Home / Empreendedorismo /

Possibilidade de novos projetos e tecnologias através de doação da Audi para a UEM

Possibilidade de novos projetos e tecnologias através de doação da Audi para a UEM

Share this article

 

No início deste mês, a gigante Audi AG, detentora de marcas como a Lamborghini e a Ducati, realizou, através de sua sede no Brasil, a doação de um modelo Q3 da Audi para o departamento de Engenharia Mecânica da UEM.

De acordo com publicação realizada pela revista digital da própria UEM e também do jornal Maringá Post, o veículo será utilizado na realização de estudos e projetos, podendo render possíveis projetos e ideias para TCC em engenharia mecânica.

Atualmente, o valor do modelo no Brasil é de cerca de 220 mil reais, ainda segundo publicações do Maringá Post e também da Assessoria de Comunicação Social da UEM.

O modelo foi entregue diretamente ao reitor da Universidade Estadual de Maringá, o zootecnista pós-doutor, Júlio César Damasceno.

Nas palavras do reitor, este modelo e essa oportunidade serão capazes de fomentar a formação acadêmica e profissional de futuros engenheiros, assim como o desenvolvimento de projetos e pesquisas realizadas pela UEM.

Houveram algumas considerações também do chefe do Departamento de Engenharia Mecânica da UEM, Wagner André dos Santos Conceição.

Segundo Wagner, a doação poderá possibilitar futuros estudos em áreas como:

  1. Emissão de Poluentes
  2. Conforto Térmico e Acústico
  3. Automação
  4. Controle de Veículos
  5. Pesquisas na área de Materiais

Logo, a doação realizada pela Audi Brasil poderá auxiliar de diversas maneiras o desenvolvimento de novas pesquisas e tecnologias na área de Engenharia Mecânica.

Mas, vamos ver também um pouco mais sobre a UEM, a Audi e, principalmente, sobre o modelo que foi doado para a Universidade Estadual de Maringá.

 

A tradição da Universidade Estadual de Maringá no meio académico

 

Atualmente, apesar dos impactos da pandemia de coronavírus na educação, a UEM se mantém como uma universidade pública de grande renome e respeito no cenário acadêmico nacional e internacional.

É possível observar esse fato na classificação da UEM em pesquisa realizada em 2021 pela Center for World University Rankings, que é uma organização árabe de pesquisa e consultorias.

A pesquisa realizada pela organização situada nos Emirados Árabes analisou desempenhos e critérios como:

  • Taxa de empregabilidade de alunos
  • Qualidade da educação
  • Desempenho na pesquisa
  • Qualidade do ambiente universitário

Ainda, foram analisados estes critérios entre cerca de 20.000 universidades de todo o mundo, visando elaborar um ranking mundial em qualidade de ensino e desempenho da universidade em questão.

A análise de 20.000 faculdades culminou em um ranking contendo as 2.000 faculdades com melhor desempenho e qualidade no ensino e na pesquisa em todo o mundo.

competitive research tools  

De acordo com o ranking, a Universidade Estadual de Maringá, a UEM, foi colocada na 1286ª colocação dentre as 2.000 universidades do ranking e, no ranking nacional, a UEM foi posicionada na 34ª posição dentre todas as universidades públicas do país.

 

A Audi como companhia

 

A Audi AG, como dito no início da reportagem, é detentora de duas marcas gigantescas nos dias de hoje, a Lamborghini e a Ducati, fazendo da montadora automobilística alemã uma das maiores de todo o planeta.

Contudo, esta história é bem longa e a Audi existe desde 1899. Fundada pelo alemão August Horch, inicialmente a Audi possuía o nome de seu fundador: Horch.

Porém, ao longo dos anos, August, devido a divergências com outros executivos da Horch, se afastou da empresa e, perdendo os direitos sob sua companhia, Horch foi obrigado a pensar em outro nome.

De maneira simples, Horch simplesmente traduziu seu nome para o latim e, sim, o resultado foi este mesmo: Audi.

No Brasil, a Audi aterrissou apenas um século depois: na década de 1990. As importações de modelos começaram no ano de 1994 e, atualmente, possui 48 lojas em território nacional.

 

O modelo Q3 da Audi

 

Já o modelo Q3 da Audi se trata de um SUV compacto, de acordo com a Wikipédia e com a própria página da Audi.

O modelo é um híbrido da categoria crossover, tendo uma traseira mais voltada para o modelo hatch, contudo, sendo também uma SUV.

Foi introduzido no Brasil no ano de 2012 nos modelos de tração 4×4 e tração 4×2, sendo vendido por cerca de 230 mil reais em seu valor de mercado.

Seus principais concorrentes são os, também extremamente tecnológicos, confortáveis e modernos: BMW X-1 e Mercedes-Benz GLA.

Considerações finais

A doação realizada pela Audi Brasil representa possíveis avanços tecnológicos e técnicos em campos importantíssimos para os anos que nos aguardam, como redução de poluentes, atuação de carros autônomos e redução na queima de combustíveis através do desenvolvimento de carros elétricos.

Também, é notável a importância dos frutos gerados por parcerias entre universidades públicas e o setor privado, de maneira que a geração de novas tecnologias essenciais para o futuro seja cada vez mais possível.

POSTS RELACIONADOS

 

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *