66% dos profissionais de marketing esperam crescimento de receitas
A Salesforce, empresa tecnológica multinacional líder em Customer Relationship Management (CRM), anuncia a sétima edição do seu relatório State of Marketing, baseado num inquérito feito a milhares de líderes de marketing em todo o mundo.
O relatório conclui que os profissionais de marketing em Portugal se mantêm otimistas acerca do futuro das suas organizações, não obstante as mudanças e desafios sem precedentes do passado recente. O relatório revela também um investimento significativo em ferramentas, tecnologia e canais que se tornaram indispensáveis na era do mercado a partir de qualquer lugar.
A principal conclusão é simples: 66% dos profissionais de marketing portugueses esperam um crescimento nas receitas da sua organização nos próximos 12 a 18 meses.
Os desafios estão a surgir, porém, com 67% dos profissionais de marketing portugueses a concordar que as expectativas do cliente são mais difíceis de responder do que há um ano. Para se adaptarem, os profissionais de marketing estão a inclinar-se para as transformações digitais que iniciaram antes da pandemia.
Aliás, as mudanças não são apenas ao nível dos trabalhadores deste sector, mas sim sobretudo da própria sociedade e dos consumidores, conforme atesta o crescimento das redes sociais, comércio electrónico e a adesão a plataformas de apostas online como a 22Bet Portugal.
Na verdade, 49% dos profissionais de marketing em Portugal afirmam que a pandemia mudou a sua estratégia de envolvimento digital, e 43% dizem que alterou a sua conjugação de canais de marketing.
Criar uma jornada do cliente coesa entre canais e dispositivos é a principal prioridade dos profissionais de marketing em Portugal, com o envolvimento com os clientes em tempo real a revelar-se o principal desafio.
“Ao longo de pouco mais de um ano, os profissionais de marketing em Portugal navegaram por mudanças no comportamento do cliente que normalmente acontecem em vários anos”, afirma Fernando Braz, Country Leader da Salesforce Portugal. “Os insights da edição deste ano do State of Marketing Report facultam-nos uma boa referência para o que mudou, o que é consistente e para onde se dirige a arte e a ciência do marketing a partir daqui”.
O que pensam os profissionais de marketing?
As tendências reveladas no relatório State of Marketing foram reunidas através de um inquérito que contou com a participação de mais de 8.200 líderes de marketing em 37 países e seis continentes, incluindo 91 de Portugal. Os insights incluem o seguinte:
À medida que os clientes se tornam digitais, o marketing aumenta. Os profissionais de marketing estão a acelerar as suas transformações digitais e o website/app, as redes sociais e o vídeo são os três canais de marketing mais utilizados em Portugal.
A colaboração impulsiona a era do mercado a partir de qualquer lugar. Não mais ligada a escritórios, um grupo de trabalho distribuído está a reavaliar a forma como se envolve não apenas com os clientes, mas entre si. 78% das organizações de marketing em Portugal estão a adotar novas políticas em relação ao trabalho remoto.
O marketing escreve-se com D-A-D-O-S. A gestão de dados está a tornar-se mais complexa à medida que as fontes se multiplicam. Os profissionais de marketing em todo o mundo esperam um aumento de 40% no número de fontes de dados que utilizam entre 2021 e 2022. Em Portugal, 63% dos profissionais afirmam que as suas interações com os clientes são orientadas por dados, e apenas 31% dizem estar satisfeitos com a utilização de dados na criação de experiências mais relevantes.
As métricas e os KPIs continuam a evoluir. Em Portugal, 70% dos profissionais de marketing reavaliaram os seus KPIs e métricas de sucesso devido à pandemia, sendo que 89% avaliam o impacto das ações de marketing nas vendas, 75% na faturação e 74% no engagement com os conteúdos criados.
Aceda aqui ao relatório completo State of Marketing Report da Salesforce.