Home / Estratégia Digital /

5 dicas para transformar a sua carreira para o mundo digital

5 dicas para transformar a sua carreira para o mundo digital

ProfileMate
 

O conceito de indústria 4.0 já é uma realidade, com milhares de atividades desenvolvidas de forma remota. Quer trabalhar no mundo digital? Conheça 5 dicas para transformar sua carreira.

2020 está sendo o ano em que boa parte da população percebe outras possibilidades de trabalho na era virtual. Se antes eram poucas as pessoas que trabalhavam em casa, pelo computador, hoje essa é uma realidade que apresenta boas oportunidades.

Se você está pensando em fazer essa transição na forma de trabalho e sair do “real” para o “virtual”, conheça 5 dicas para transformar a sua carreira para o mundo digital.

Imagem: Freepik

1 – Aprenda um novo idioma

Uma das principais vantagens em construir uma carreira no mundo digital é a possibilidade de trabalhar em projetos livre de barreiras geográficas. Graças às plataformas online, pessoas de todo o mundo realizam atividades em conjunto de forma virtual.

Nesse tipo de trabalho, a comunicação é um fator fundamental para o sucesso, o que faz com que o domínio de um segundo idioma seja praticamente obrigatório. Para a plataforma Babbel, aprender idiomas ajuda a criar uma conexão real e humana com seus colegas, colaboradores e clientes, de qualquer lugar do mundo.

Para desenvolver essa habilidade, o próprio universo online oferece oportunidades para que você aprimore o seu desenvolvimento profissional e transforme a sua carreira dominando um novo idioma, como o uso de aplicativos com princípios de gamificação, que permitem uma evolução natural do estudante. A Babbel é uma das plataformas mais conhecidas do ramo, justamente por contar com um app completo.

Se falar um segundo idioma tem o poder de mudar o rumo da sua carreira tradicional, no mundo digital o potencial é ainda maior. Uma habilidade necessária para qualquer um que queira fazer essa transição.

2 – Analise os trabalhos que você pode fazer no mundo digital

Infelizmente, nem todas as atividades que realizamos podem ser replicadas com a mesma qualidade de forma online. Um bom exemplo está na medicina, que apesar de já contar com atendimento à distância, os médicos podem não ser tão assertivos quanto costuma ser pessoalmente.

Por isso, na hora de transformar a sua carreira do “presencial” para o “digital” analise quais são os trabalhos que você consegue replicar em uma plataforma online.

Boa parte das funções que realizamos podem ser feitas à distância, porém é possível que você perceba que algumas atividades precisarão de uma adaptação para que funcionem.

3 – Considere outras possibilidades de renda

Se adaptar sua função para o mundo digital não for uma possibilidade, considere outras opções de renda que são realizadas de forma remota.

 

Durante a pandemia, muitas pessoas abriram negócios para prestar consultoria ou dar aulas de temas que já dominam. Vale fazer uma análise nas habilidades secundárias que você tem, para identificar oportunidades em atividades que você já conhece.

Imagem: Freepik

Além disso, pesquise sobre as chamadas profissões do futuro. De acordo com o Jornal Metrópoles, com base em informações do SENAI, entre as novas ocupações impactadas por tendências no mundo pós-Covid-19 estão os especialistas em comunicação, desenvolvedores de softwares, especialistas em Internet das Coisas e até orientadores para o trabalho remoto.

4 – Utilize as redes sociais a seu favor

Mais do que um espaço para compartilhar os momentos da vida, as redes sociais se transformaram em verdadeiras fontes de negócios no mundo digital – e isso vai muito além dos influenciadores.

Diariamente, milhares de pessoas se conectam virtualmente por meio das redes sociais. No LinkedIn, por exemplo, as empresas buscam candidatos, sendo que muitas delas oferecem vagas totalmente remotas.

Ainda que o LinkedIn seja a rede mais conhecida no campo profissional, com especialistas que dão dicas de como arrumar um emprego na rede, qualquer plataforma do gênero pode ser utilizada a seu favor, como uma vitrine do seu trabalho.

Tenha cuidado com o que você posta e crie o hábito de divulgar suas experiências profissionais, seja por meio de artigos ou imagens. Esse espaço pode ser fundamental para levar o seu trabalho para mais pessoas.

5 – Tenha disciplina

Uma das maiores dificuldades apresentadas por aqueles que querem transformar a carreira para o mundo digital é manter a disciplina. Sem a presença física de um chefe, perder o foco pode ser muito mais fácil.

Imagem: Freepik

Ainda que a carreira seja digital, a disciplina é um item que você precisa trazer do mundo “real”. É com ela que você será capaz de garantir o máximo de produtividade, algo que toda empresa que trabalha de forma remota busca em um profissional. E mesmo que você trabalhe por conta própria, a disciplina é fundamental para estabelecer e cumprir as metas necessárias.

Pronto para levar sua carreira para o mundo digital? Dedicação é a palavra de ordem para aproveitar todas as oportunidades que só o trabalho online oferece.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]