Home / Reviews de Infoprodutos /

Rentabilize as partições do seu disco rígido com EaseUS Partition Master

Rentabilize as partições do seu disco rígido com EaseUS Partition Master

 

Tem problemas em organizar as diferentes partições do disco rígido do seu computador?

Esta é uma situação que deve evitar a todo o custo: para além de deixar o seu computador completamente organizado, significa também que o armazenamento não está devidamente otimizado e isso, eventualmente, pode afetar negativamente o desempenho do computador.

Bem, se se identifica com o que acabei de descrever em cima, então continue a ler este artigo porque quero partilhar consigo uma novidade: o EaseUS Partition Master.

À semelhança do que se sucedeu com outros produtos de software EaseUS, já explorados ao detalhe neste blog, o Partition Master inova pela facilidade na gestão de espaço do seu disco e por incluir dezenas de ferramentas.

Mas antes de mais, é pertinente fazer a pegrunta: o que é o EaseUS Partition Master?

O EaseUS Partition Master é um gestor de discos rígidos, desenvolvido em específico para o sistema operativo Windows: de forma muito simples, este software foi desenhado e criado para solucionar problemas de discos, organizar partições e maximizar o desempenho dos seus discos.

Após uma breve utilização desta ferramenta, percebi rapidamente que está incorporada com um arsenal de ferramentas básicas, que permitem criar, redimensionar e limpar partições, mas que inclui ainda novidades interessantes.

Eis um breve descritivo das principais funções de mais um EaseUS Software, desta vez o EaseUS Partition Master, e do que achei de cada uma.

 

Como dividir disco em partições com EaseUS Partition Master?

Esta é a funcionalidade mais básica deste software de gerenciamento de partições de EaseUS: de forma muito simples e intuitiva, pode visualizar todo o seu disco e dividi-lo em várias partições.

Esta é uma técnica especialmente útil para manter os seus dados crescentes organizados e acessíveis em capacidade limitada de disco: criar, redimensionar, mesclar, formatar, converter, verificar e excluir partições.

Para testar esta funcionalidade, decidi então criar algumas partições no meu computador pessoal. Para criar uma nova partição, basta clicar na unidade em que quero trabalhar e, em seguida, clicar em “Criar Partição” sob a aba “Operações”. Uma janela será exibida com todas as informações necessárias para a nova partição!

O primeiro passo a dar passa por identificar a partição com um nome. Em seguida, há uma opção para torná-lo uma unidade primária ou lógica.

A única diferença entre os dois é que uma unidade principal pode iniciar um sistema operacional, onde pode instalar o Windows, Linux ou MacOS. Por outro lado, uma unidade lógica não pode iniciar um sistema operacional, mas ainda permite que sejam guardados ficheiros.

Em seguida é o sistema de ficheiros que determina como os arquivos estão a ser salvos na unidade: FAT, FAT32, NTFS, EXT2 e EXT3. A FAT e FAT32 podem ser usadas em todos os sistemas operacionais.

O NTFS é feito para o Windows; se usado no Mac ou Linux, pode precisar de alguns ajustes antes de poder utilizar totalmente o NTFS. EXT2 e EXT3 são usados ​​principalmente apenas para sistemas Linux.

Regressando ao EaseUs Master Partition, pode clicar na caixa no canto superior direito para otimizar a unidade para SSD.

Para os HDDs habituais, este passo não é necessário. Em seguida é a letra da unidade que simplesmente atribui a letra para a unidade. O tamanho do cluster determina a menor quantidade de espaço em disco que um arquivo pode usar.

Após tudo isto, tudo o que resta a fazer é decidir o tamanho da partição e a sua posição no disco.

O EaseUS Master Partition tem uma maneira intuitiva de orientar este processo, com uma barra simples e arrastável. Posto isto, é mesmo muito fácil determinar o tamanho e a posição.

 

 

Limpe o seu disco rígido

Limpar a partição apaga todos os dados nessa partição. Antes de testar, coloquei arquivos de teste com vários formatos de arquivo na partição para verificar se ainda posso recuperar os dados, apesar de ter sido apagado.

Ao clicar em “Limpar dados”, pode começar a selecionar as partições que deseja limpar. Há também uma opção na parte inferior para escolher quantas vezes deseja limpar essa partição.

Limpar várias vezes garante que todos os seus ficheiros sejam excluídos permanentemente.

Basta clicar em “Next” e confirmar a limpeza na próxima janela. A operação será listada em operações pendentes e terá que clicar em “Aplicar” no canto superior esquerdo para iniciar a limpeza.

Assim, terá a opção de desligar automaticamente o computador assim que todas as operações terminarem. Normalmente, trabalhar com partições de disco é muito demorado, por isso é aconselhável fazê-lo durante a noite.

Ter um recurso de desligamento automático é definitivamente útil.

 

Faça cópias do seu disco rígido

Não se sente seguro por não ter uma cópia do seu disco? Bem, faça uma cópia de segurança! Com o EaseUS Partition Master consegue clonar o seu HDD/SSD ou partições no modo arquivo por arquivo, substituindo ou atualizando o disco sem perda de dados durante a transferência de dados para outro com segurança.

O disco de arranque do WinPE faz uma cópia do EaseUS Partition Master Professional no armazenamento externo, para que possa assim inicializar o EaseUS Partition Master Professional a partir desse dispositivo sem inicializar o Windows.

Isto é incrivelmente útil para computadores com discos corrompidos que não inicializam. O programa pode então corrigir esse disco e trazê-lo de volta à vida!

Bem, em termos práticos, pode escolher um dispositivo USB ou um CD / DVD como um disco de arranque. Como alternativa, pode exportar o arquivo ISO, que pode ser transformado em um disco de arranque para uso posterior.

 

Migre SO para HDD/SSD

Períodos de mudanças nunca são fáceis… especialmente no contexto digital, passando de SO para HDD/SSD!

Expanda uma unidade do sistema para novas atualizações do SO e, assim consiga migrar o sistema Windows com configurações nas partições de inicialização do sistema para o novo SSD/HDD sem a reinstalação do Windows.

Com o EaseUS Partition Master Professional, pode copiar todo o sistema operacional para outro disco. Isso permitirá que faça um backup do seu sistema e inicialize diretamente no novo disco.

Quando migrar o seu sistema operacional, todos os ficheiros no disco de destino serão excluídos. Mas atenção: lembre-se de fazer backup dos seus ficheiros antes de começar!

Depois de escolher o disco de destino, pode alocar quanto espaço deseja para cada unidade. Basta arrastar as caixas para os tamanhos desejados, clicar em “OK” e clicar em “Aplicar” no canto superior esquerdo.

Um aviso será exibido dizendo que o computador precisará de ser reiniciado para executar a operação. Clique em “Sim” e ele será reiniciado por conta própria.

 

Quanto custa?

Ainda que o EaseUS Partition Master não seja freeware ou open source, há uma versão gratuita que é limitada a suportar até 8 TB de armazenamento. Essa versão gratuita só executa operações básicas de partição, como criar, redimensionar e limpar partições de disco.

A versão Professional inclui imensos recursos adicionais, upgrades vitalícios e suporta uma quantidade ilimitada de armazenamento. O EaseUS também possui duas versões para provedores de serviços.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Mídia Kit Blog Estratégia Digital

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]