Home / Empreendedorismo /

Como motivar os funcionários: 10 ações e ideias que melhoram o desempenho no trabalho

Como motivar os funcionários: 10 ações e ideias que melhoram o desempenho no trabalho

Share this article

    

Aumentar o bem-estar nos espaços de trabalho é a chave para promover o desempenho e a produtividade, mas para melhorar o ambiente de trabalho de uma empresa é importante saber gerir corretamente o nosso pessoal e motivar os colaboradores. Damos-lhe 10 dicas para melhorar a motivação dos seus trabalhadores.

Como motivar os colaboradores, melhorar a sua eficiência e a sua relação com a empresa

As organizações já estão plenamente conscientes da importância do capital humano dentro de uma empresa. O talento e a eficácia do plantel são a chave para se destacar competitiva e criativamente.

Para alcançar esta maior produtividade e rentabilidade é fundamental saber motivar os colaboradores.  Este processo exige o estabelecimento de uma série de hábitos ao longo do tempo no ambiente de trabalho, não se baseia em atividades isoladas, mas em estratégias eficazes de motivação para o trabalho que, aliadas a uma adequada conciliação familiar e laboral na empresa, atrairão os melhores talentos e aumentarão atuação.

Saber como motivar os funcionários é o primeiro passo para melhorar a produtividade do trabalhador e aumentar o engajamento no trabalho.

Abaixo, explicaremos quais ferramentas você pode usar para melhorar o bem-estar de sua equipe e 10 ações sobre como motivar os funcionários a promover a produtividade e a eficiência no trabalho.

Estudos e análises mostram que empresas com funcionários motivados são mais produtivas do que aquelas com funcionários desmotivados.

Para tirar o melhor partido dos nossos colaboradores e motivar os colaboradores, devemos apostar nas suas qualidades, estimular as suas competências, promover incentivos e criar um ambiente de trabalho que potenciam o bem-estar e a colaboração.

Bem-estar no trabalho dentro de como motivar os funcionários

Para motivar os colaboradores, é essencial que tanto os gestores quanto os gestores de recursos humanos e os gestores da empresa tenham as ferramentas necessárias para realizar uma gestão de pessoal adequada que favoreça a comunicação, o trabalho colaborativo, a autogestão dos procedimentos trabalhistas, o treinamento, o teletrabalho, a contratação remota, o bem-estar estar no trabalho e gestão da felicidade na empresa.

Por isso, a base para motivar os colaboradores é ter um software de recursos humanos adequado que nos permita otimizar a gestão de pessoal, tirar o melhor partido dos trabalhadores e controlar o seu desempenho.

Esses programas oferecem as principais ferramentas para gerar o bem-estar no trabalho necessário para motivar os funcionários:

  • Automatize procedimentos sem erros, como folha de pagamento ou gestão de férias.
  • Estabeleça turnos de trabalho equitativos e remunerados.
  • Crie uma relação direta e próxima entre gestores e trabalhadores através do Portal do Colaborador.
  • Facilitar a autogestão de solicitações, férias, mudanças de turno, alvarás etc.
  • Melhore sua formação com treinamento para motivar os funcionários em habilidades relacionadas aos seus gostos e trabalho.
  • Use dinâmicas divertidas e atrativas, como programas de gamificação para RH.
  • Atrair e reter os melhores talentos de acordo com as exigências de cada cargo.
  • Realizar pesquisas de satisfação e solicitar comentários sobre aspectos a serem melhorados.
  • Permita que trabalhadores remotos façam login, promovendo os horários flexíveis que são impostos hoje.

 

Como motivar os funcionários: 10 ações e ideias eficazes

  1. Dê instruções claras:

Ao invés de exigir sempre que ofereçam o seu melhor, o que se pode pedir é que façam algo mais específico. Na motivação para o trabalho, é aconselhável dar instruções detalhadas e certificar-se de que ambos estão na mesma página.

50% of your traffic is mobile - is your WordPress website ready?
 

Dessa forma, seus funcionários se sentirão motivados e não estarão em constante estado de preocupação ou incerteza sobre o que fazer ou não fazer para mostrar seu compromisso com o trabalho. O software OKR para trabalho por objetivos pode ser um grande aliado.

  1. Trabalhe enquanto eles:

Ser chefe não significa apenas sentar no escritório e ordenar que as pessoas façam coisas para você. Um chefe que é um bom líder e empreendedor deve dar o exemplo e mostrar aos funcionários que, assim como eles, também se trabalha duro. Se virem que o patrão está a fazer o seu trabalho, não há razão para não fazerem exatamente o mesmo e a motivação dos funcionários aumenta.

  1. Atribua tarefas com base nos recursos:

As tarefas devem ser atribuídas a funcionários que você acredita que podem realizá-las. As pessoas valorizam a confiança e farão de tudo para não decepcionar esse incentivo. Por esta razão, é bom afirmar claramente que você deseja especificamente que ele faça o trabalho ou projeto específico, porque você tem certeza de que ele pode fazê-lo.

  1. Agradeça, diga no que eles são bons:

Dentro da motivação dos colaboradores é importante, ao invés de destacar erros (que aos poucos podem prejudicar sua autoestima), é parabenizar os bons resultados e agradecer os esforços realizados.

 

  1. Recompense um trabalho bem feito:

Demonstrações de apreço aumentam a motivação dos funcionários ao se sentirem cuidados: uma nota ou mensagem parabenizando-os por um trabalho bem-feito em uma tarefa pode mantê-los motivados por muito tempo.

Uma recompensa bem-merecida, como estender suas férias por mais alguns dias se você conseguir um projeto bem-sucedido ou um bônus financeiro no final do mês, são bons exemplos.

  1. Lembre-os da importância do seu trabalho:

Os funcionários devem ser lembrados de que cada um deles é tão importante quanto os outros. É bom oferecer feedback de desempenho, seja ele positivo ou negativo, para que o funcionário veja o que ainda é capaz de fazer e o que precisa melhorar.

  1. Mantenha um ambiente de trabalho agradável:

Para motivar os colaboradores, é importante que o espaço tenha um ambiente adequado ao desenvolvimento do trabalho, especificamente adaptado ao desenvolvimento que os seus colaboradores realizam, com equipamentos organizados e ergonómicos. Caso não possua, procure um escritório de coworking como o Beework de Ribeirão Preto.

  1. Implemente um código de vestimenta mais casual:

Um chefe deve levar em consideração que há funcionários que se sentem desconfortáveis ​​em usar terno ou uniforme corporativo. Se uma empresa tem um código de vestimenta, pode reservar um dia da semana para permitir roupas mais confortáveis ​​e casuais, como sextas-feiras sem gravata ou jeans.

  1. Converse com os funcionários e ouça suas propostas:

Os funcionários podem estar abrigando um incômodo que os impede de ter um bom desempenho no trabalho, e a única forma de saber é pelos canais de comunicação. Para isso, é aconselhável fazer reuniões, realizar pesquisas e, dessa forma, descobrir o que está contribuindo para a diminuição do seu desempenho ou quais ações podem melhorá-lo. Estar disposto a ouvir o trabalhador é uma dica importante de como motivar os colaboradores.

  1. Defina uma meta ou objetivo.

Se os funcionários estão fazendo suas tarefas por uma questão de acabamento e como parte de seu trabalho, eles não serão muito diferentes de um robô. É mais do que aconselhável estabelecer uma meta ou objetivo para as ações, como “ser a melhor empresa do setor”. Para motivar os colaboradores, é importante estabelecer uma meta que os faça enxergar um propósito maior para suas tarefas diárias.

POSTS RELACIONADOS

 

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published.