Home / Tecnologia /

Velocidade da Internet: está lenta? Saiba porquê e faça o teste!

velocidade-da-internet

Velocidade da Internet: está lenta? Saiba porquê e faça o teste!

Blog Mário Caetano

Já todos sofremos pelo menos uma vez do terrível problema da Internet lenta. Não sabemos o que se passa mas a velocidade da Internet está terrível e deixa-nos no desespero. Recordo-me uma vez que demorei cerca de 1 minuto a navegar de um site para o outro, mesmo estando o meu computador a funcionar com a velocidade normal.

Eventualmente, acabamos por dizer coisas como “A minha Internet sempre fui muito lenta” ou a fazer perguntas como Qual a Internet mais rápida?. Por essa mesma razão, temos uma notícia para lhe dar que talvez o deixe mais sossegado: afinal de contas, a velocidade da Internet pode não ser inteiramente culpa sua. A Internet está a ficar mais lenta e explicamos neste post porquê.

Velocidade da Internet: há um motivo muito óbvio para estar mais lenta

Nos últimos tempos, têm sido vários os testes e investigações feitos à velocidade da Internet. O CNN Money, por exemplo, revelou que uma página web tem em média um tamanho de 2.1 megabytes o que, de acordo dados fornecidos pelo HTTP Archive, implica que o tamanho das páginas web duplicou no período de apenas 3 anos.

Se pensarmos bem, este crescimento das páginas web é muito normal. À medida que vão sendo criadas novas funcionalidades, conteúdos multimédia, scripts e plugins, os sites vão crescendo em dimensão. O arquivo do nosso blog, por exemplo, era muito menor há um ano atrás porque desde então que temos publicado novos conteúdos e plugins com a intenção de prestar sempre o melhor serviço à nossa audiência.

Imagens e vídeos são, sem surpresa alguma, os conteúdos que mais pesam num website e que representam cerca de 75% dos conteúdos presentes num site. Este número, mesmo tratando-se de um valor médio, manteve-se constante nos últimos anos, mostrando que os conteúdos multimédia sempre tiveram um peso maior na Internet.

O HTTP Archive apontou ainda um facto bastante curioso: parece que os sites agora gostam de investir mais em tipos de letra personalizados. Em 2012, a fonte usada pelos websites era algo que pesava cerca de 1% no tamanho da página mas que hoje pesa já 5%. Esta é uma diferença pequena, bem sabemos, mas acaba sempre por pesar.

Templates

Outros fatores também condicionam a velocidade da Internet, como métodos de encriptação que mal conseguimos explicar, o congestionamento da rede, a capacidade de processamento, o tipo de browser ou o número de abas e programas abertos no computador. Os códigos usados para tornarem os sites responsive – ou seja, preparados para se adaptarem a qualquer ecrã – também pesam sobre a velocidade.

Assim, estima-se que a velocidade da Internet tenha ficado mais lenta algumas milésimas de segundo. Porém, não sobrestime este número por muito pequeno que lhe possa parecer. Lembramos que um site lento não é atraente para o público que, normalmente, acaba por procurar alternativas mais rápidas junto da concorrência.

Teste: Como medir a velocidade da Internet?

Para todos os que sentem que a velocidade da Internet não está normal, temos um teste online que o vai ajudar a perceber qual a velocidade real da sua Internet.

Chama-se net índex Explorer e, apesar de estar ainda em versão beta, mostra a velocidade real da Internet na zona onde você se encontra assim como arredores. A informação pode ser usada para avaliar se há diferenças entre a velocidade que o seu fornecedor de serviço lhe promete e a que está efetivamente a receber.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]