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Carlos Beirão da Veiga: Marketing Através da Incerteza Económica

Carlos Beirão da Veiga: Marketing Através da Incerteza Económica

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Os gestores de fundos têm feito previsões preocupantes de que uma recessão mundial pode ocorrer nos próximos 12 meses. Tal reversão da fortuna económica prejudicaria os EUA, mas poderia atingir outros países, particularmente na Europa.

Carlos Beirão da Veiga, especialista em marketing português, navegou com segurança por várias tempestades económicas. Na sua área de atuação, o marketing para grandes e pequenas empresas, tempos incertos podem resultar em redução de gastos. Mas quando os cortes orçamentais atingem o marketing nos estágios iniciais, o ímpeto perdido pode impactar negativamente os negócios.

“Periodicamente, as empresas devem precaver-se diante da potencial incerteza económica”, diz Beirão da Veiga. “Devem ser mais cuidadosas, observar o negócio de perto e analisar os retornos do investimento do projeto.”

 Durante esses momentos, os profissionais de marketing devem manter os seus negócios visíveis de maneira inteligente. É importante demonstrar o seu valor e contar uma história melhor do que os concorrentes.

Carlos Beirão da Veiga Aconselha a Garantirem que o Público Conhece o Seu Valor

As empresas encontram-se agora a olhar para uma bola mágica, à procura de orientação para evitarem com sucesso os campos minados da economia que os esperam. Um profissional de marketing como Carlos Beirão da Veiga pode dar aos membros do seu negócio uma bússola com a elaboração de um plano para os próximos 12 meses. O plano pode oferecer informações sobre como comercializar para grupos específicos por meio de uma série de questões. Por exemplo:

  • O que sabe sobre o mundo em que os clientes habitam, as suas oportunidades e desafios únicos?
  • Que práticas recomendadas outras empresas adotam para enfrentar tempos e situações difíceis?
  • Pode oferecer informações exclusivas sobre o público das empresas que as ajudariam a permanecer relevantes?

Demonstrar valor consistentemente torna-o e à sua empresa indispensáveis para os seus clientes e futuros clientes. As empresas obtêm bons resultados mantendo o conteúdo atualizado em tempos de crise económica. Os dados apoiam esta experiência. De acordo com a pesquisa da HubSpot, 56% dos “profissionais de marketing que utilizam blogs dizem que é eficaz e 10% dizem que é o tipo de conteúdo que gera o maior retorno de investimento”.

Conte Uma História Melhor Que Os Seus Concorrentes

A investidora em tecnologia da saúde e ex-jornalista Chrissy Farr disse à “Forbes” que regularmente pede às empresas que usem a linguagem correta para contar as suas histórias. O conteúdo escrito não deve ser complexo ou difícil de entender; deve ser claro e transmitir valor.

“As empresas devem construir uma história melhor do que os seus concorrentes”, diz Carlos Beirão da Veiga. Ao aumentar a confiança, as empresas ganham combustível para dizer aos clientes que são superiores aos outros participantes do setor.”

É hora de mudar de estratégia se a vantagem da sua marca não estiver clara no site, postagens de blog, canais de mídia social, pitch decks e artigos que citam a gestão da sua empresa.

 

Fique Visível Quando a Confiança do Consumidor – e a Sua – Estiver Baixa

Quando os tempos parecem sombrios na esfera das vendas, uma das piores coisas a fazer é aquietar e cortar todos os esforços de marketing. Péssima ideia. Quando a turbulência económica terminar, você quer que o seu produto ou serviço seja lembrado quando o orçamento dos compradores aumentar.

A Wavemaker, a segunda maior rede de agências de mídia do mundo, realizou uma pesquisa em setembro de 2022 que revelou o humor dos clientes. O sentimento do consumidor caiu 16% desde janeiro, enquanto a confiança é ainda menor do que na recessão de 2008.

Dennis Potgraven, diretor de estratégia da Wavemaker, disse que os consumidores estão preocupados com a possibilidade de uma possível recessão durar mais do que a anterior. Isto significa que as empresas devem fazer um plano de longo prazo para ajudar a recuperar a lucratividade sobre as vendas. As empresas devem destinar tempo e recursos antecipadamente para que não demore uma eternidade para se recuperarem quando a economia voltar a prosperar. 

Os dados também revelam que as limitações de orçamento convencem os consumidores a fazer mudanças de compra, mesmo para marcas que não são suas favoritas. Entretanto, os consumidores estão a optar por marcas privadas ao invés das principais marcas de renome.

“Este não é um jogo de 12 ou 18 meses”, disse Potgraven. “Os consumidores estão a mudar e continuam a mudar para outras marcas por mais tempo.”

Durante uma discussão na Advertising Week, o público ficou chocado ao descobrir que, no século passado, mais de uma dúzia de grandes marcas começaram em várias recessões. Isso inclui Mattel, Trader Joe’s, Microsoft, Adobe, Electronic Arts, Uber e outros. Então, há esperança. As empresas podem concentrar-se no trabalho direcionado, melhorando a segmentação, falando menos para menos pessoas, mas com mais eficiência e priorizando a retenção de clientes em vez da aquisição.

O investidor celebridade Kevin O’Leary, estrela do programa de televisão americano “Shark Tank”, incentiva a experimentação durante períodos economicamente incertos. Ele diz às empresas nas quais está interessado para gastar um terço dos seus orçamentos de marketing em novas experiências a cada trimestre.

As empresas devem encarar o sol e ser otimistas em tempos de incerteza económica. Devem manter as luzes acesas e lembrar aos clientes que ainda existem. As empresas que perdem a confiança e diluem as suas relações públicas e marketing durante uma recessão geralmente ficam em segundo plano. Aquelas que tentam se recuperar após uma recessão podem encontrar-se a ter de reinvestir imenso para voltarem aos seus níveis pré-recessão económica.

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