Como a publicidade tem influenciado o crescimento dos eSports?
Nos últimos anos, os eSports têm registado números milionários. O seu nível de crescimento chega a superar outras indústrias historicamente produtivas e poderosas no mundo do entretenimento. É um mercado que continua a crescer tanto no desporto como no campo do marketing desportivo e das apostas online em marcas reconhecidas como a Betway. A indústria apresenta-se como uma oportunidade de negócio sustentável e não apenas como um passatempo.
A audiência Esport não está só em expectativa dos jogos, torneios competitivos e equipas, mas também demanda conteúdo de valor para se manter atualizada dos últimos eventos do contexto dos esportes eletrónicos.
Muitos participam em torneios dos Esports, mas um amplo segmento de mercado se comporta como espectador e segue os eSports em plataformas de streaming. A indústria desportiva tradicional está a tentar ligar-se aos eSports para expandir as suas fontes de rendimento, bem como uma maior consciência da mudança geracional e dos padrões de consumo no mundo de hoje.
Segundo um estudo publicado pela Juniper Research, que prevê quanto faturará o mercado mundial de eSports e o streaming de jogos, a indústria dos Esports gerará 3.500 milhões de dólares e uma audiência de 1 bilhão de espectadores em 2025. Estas previsões vislumbram aos eSports como uma indústria muito rentável nos próximos anos, com um crescimento de 70%, de acordo com a Advance Television.
Dados e estudos comprovam influência da publicidade no mercado dos eSports
Ao mesmo tempo, a Juniper Research afirma no seu relatório que, no final de 2021, as receitas globais são estimadas em 2,1 bilhões de dólares e uma audiência de 800 milhões de espectadores.
As marcas influenciaram notavelmente no crescimento dos eSports, a cifra mostrada pela analista Juniper Research inclui os montantes faturados por meio de sistemas de assinatura (o pagamento de espectadores pelo serviço de streaming para ver e seguir os eSports), além do grande aporte económico por patrocínio de marcas.
O sucesso experimentado pelos eSports não está sujeito unicamente aos ganhos pelo pagamento da participação online e assistência a torneios, a publicidade e as marcas cumprem um papel muito relevante atualmente, também serão determinantes no futuro.
As companhias de anunciantes estão se envolvendo com o conteúdo streaming dos Esports para aproveitar o grande alcance e projeção da indústria. Os eSports representam um campo com muito caminho a explorar e a percorrer, está provado o seu grande potencial para gerar altas receitas.
Os empresários reconhecem que é uma fonte de negócio viável, geradora de receita direta por vendas de entradas para os eventos, e licenças de emissão além de ganhos associados às marcas ou patrocínios.
No que se refere aos patrocínios, o sector ainda tem muito a explorar neste domínio no futuro. Muitas marcas estão investindo em esportes eletrónicos, outras estão demonstrando maior interesse em videogames competitivos, até marcas de apostas como a Betway patrocinam torneios Esports.
No entanto, faltam muitas iniciativas para tirar o máximo partido dos patrocínios e dos investimentos relacionados com os desportos electrónicos. Com o streaming de videojogos surgirá uma forte concorrência entre as grandes plataformas YouTube e Twitch para captar e satisfazer a alta demanda dos Esports.