Home / Redes Sociais /

6 Dicas de como usar o Twitter para empresas

6 Dicas de como usar o Twitter para empresas

 

O Twitter foi criado em 2006 e a ideia inicial era que fosse como uma espécie de SMS da Internet. Os posts têm um limite de 140 caracteres, obrigando os utilizadores a fazer publicações curtas e concisas. Mas qual a vantagem de usar Twitter para empresas?

Além da resposta óbvia de “é preciso estar onde as pessoas estão”, há outros fatores a fazer da plataforma uma excelente ferramenta empresarial. Se ainda não tem uma conta na rede social, comece a pensar em criar um Twitter. Quem sabe se o sucesso da sua empresa não passa também por aqui?

Ao contrário do Facebook e de outras redes sociais, onde há páginas específicas para empresas, no Twitter não há restrições. Todos os serviços disponíveis para o utilizador comum estão disponíveis para empresas – o que é uma grande mais-valia! O truque está em saber como usar o Twitter como uma ferramenta de comunicação empresarial e de marketing digital.

Mas como? Pois se não sabe como usar o Twitter para empresas, leia este artigo até ao fim e fique a par de 6 dicas que seguramente vão fazer com que o seu negócio cresça e evolua. Para automatizar o seu processo de conquista de seguIdores qualificados no Twitter fizemos um outro artigo, que aconselhamos a ler de imediato. Chama-se Follower Manager: gerir a conta do Twitter nunca foi tão simples e pode aceder ao mesmo AQUI.

softwareboxes

Como usar o Twitter para a sua empresa

O que as pessoas dizem sobre si?

Não há melhor forma para saber o que as pessoas acham sobre a sua empresa do que ler aquilo que elas postam nas redes sociais. E com a ferramenta Twitter Search esta tarefa não podia ser mais fácil. É só colocar o nome da empresa para ver tudo aquilo que os outros utilizadores escreveram sobre si. Recolha o feedback e utilize-o para melhorar o seu produto ou serviço.

Seja um utilizador

Um dos erros muito comuns  é as empresas não comunicarem diretamente com as pessoas. Por exemplo, deixe um feedback, seja simpático e agradeça comentários agradáveis. Não ignore os desagradáveis e responda de forma educada a queixas ou problemas que possam surgir. Além disso, tenha o cuidado de participar em discussões e intervir de forma positiva.

Faça a manutenção

A pior coisa que podemos ver na página de uma empresa é que ela está desatualizada. Por isso, crie uma rotina diária para as redes sociais e vá alimentando a sua página com tweets regulares. Se não tiver tempo para tratar do assunto, utilize uma ferramenta de automatização como o Hootsuite. O trabalho é diário e constante.

Adequar a linguagem

Tudo bem que você está a utilizar a página da empresa, mas isso não significa que a sua linguagem tem de se tornar mais formal. É importante que segmente o tom usado e que faça questão de criar a sensação de que as pessoas que falam consigo estão a falar com uma pessoa e não com uma máquina.

Publicidade e vendas

As empresas não existem só para vender. Pelo contrário, devem cada vez mais ocupar um papel de referência no mercado, mostrar que sabem sobre aquilo de que estão a falar e que não querem única e exclusivamente impingir um serviço ou produto.

 

É por isso importante que vá intercalando o tipo de posts que faz: nem só conteúdo, nem só vendas. Faça uma mistura entre ambos – como se tratasse de uma grelha de programação televisiva – e com o tempo verá que conseguirá obter uma comunicação eficaz.

Quantidade vs. Qualidade

O Twitter é extremamente rápido. Um tweet que há segundos aparecia em primeiro lugar no feed, passado algum tempo já nem sequer se encontra na primeira página. Muitas empresas acham que, por isso, é necessário estar constantemente a criar novos posts.

Embora a estratégia possa ser eficaz, a verdade é que também pode ter o efeito contrário e tornar-se demasiado invasiva. Como tal, o melhor é trabalhar o copy do tweet e criar algo, que apesar de curto, é apelativo e capaz de se destacar no meio de tanta informação.

LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS NO NOSSO BLOG:

Adolescente relata no Twitter o terror que vive em Gaza

4 Passos para ser bem-sucedido nas Redes Sociais

Hootsuite: todas as suas redes sociais no mesmo sítio

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Mídia Kit Blog Estratégia Digital

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]