenho do site: visitas, tipos de ficheiros visitados, tráfego de acesso, sistema operativo dos visitantes, entre outros.

Redirecionamentos

Através deste recurso, pode redirecionar diretórios específicos do seu website para outras páginas da web. Uma ferramenta útil que pode ser crucial em certos casos, principalmente quando acontecem mudanças de domínios ou para páginas que deixam de desistir.

Saiba qual o alojamento web mais adequado para o seu site neste post.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Mídia Kit Blog Estratégia Digital

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]