Por que ativar uma estratégia de marketing no setor automotivo?
Para incentivar as vendas nas concessionárias é necessário conhecer o potencial comprador que está cada vez mais digitalizado e informado. Ativar uma estratégia de marketing de carros é muito importante para os profissionais deste setor altamente competitivo e dinâmico, se o que você deseja é obter bons resultados.
59% dos usuários que querem comprar um veículo procuram informações online antes de chegar à concessionária. Qualquer pessoa que pretenda alterar seu veículo usado ou comprar um novo, geralmente faz várias pesquisas no Google para encontrar os revendedores mais próximos, verificar suas páginas da Web, solicitar informações preenchendo formulários de contato, assinar boletins informativos para receber ofertas detalhadas online com seus interesses e necessidades, ler os comentários nos fóruns e pesquisar em todas as redes sociais.
O comprador moderno, em suma, entra em contato com o comerciante, de posse de uma surpreendente riqueza de informações prévias.
Tenha em mente que a abordagem comercial tradicional perde sua eficácia se não for capaz de se adaptar ao fato de que o poder entre o comprador e o vendedor passou quase completamente às mãos do comprador.
A importância de conhecer os clientes
Você precisa saber como o potencial comprador se comporta e usar as ferramentas certas para converter os contatos existentes em clientes seguros e confiáveis.
Um estudo realizado pelo Google The Drive to Decide mostra que as diferentes etapas da jornada do cliente interessado em um veículo são realizadas cada vez mais online: Avaliação de tempos de compra, comparação de produtos, preços, promoções.
Em 66% dos casos, os usuários usam o celular para realizar uma pesquisa online do carro que desejam. 65% completam a investigação em menos de dois meses.
40% consultam sites de comparação, fóruns e blogs. 96% para a compra final do veículo, vai fisicamente para a sede, mas só depois de ter consultado o site do revendedor.
Portanto, é de vital importância que a concessionária considere estratégias de marketing digital. O objetivo é converter os visitantes do website em clientes em potencial.
Para isso, as necessidades do contato adquirido online devem ser analisadas e os produtos e serviços oferecidos devem ser reconhecidos de acordo com suas necessidades.
Também é importante que o site tenha informações detalhadas e as especificações relevantes para que o usuário não tenha nenhum tipo de problema ao procurar, por isso, se você quiser procurar por veículos CarsOnTheWeb usados, você pode encontrar todas as suas respostas de maneira rápida e eficaz. no site como nas redes sociais.
A relevância do marketing direto
Muitos distribuidores ou empresas de aluguel de carros de longo prazo precisarão desenvolver e implementar não apenas estratégias de marketing de mídia social, mas também marketing direto.
Para que o marketing direto seja utilizado para a venda de um veículo usado ou de um veículo novo, grande atenção deve ser dada à estratégia a ser seguida, à identificação dos canais de comunicação mais eficazes e às melhores ações de promoção, para garantir que tudo pode ser otimizado da melhor maneira.
O marketing direto é, portanto, a melhor maneira de antecipar, interceptar e transportar pessoas que procuram um veículo. Sua finalidade é obter o maior número de compradores com base no número de clientes potenciais gerados.
Essa estratégia permite uma conversão média de até 30% de cerca de 150 clientes em potencial por mês.
Um retorno muito alto do investimento, levando em conta que, se você conseguir transformar até mesmo 4 dessas 150 leads em clientes, o custo das ações de marketing direto já foi coberto e você provavelmente já obteve o retorno do investimento.
Outra vantagem do marketing direto é que os resultados são imediatos. Em poucos dias, os investimentos gerarão novos clientes em potencial. Hoje podemos dizer que a estratégia de Marketing Direto, juntamente com uma estratégia de marketing por e-mail, são as melhores estratégias de marketing que um revendedor ou uma empresa de aluguel pode fazer para vender seus veículos online.
Recomendações importantes para obter os resultados corretos
Faça contato direto ou online com clientes em potencial e ofereça ferramentas que facilitem sua escolha e orientação.
Aconselhar a melhor oferta para atender às necessidades dos clientes.
Promover no marketing social e no relacionado ao correio eletrônico os produtos que possam ser de interesse para os clientes.
Um CRM pode ser implementado, isto é, uma ferramenta para o gerenciamento de clientes e informações básicas da concessionária. Este CRM permite traçar perfis de clientes adquiridos, aqueles em processo de aquisição e aqueles que serão leais.
Se você começar com um bom gerenciamento de CRM, poderá ativar todas as outras ferramentas de comunicação direta disponíveis.
É importante lembrar que a má gestão de potenciais clientes pode ter consequências negativas, pois resulta na perda de vendas e, portanto, no cancelamento de benefícios potenciais e no aumento de perdas.