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Como ganhar seguidores no Twitter?

Como ganhar seguidores no Twitter?

by Tiago Leão

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O Twitter foi criado em 2006 e desde então tem-se mostrado uma excelente ferramenta para empresas e empreendedores individuais. A rede social, que era inicialmente uma espécie de SMS na Internet, cresceu de forma meteórica e, em 2010, tinha já cerca de 175 milhões de utilizadores.

Embora todos reconheçamos que as redes sociais são extremamente importantes, há uma questão que se impõe sempre que falamos em estratégia digital: como ganhar seguidores no Twitter de forma a aumentar o engajamento? Para automatizar o seu processo de conquista de seguIdores qualificados no Twitter fizemos um outro artigo, que aconselhamos a ler de imediato. Chama-se Follower Manager: gerir a conta do Twitter nunca foi tão simples e pode aceder ao mesmo AQUI.

Para responder a esta pergunta, a empresa de consultoria Stone Temple, liderada pelo especialista de marketing Eric Enge, analisou 4 mil tweets com o objetivo de descobrir a fórmula de sucesso no Twitter.

Ao contrário do Facebook, onde conseguimos medir o sucesso com curtidas e partilhas, nesta rede social o nível de interatividade é medido em retweets e em favoritos. Se procura sites de curtidas ou se não sabe como conseguir seguidores no Twitter, este é o artigo indicado para si.

Deite mãos à obra, pense antes de publicar e faça a escolha certa. Como? Já lá vamos. Veja os seguintes dados e perceba o real alcance de cada uma das suas ações no Twitter. Será que está a fazer tudo bem? Ponha fim a alguns mitos e melhore já os seus resultados, mas antes disso veja o próximo vídeo.

Como ganhar seguidores no Twitter

Imagem

Como provavelmente já sabe, a imagem é uma excelente ferramenta de comunicação. Capaz de transmitir emoção, ajuda a ilustrar um tema, dando-lhe força. Como tal, a sua utilização não deve ser descurada na altura de trabalhar as redes sociais.

De acordo com Eric Enge, a imagem é sem dúvida o principal fator para o engajamento no Twitter. Segundo o especialista, a inserção de uma fotografia apelativa pode aumentar de 4 a 12 vezes a quantidade de retweets.

Importa, no entanto, salientar que não vale a pena forçar demasiado e colocar uma imagem só porque sim. É necessário que esta seja ilustrativa da mensagem ou do conteúdo divulgado. Uma imagem mal escolhida pode ter o efeito reverso e, em vez de atrair o público-alvo, poderá afastá-lo.

imagem

Número de caracteres

O estudo Stone Temple confirmou tendências anteriormente apontadas: o número de caracteres da publicação, de facto, influencia a possibilidade retweet. Mas, como assim? O Twitter já não possui um limite de caracteres? Sim, possui. Mas dentro desse limite de 140 caracteres, há diferenças interessantes a analisar.

Pois, o curioso é que, embora as pessoas gostem de textos curtos, não gostam de ideias soltas nem de post sem conteúdo. Como tal, deverá evitar tweets com uma palavra só ou sem informação.

De acordo com o investigador, as mensagens publicadas não devem ser curtas, mas também não devem ultrapassar demasiado os 120 caracteres.

caractéres

Utilização de Hashtags

As hashtags possibilitam uma navegação fácil entre temas. Mas será que, quando as utilizamos, há um aumento das probabilidades de engajamento? Sim, há, mas não tanto quanto seria expectável.

O estudo da Stone Temple demonstrou que os resultados são realmente positivos, mas fracos quando comparados com os conseguidos com a utilização de imagens.

utilização de hashtags

Dimensão das hashtags

Outra questão que se levanta é: será que devemos utilizar hashtags curtas ou longas? A resposta é: tanto faz. De acordo com o Eric Enge, não existem diferenças significativas no que diz respeito a este parâmetro, já que os resultados conseguidos são similares em ambos os casos. Ora veja o gráfico.

tamanho das hashtags

Utilização de hiperligações

Quer queiramos quer não, os links são uma parte importante de qualquer estratégia, permitindo ligar a rede social ao nosso website ou blog. Mas será que utilizá-los é prejudicial? Ou, pelo contrário, será que é benéfico? Como vemos no gráfico, as diferenças não são significativas. Por isso, deverá usá-los conforme lhe for mais conveniente.

hiperligações

Hora do dia

A hora do dia é uma velha questão do mundo do marketing digital. Muito especialista se debruçaram sobre este assunto com o objetivo de perceber qual seria a altura mais vantajosa para fazer uma publicação. Ao contrário do que seria expectável, durante este estudo não foram encontradas flutuações.

O estudo salienta, no entanto, que a explicação para estes resultados pode estar no facto de terem sido utilizados tweets de empresas de vários ramos, assim como de diferentes localizações geográficas. Se a investigação tivesse focado apenas os utilizadores de um país num determinado nicho de mercado, talvez os resultados fossem diferentes e apresentassem picos.

altura do dia

Mencionar pessoas

Mencionar pessoas através da utilização do “@” pode ser uma boa forma de aumentar a interatividade e o engajamento. Ainda assim, os níveis obtidos variam consoante a pessoa mencionada: quanto mais reconhecida for a pessoa – uma celebridade, por exemplo -, maiores são as probabilidades de ser bem-sucedido no Twitter.

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