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A sua Marca tem uma Identidade Sonora?

A sua Marca tem uma Identidade Sonora?

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A publicidade sempre trabalhou os sentidos do ser humano. A massificação de conteúdos publicitários nas últimas décadas «consumiu» o consumidor e as marcas tiveram que se reinventar, explorando cada vez mais ainda os… sentidos, e concentrando-se nas experiências que provocam nos consumidores.

As empresas já não se preocupam apenas com a imagem gráfica, o logótipo, mas também com o som da marca – a identidade sonora da empresa: um método inovador, uma ferramenta poderosa de disseminação de produto. O objetivo é capitalizar as emoções e sensações humanas dando à marca um valor além do que apenas o seu produto valeria.

Esta ferramenta de marketing e comunicação – também conhecida por Sound Branding – ativa a memória auditiva dos consumidores, sendo a audição um sentido ligado ao ânimo e às emoções.

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Por exemplo, reconhecemos facilmente o som do separador de um determinado canal televisivo ou o tema musical de um anúncio de uma determinada cadeia de supermercados. A nível nacional, o reconhecimento da identidade sonora da TSF talvez seja dos casos de maior sucesso. Esses logótipos sonoros, mais os logótipos visuais são as peças de comunicação que fortalecem a identidade das marcas. Por exemplo, a Nokia ou a Motorola são reconhecidas em todo o mundo pelo seu som…

O objetivo desta ferramenta é a criação de ilustrações musicais para as empresas ou entidades, que servem como elemento identificador da identidade da empresa. Pode ser usado em diversas formas de comunicação da empresa, tanto interna como externa.

O Logótipo Musical cria uma ligação emocional com o público-alvo e instala-se rapidamente na sua memória, quer seja para fins publicitários ou de promoção, música para websites, eventos, toques de telemóvel personalizados, música para espera telefónica, entre outros.

Mas o audio branding está para além da criação de uma marca sonora, da composição de um tema musical inesquecível. A ferramenta contempla muitas estratégias com o objetivo de transmitir a identidade de uma marca e, com isso, melhorar a experiência dos consumidores e públicos que a rodeiam.

 

Aplicada de forma correta e ampla, a identidade sonora deve contemplar a totalidade de sons de uma marca, do promocional ao funcional. E oferecer uma abordagem objetiva, tendo sempre a preocupação de a marca ser percebida da maneira desejada, independentemente do ponto de contato.

O uso do audio branding tem crescido exponencialmente no mundo e a tendência é continuar a crescer, segundo os últimos estudos apresentados em 2011, em Nova Iorque, durante o Congresso Mundial de Audio Branding, organizado pela Audio Branding Academy.

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