Home / Tecnologia /

Portugueses passam mais tempo na Internet do que a ver TV

mais tempo na Internet

Portugueses passam mais tempo na Internet do que a ver TV

 

A Internet transforma o mundo e neste post apresentamos de novo uma prova de como a rede está a mudar os comportamentos e costumes dos portugueses. A verdade é que a tecnologia tem, desde o início do século XX, impactado a sociedade em que vivemos. O rádio trouxe uma grande revolução ao mundo do entretenimento e da comunicação, mais tarde a televisão provocou um fenómeno sem precedentes e agora é a vez da Internet.

De acordo com o estudo “Um dia das nossas vidas na Internet” elaborado recentemente pela Nova Expressão e pela Marktest, os portugueses passam mais tempo na Internet do que a ver televisão. O estudo contou com a participação de 929 participantes.

Em média, a população portuguesa dedica 4,2 horas à web, um número bastante diferente da média de 3,1 referente à visualização de televisão. Outras atividades como ouvir rádio (3,0), ler jornais (1,4) e ler revistas (0,8) também figuram na lista mas muito abaixo.

Surpreendentemente ou não, o mesmo estudo apurou que uma fatia correspondente a 51% dos portugueses navega na Internet ao mesmo tempo que vê televisão. Deste número, uma grande maioria (52%) está na verdade a pesquisar conteúdos relacionados com a programação televisiva, aproximando assim a relação entre ambos os meios de comunicação.

banner-slider-musicas

Convém ainda salientar que os portugueses passam mais tempo na Internet durante o horário nobre da televisão. É à noite, em casa, que o acesso à Internet atinge os seus maiores picos em Portugal.

Mas não é só o consumo de televisão que muda graças à Internet. No que toca ao consumo de notícias, constatou-se que os portugueses gastam 1,4 horas diárias em jornais digitais/revistas, o que corresponde a 94% do consumo de informação.

Porque passamos mais tempo na Internet?

Este aumento do tempo gasto na Internet está diretamente relacionado com o uso de dispositivos móveis. Ao passo que há 10 anos era necessário aceder a um computador para navegar na web, hoje qualquer smartphone ou tablet se liga à web.

Afinal de contas, estima-se que nos últimos anos se tenha colocado banda larga wi-fi em 80% das casas portuguesas. Assim, não importa se vai no autocarro, se está numa esplanada a tomar café ou num centro comercial: a Internet está ao seu alcance em qualquer espaço, a qualquer hora.

Seguindo este raciocínio, o estudo tentou perceber em que altura é que os computadores são mais utilizados. A resposta foi clara: a navegação à Internet é feita pelo computador sobretudo durante o período laboral. A par desta tendência, os dispositivos móveis ganham especial peso durante as refeições e transportes.

No que diz respeito aos conteúdos pesquisados, é Meteorologia o tema que recebe a coroa (93%), seguida de Assuntos Culturais (92%), Música (89%), Tecnologia (84%), Figuras Públicas/Famosos (78%), Economia (73%), Desporto e Política (cada um com 71%) e Cotações da Bolsa (37%).

LEIA OUTROS POSTS RELACIONADOS:

Social TV – Televisão e Redes Sociais

Mil Casmurros, um livro que é uma rede social

Social TV: como a internet mudou a televisão

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *