Home / Tecnologia /

Dicas rápidas e fáceis para limpar o disco do seu Mac

Dicas rápidas e fáceis para limpar o disco do seu Mac

Share this article

    

Após algum tempo de utilização do seu Mac, é natural que o disco comece a acumular ficheiros desnecessários. Para manter o sistema livre de ficheiros inúteis e, consequentemente, mais rápido, torna-se necessário dedicar algum tempo à limpeza do disco.

Atualmente existem aplicativos de limpeza que facilitam e agilizam bastante essas tarefas, portanto, não terá de se preocupar em despender muito do seu tempo.

Antes de iniciar qualquer limpeza é sempre sensato, fazer uma cópia de segurança dos seus dados. Poderá fazê-lo para um disco externo, ou até mesmo para uma cloud com espaço suficiente para armazenar os seus ficheiros.

Após assegurar a integridade da sua cópia de segurança, poderá avançar com alguns simples passos para começar a libertar espaço no disco e a acelerar o seu Mac.

Verificar as aplicações de arranque

Se o computador for particularmente lento no arranque, possivelmente o problema reside no carregamento de demasiadas aplicações no início da sessão. Muitas aplicações, por defeito, abrem automaticamente na inicialização.

Vá a Preferências do Sistema > Utilizadores e Grupos, depois clique no separador “Itens de Início”. Aí encontrará uma lista de aplicações que são executadas quando o computador inicia. Remova as aplicações que não precisa que sejam abertas no arranque.

Identificar e eliminar aplicações suspeitas

Caso o computador demonstre uma maior lentidão quando executa várias operações em simultâneo, o “Monitor de Atividade” pode ajudar a detetar quais são as aplicações que utilizam mais recursos do sistema.

Irá reparar que os valores mudam constantemente, exibindo a quantidade de CPU e de memória que cada aplicação consome em tempo real. Se detetar alguma aplicação com um consumo excessivo de recursos, pondere recorrer a alternativas mais “leves”.

 

Se desconhecer a aplicação em causa, suspeite! Utilize software anti-virus ou anti-malware para verificar se o computador está infetado com aplicações maliciosas.

Limpeza do disco rígido

É muito provável que tenha muitas aplicações instaladas de que já não precisa. O Mac tem ferramentas que ajudam nessa tarefa, mas também existem muitas aplicações gratuitas com essa finalidade.

Execute o aplicativo “Utilitário de Discos” para efetuar uma análise do seu computador, fazendo as reparações necessárias do disco.

Espreite as várias pastas do seu Mac, como a pasta de downloads, onde é habitual acumularmos imensos ficheiros que, com o passar do tempo, descobrimos que não precisamos.

Sabia que a Apple fornece cada Mac com uma variedade de línguas pré-instaladas? Se tiver a certeza que não necessita desses idiomas, poderá libertar algum espaço em disco usando a ferramenta gratuita “Monolingual”.

Dois dos maiores culpados por ocupar espaço no disco rígido são as aplicações iTunes e iPhoto. Mas há medidas que pode tomar para não ocupar tanto espaço em disco. A primeira é esvaziar o caixote do lixo da aplicação iPhoto. A aplicação tem a sua própria lixeira e todas as fotos que apagar permanecem no seu disco rígido se não a esvaziar. O mesmo se aplica à aplicação iTunes, uma vez que ao longo dos anos se vão acumulando entradas duplicadas. Existem várias aplicações que facilitam a remoção de itens duplicados. Mas tenha cuidado, pois algumas duplicações podem ser de versões diferentes da mesma canção ou de álbuns diferentes.

Adquira o hábito de manter o disco rígido do seu Mac livre de aplicações inúteis e de documentos desnecessários. O seu equipamento ficará mais rápido e melhorará a sua produtividade.

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *