As várias opções para ganhar comissão com Marketing de Afiliados
O Marketing de Afiliados é atualmente uma das estratégias mais utilizadas entre os profissionais de Marketing Digital que têm blogs, sites e até mesmo canais do Youtube. Com o crescimento deste conceito, e o papel cada vez mais importante da Internet no dia a dia das pessoas e empresas, têm sido cada vez mais as marcas a entrar no mercado de afiliados.
Se acompanha o nosso blog, sabe o que é o Marketing de Afiliados. Se por acaso ainda não está familiarizado com o conceito, fazemos uma breve apresentação: trata-se de uma estratégia utilizada para promover um determinado produto/serviço de uma certa empresa. Ambos os lados saem a ganhar: as empresas vêm o seu catálogo ser promovido por terceiros e os afiliados, por sua vez, recebem uma comissão pelo trabalho que estão a fazer.
Para tal, o afiliado precisa de divulgar um link que é facilitado pela marca e que o identifica como publisher (promotor). Se um utilizador carregar nesse link, poderá ganhar comissão mediante os critérios seleccionados pela marca. No final do mês, poderá assim tirar uma renda extra graças a todas as acções que efectuou para promover produtos afiliados. Muitos profissionais e empreendedores já vivem apenas do trabalho que fazem na Internet graças a isto.
Por cá, utilizamos atualmente dezenas de programas de afiliados, investindo em várias frentes e em diferentes nichos de mercado. Lojas como a Americanas, Submarino, Fnac, Amazon e até mesmo a Apple contam com sistemas de afiliados muito simples de utilizar. É o caso da , a , a e todas as outras plataformas que pode encontra aqui. Depois basta escrever uma review a um determinado artigo, por exemplo, ou partilhar o link num banner, para começar a promover.
Porém, muitos dos nossos seguidores têm-nos perguntado como se ganha realmente através de Marketing de Afiliados? Mesmo que trabalhe com afiliados, isso não significa que seja um especialista da área e que conheça todas as questões técnicas deste mercado. Por isso, decidimos neste post explicar-lhe que tipo de comissões podem dar as marcas a que se afiliar.
Como ganhar comissão em Marketing de Afiliados?
CPM (Custo por Mil Impressões)
Com este tipo de clique, o afiliado ganha uma comissão que é, na verdade, uma média de quanto valem 1000 cliques. Este é um formato utilizado por outros meios de comunicação social, que tem como princípio pagar ao utilizador conforme a dimensão da audiência que atinge.
CPC (Custo por Clique)
A comissão do Custo por Clique é gerada sempre que um utilizador fizer um clique no seu link de afiliado. Mesmo que não o utilizador não faça nenhuma outra acção depois de clicar , você, enquanto afiliado, vai ganhar uma comissão por cada clique.
DPC (Custo por Duplo Clique)
Esta modalidade difere do Custo Por Clique num único aspecto: em vez de um clique, o afiliado só ganha comissão se um determinado utilizador clicar duas vezes no mesmo link. Esta é, no entanto, uma modalidade pouco utilizada pelas marcas, uma vez que regista elevadas taxas de insucesso.
CPA (Custo por Ação)
Neste tipo de modalidade, a comissão é garantida ao afiliado se o utilizador que seguir o link executar uma certa acção. Uma vez mais, o valor pode variar entre os anunciantes, assim como o procedimento, já que cada um escolhe que acção deve ser realizada.
CPS (Custo por Venda)
A modalidade Custo por Venda não se preocupa com a quantidade de tráfego que clica ou não no link: tudo o que importa aqui é se o utilizador faz de facto uma compra. Por norma, este é o tipo de modalidade mais popular.
CPD (Custo por Download)
Como o próprio nome indica, o Custo por Download garante ao afiliado uma comissão quando o utilizador fizer download de um certo documento ou ficheiro.
Ficou com alguma dúvida quanto aos tipos de comissão que pode ganhar enquanto afiliado? Não se preocupe. Deixe a sua dúvida nos comentários que respondemos rapidamente!