Home / Casos de sucesso de Estratégia Digital /

Como fazer um currículo original? Conheça os melhores exemplos

Como fazer um currículo original? Conheça os melhores exemplos

 

A crise que atravessamos e as elevadas taxas de desemprego que vivemos nos dias de hoje tornam bastante desanimadora a perspetiva de entrar no mercado de trabalho. A geração jovem, recentemente licenciada, tem de usar todas as armas para encontrar o emprego de sonho.

Um bom currículo e uma média elevada como nota de final de curso já não são estratégias infalíveis para conseguir uma boa posição numa empresa de renome. Para ter uma oportunidade neste mercado em crise, há que dar asas à imaginação.

Por isso, perguntamos: o que têm em comum uma canção, uma página da Amazon e um rolo de papel higiénico? Todos eles são currículos profissionais muito criativos.

Cantar o currículo no metro

Começamos com a história de Enzo Viscaíno. De 24 anos, o jovem espanhol era formado em Jornalismo e viu-se confrontado com a realidade difícil do mercado do trabalho. A situação estava tão mal que admitiu mesmo, no seu blog, que “não podia dar-me ao luxo de gastar dinheiro em fotocópias do meu currículo para acabarem no lixo”.

Teve então uma ideia original: transformar o seu currículo numa música e sair à rua para cantá-lo, mais precisamente no metro de Barcelona. Com a ajuda de amigos, gravou a música, publicou-a no Youtube e, em menos de nada, tornou-se viral. Hoje, o seu percurso profissional foi ouvido por quase 900 mil pessoas em todo o mundo e, como é óbvio, Enzo Viscaíno arranjou emprego como guionista numa televisão espanhola.

Currículo em cartolina

Mas a originalidade não existe apenas nas terras do nosso vizinho ibérico. Por cá, a jovem Sofia Mesquita, de 27 anos, fez um Facebook artesanal em cartolina e publicou o vídeo na sua conta da rede social. Surpreendida, viu o vídeo Looking for a Job tornar-se viral em poucas horas.

Ex-assessora de imprensa de um partido político, Sofia Mesquita conta no seu currículo com um mestrado em Comunicação Estratégica e um curso de mandarim. Ainda assim, tais requerimentos não chegaram para encontrar o emprego que idealizava para si mesma.

Por isso, comprou cartolina branca e desenhou todos os passos da construção de um perfil na rede social. Trezentas e dezasseis imagens depois, fotografadas com a mão esquerda enquanto desenhava com a direita, nascia um currículo único, visto por 35 mil pessoas em seis dias. Oito entrevistas depois, uma empresa de gestão de redes sociais de diversas marcas, integrou-a na sua equipa.

Sair da casca

Fazer a diferença num oceano de respostas a uma oferta de emprego era o propósito de Liliano Pucarinho, de 29 anos. Autónomo desde 2003, este alentejano de Estremoz foi estudar Comunicação Social para Abrantes. Quando regressou a casa dos pais, terminada a licenciatura, viu-se confrontado com a perda da sua independência. Entretanto, esperava pelos salários em atraso do jornal regional Ecos.

Multifacetado, Liliano Pucarinho inclui no seu currículo uma série de competências: investigação, escrita, fotografia e paginação. À procura de emprego, decidiu apostar num novo grafismo para o seu currículo. Porém, a grande ideia surgiu mais tarde: criou anúncios inovadores, mostrando-se disponível para um emprego e partilhou-os no Facebook.

curriculos originais

 

“Jovem criativo procura empresa galinha para o ajudar a sair da casca” é um dos slogans que se pode ler num dos seus anúncios.

Currículo em papel higiénico

Irreverente, Nuno Fonseca, de 22 anos, decidiu também arriscar e soltar a criatividade.

Com um mestrado em Direção de Comunicação Empresarial Institucional, gastou mil euros a imprimir o seu currículo em 20 rolos de papel higiénico que enviou, depois, para empresas em Portugal, Espanha e EUA.

A ideia, apesar de boa, acabou por não resultar. O investimento não lhe valeu sequer uma entrevista.

À venda na Amazon

O norte-americano Philippe Dubost, licenciado em multimédia, criou o seu próprio currículo na Internet, apresentando-se como se não fosse nada mais do que um produto à venda na multinacional Amazon.

6a00d83451f23a69e2017c363ea849970b-650wi

Utilizando o mesmo layout da plataforma de vendas, apresentou as suas competências como se fossem características do produto. Nos comentários, é possível encontrar recomendações quanto ao seu trabalho. Vale a pena dar um salto para ver o currículo, embora o produto esteja “temporariamente indisponível”.

LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS INTERESSANTES E CONSTRUA O SEU PRÓPRIO CASO DE SUCESSO:

12 Casos de Sucesso de Marketing Digital

É possível ter emprego como blogger em Portugal?

Como trabalhar na Internet a custo zero

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Blog Mário Caetano

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]