Home / Registar Domínio /

GoDaddy: o que significa o nome da empresa?

godaddy

GoDaddy: o que significa o nome da empresa?

 

Já todos ouviram falar da GoDaddy. Mesmo não sabendo do que se trata, já vimos certamente anúncios na web ou o estranho logótipo de um homem com o cabelo laranja, óculos verdes a esconder-lhe os olhos e uma estrela na cabeça. Mais do que uma empresa, é uma marca que garantiu já o seu lugar na história da Internet.

Neste post, vamos conhecer a história desta multinacional,  o significado do nome GoDaddy e perceber a importância do seu logótipo.

Atualmente com mais de 15 anos na Internet, o sucesso registado pela GoDaddy – especialista em venda de domínios e alojamentos – foi de tal forma significativo que hoje conta com mais de 12 milhões de clientes em todo o mundo. Além de vender domínios e alojar websites, a GoDaddy oferece aos seus utilizadores tudo o que precisam para começar a partir do zero: “Estamos aqui para ajudar as pessoas a iniciar, desenvolver com confiança e gerir com sucesso os seus próprios empreendimentos”.

  • Entre as várias conquistas da empresa, a GoDaddy orgulha-se de apresentar dados como:
  • Ser o maior registador de domínios do mundo
  • Gerir 58 milhões de domínios
  • Ter 12 milhões de clientes
  • Possuir 14 instalações por todo o mundo, nomeadamente na Arizona, Califórnia, Iowa, Wash., Ásia, Europa, Índia, entre outros.
  • Empregar mais de 4000 funcionários
  • Executar operações contínuas de atendimento ao cliente

Agora que entendemos quem é a GoDaddy e o alcance que atinge a nível mundial, surge uma pergunta pertinente: porque é que a empresa tem este nome tão misterioso e peculiar, que nada tem a ver com o negócio de alojamento web?

GoDaddy: a história do nome e do logótipo

Ao chegar pela primeira vez à Internet, a GoDaddy tinha outro nome: Jomax Technologies. Estreando-se em 1997, poucos anos depois do aparecimento da própria web, a empresa nasceu com uma missão muito concreta: disponibilizar a qualquer pessoa uma forma de expor as suas ideias online.

O fundador, Bob Parsons, veterano do exército norte-americano, vendeu a sua empresa de softwares profissionais para conseguir o capital inicial que investiu.

Owning a business is awesome…except when it isn’t. Let GoDaddy help with $1/mo Web hosting!Em 1999, um grupo de funcionários da Jomax Technologies decidiu fazer um brainstorming para decidir um novo nome para a companhia. O problema do nome Jomax – inspirado numa estrada por onde Bob Parsons passava – é que não ficava na cabeça das pessoas. Era necessário encontrar um nome mais eficaz, especialmente naquela altura em que a empresa começava a avançar.

Após uma semana de tentativas frustradas, alguém no escritório perguntou: “E que tal Big Daddy?”. Todos se riram mas a ideia não foi descartada: após uma pesquisa, constataram que o nome estava ocupado. Então, Bob Parsons perguntou “E GoDaddy?”: o domínio estava disponível e recebeu a aprovação de todos.

Embora parecesse um pouco disparatado e deslocado, o nome servia o propósito que a empresa procurava. No seu blog, Bob Parsons explicou que, ao contar o nome a amigos e conhecidos, a reação era sempre a mesma: “1: Eles sorriam. Era o que queríamos. 2:Elas memorizavam o nome. E nós amamos isso.”

 

Quanto ao logótipo, existe também uma história curiosa: após muitas tentativas, a designer contratada para fazer o logótipo estava em casa a desenhar no computador com a filha. Por acaso, uma das imagens que fizeram pareceu-lhe boa o suficiente para enviar a Bob Parsons. O fundador da GoDaddy adorou a imagem e decidiu então adotá-la.

No logótipo, o homem tem uma estrela na cabeça, um elemento que é uma clara alusão ao próprio Bob Parsons, que tem um brinco de diamante.

Um nome e logótipo que podem não estar relacionados com o negócio mas que são, sem dúvida, conhecidos de todos.

PARA SABER MAIS SOBRE A GODADDY, CLIQUE AQUI.

LEIA NO NOSSO BLOG OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS:

Top 10 de templates de e-commerce para WordPress

Top 10 de templates WordPress para blogs e publicações online

Os 10 melhores plugins para WordPress

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Mídia Kit Blog Estratégia Digital

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]