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Apps for Good Portugal, um caso de sucesso de inclusão digital

Apps for Good Portugal, um caso de sucesso de inclusão digital

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O Apps for Good Portugal é um programa educativo tecnológico em que jovens criam aplicações para resolver problemas da sociedade. E recentemente foi considerado um caso de sucesso de inclusão digital pela Comissão Europeia, devido à transformação que tem impulsionado no ensino e na aprendizagem das capacidades digitais. 

No relatório Inspirational practices for tomorrow’s inclusive digital world, a Comissão Europeia explica em detalhe qual foi o contributo da Plataforma Transnacional da Rede Temática do Fundo Social Europeu na aprendizagem e capacidades para as políticas desenvolvidas na União Europeia e no contexto nacional. 

O objetivo passa por construir quer uma economia quer uma sociedade digital inclusiva na Europa. 

O projecto Apps for Good surge, no documento, como um caso de sucesso e um exemplo que deve ser seguido e do qual outras instituições podem aprender para desenvolverem soluções inovadoras para enfrentar os desafios da digitalização. 

De acordo com a Comissão Europeia, o programa educativo ilustra “o desenvolvimento exponencial de novas plataformas e métodos de treino e aprendizagem oferecidos por agentes externos à educação convencional. Novas formas de parceria entre agentes escolares, e entre agentes públicos e privados, estão a rejuvenescer currículos, a experimentar novas ligações entre disciplinas e já a demonstrar um impacto positivo na empregabilidade”. 

Salientando que o Apps for Good “altera o paradigma pedagógico estabelecido”, a Comissão Europeia acrescenta que o programa educativo está a ajudar a “criar uma nova geração de ‘fabricantes digitais’ e ‘solucionadores de problemas’, e a reduzir a diferença entre as necessidades do mercado laboral e as capacidades dos alunos”. 

“É uma grande honra e um orgulho enorme constatar que a Comissão Europeia vê no Apps for Good um exemplo internacional a ser seguido no que diz respeito à inclusão digital e na importância que tem na promoção e desenvolvimento da capacidade criativa dos jovens, utilizando a tecnologia para resolver problemas e causas sociais”, afirma João Baracho, diretor executivo do CDI Portugal. 

Como funciona este projecto de inclusão digital? 

Lançado pelo CDI Portugal, o Apps for Good é um programa que pretende seduzir jovens (entre os 10 e 18 anos) e professores para a utilização da tecnologia como forma de resolver os seus problemas, propondo um novo modelo educativo mais intuitivo, colaborativo e prático.

O objetivo do programa é o desenvolvimento de Apps para smartphones e tablets que possam contribuir para a resolução de problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo em que vivemos. 

 

A operacionalização do programa decorre ao longo do ano letivo, onde professores (de todas as áreas disciplinares) e alunos têm acesso a conteúdos online com uma metodologia de projeto de 5 passos. 

Para apoiar no desenvolvimento do projeto, os participantes têm acesso a uma rede de especialistas que se ligam online à sala de aula, para prestar todo o apoio de esclarecimento de dúvidas. O modelo de implementação poderá ser em regime curricular ou extracurricular. 

No final do programa, as escolas poderão optar por participar na competição que está dividida em duas fases:

Encontros Regionais – semifinais em que todos os alunos são convidados a ir a Marketplace e a fazer o seu pitch

Evento Final – onde são premiadas as melhores soluções. 

Sobre o CDI 

O CDI nasceu no Brasil há 24 anos, foi fundada por Rodrigo Baggio, e é uma das mais reconhecidas Organizações Não-Governamentais a nível mundial, estando em mais de 15 países. 

Em Portugal o CDI é responsável pelo Apps for Good, Centro de Cidadania Digital e pelo Muda na Escola.

Para mais informações, aceda a http://cdi.org.pt/ ou www.facebook.com/cdiportugal

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