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Teste o seu website com estes 3 Backlink Checkers

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Teste o seu website com estes 3 Backlink Checkers

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O SEO não é uma ciência exata e existem mesmo ligeiras divergências entre especialistas. Enquanto uns valorizam mais uns parâmetros de otimização, outros preferem dar destaque a outros. Todavia, apesar das diferenças, há um ponto de concordância entre todos: os backlinks são e vão continuar a ser muito importantes.

Se tem acompanhado o nosso blog, certamente sabe que já dedicamos alguns artigos ao link building. Para relembrar o assunto, digamos apenas que esta é uma estratégia que tem por base a construção de uma cadeia de ligações (internas e externas) que suportam o nosso website e lhe atribuem uma maior autoridade.

E é precisamente a esta última palavra – “autoridade” – a que devemos dar destaque. Porquê? Porque é esse o objetivo do link building. Através de backlinks que apontam para o nosso site, recebemos maior reconhimento aos olhos do Google que, automaticamente, nos atribui um melhor PageRank. O que é que isto significa? É simples: quanto maior for o nosso PageRank, maiores são as possibilidades de passarmos à frente dos nossos concorrentes nos resultados de pesquisa do Google.

Qual a utilidade dos Backlink Checkers?

Os Backlink Checkers são ferramentas online que nos permitem analisar a estrutura de links do nosso site. É através deles que podemos ver facilmente quantos links internos possuímos, quantos links externos temos no nosso site e quantas pessoas estão a apontar para nós.

O número de backlinks é importante, já que quantos mais tivermos maior será a nossa autoridade. Ainda assim, quantidade nem sempre é sinónimo de qualidade. Queremos dizer com isto que não serve de nada (e pode ser prejudicial) possuir uma série de links que reencaminham para sites não relacionados.

O exemplo pode parecer improvável, mas imaginemos que tem um website para crianças e decide colocar um link para um website do segmento adulto. Em vez de se tornar proveitosa, a relação entre os dois websites será prejudicial porque estará a confundir o Google.

Existem dois tipos de backlinks: o backlink dofollow (ou norml) e o backlink no follow. Os primeiros dão indicação ao Google para que este leia a relação entre os websites; os segundos dizem ao Google que não rastreie essa ligação. A grande diferença é que ao selecionar backlinks nofollow não está a transferir autoridade para outros sites. Isto é vantajoso, por exemplo, se vender produtos de afiliados e não quiser dar mais pontuação à página de captura já que, nos resultados do Google, ela será sua concorrente.

Para o ajudar, apresentamos abaixo uma lista de 3 Backlink Checkers gratuitos e que pode usar quando quiser para analisar e reformular a sua estratégia de link building.

AHrefs

O AHrefs é uma ferramenta que lhe permite analisar todos os sites que apontam para as suas páginas. A ferramenta tem opções pagas, mas possui uma versão gratuita bastante eficaz e com soluções avançadas. Basta entrar, colocar o URL do seu site e ver dados como o número de páginas rastreadas, o número total de backlinks e a qualidade desses backlinks. Também pode ver o conteúdo mais forte e ver o seu desempenho nas redes sociais.

SEO Majestic

O SEOMajestic é a maior base de dados de link intelligence do planeta. Através desta ferramenta poderá perceber o estado do link building do seu website e colmatar todas as suas fragilidades. Só precisa de criar uma conta gratuita para que consiga ter acesso a números que seguramente lhe serão muito úteis. Posteriormente, deve analisar os números e aplicar estratégias em conformidade.

Backlink Watch

O aspeto pode nem ser o mais apelativo, mas a ferramenta é grátis, extremamente simples e muito funcional. Basta colocar o URL do seu site para perceber quais os sites que estão a apontar para si. O Backlink Watch pode ser utilizado para encontrar fóruns, concorrentes ou sites relacionados com o seu nicho de mercado. O raio x completo pode demorar alguns minutos, mas ficará com uma lista de backlinks bastante úteis.

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